O 10.º Congresso Nacional de Educação Física (CNEF) decorre entre esta quinta-feira e sábado, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, com o tema "CONTEXTOS PROFISSIONAIS DIFERENTES. PRINCÍPIOS E VALORES COMUNS?". 

O Congresso contará com a participação do secretário de Estado da Educação, João Costa, e dos convidados internacionais Claude Scheuer (Luxemburgo), presidente da Associação Europeia de Educação Física (EUPEA); Vicente Gambau i Pinasa (Espanha), presidente do Conselho Geral de Colégios Profissionais de Educação Física e Desporto (COLEF);  e a irlandesa Deborah Tannehill, docente da Universidade de Limerick, Irlanda. Distinguir a identidade de professores e profissionais de Educação Física, e quais os valores e princípios que orientam a respetiva intervenção, será a principal linha orientadora dos três dias de trabalho, no Porto.

Em causa estará também a discussão à volta da valorização da disciplina de Educação Física, cuja classificação deixou de fazer parte da média de acesso aos cursos universitário; as condições de realização do desporto escolar; e a formação e acesso à carreira na área do Treino Desportivo e do Exercício e Saúde.



Autor: António Varela