Sabia que com apenas vinte a trinta minutos por dia pode atingir os resultados físicos que sempre quis, sem passar horas infindáveis no ginásio? É esta a premissa do High Intensity Interval Training (HIIT), que em português se pode traduzir simplesmente para treino de alta intensidade, uma vertente do treino que tem conquistado cada vez mais seguidores. E com razão.

É o tipo de modalidade indicado para quem vive o dia a dia em constante correria e consegue ainda assim reservar algum tempo para cuidar do corpo. Como nos diz o próprio nome, o segredo está na combinação entre os exercícios realizados, que podem ser feitos sem sair do conforto de casa, e o pouco tempo de intervalo entre cada um.

Por norma, o tempo de descanso entre exercícios de uma sessão HIIT são uns reduzidíssimos 20 a 40 segundos. E, como referimos, a intensidade do HIIT não implica ter que sair de casa. Se preferir, basta possuir algum equipamento básico, como uma corda de saltar e um tapete de exercício, ou… criatividade, dado que vários aspetos do seu lar podem servir na perfeição para o efeito, como um simples lance de escadas.


Seja através de agachamentos, burpees, flexões, prancha abdominal/abdominais, saltos à corda ou subir escadas, são infinitas as possibilidades por onde escolher. Exercícios que até podem parecer fáceis no papel, mas que o irão deixar a suar no final da sessão. E claro, a eficácia do treino HIIT reside na intensidade empregada, mas tenha sempre em mente que deve reservar algum tempo para aquecer adequadamente.

Logo, as séries intervaladas do HIIT podem, sem dúvida, ajudar a abater aqueles quilos a mais. Eis alguns dos principais pontos a favor desta recente introdução no mundo do fitness:

1 – Melhora a eficiência do treino;

2 – Permite queimar mais calorias num curto espaço de tempo;

3 – Acelera o metabolismo, através do EPOC (ou excesso de consumo de oxigénio), que atua no pós-treino e ajuda o corpo a recuperar do esforço despendido;

4 – Pode ser realizado em qualquer lugar, não sendo obrigatório o uso de equipamentos auxiliares;

5 – Aumenta a resistência;

6 – Elimina massa gorda e não muscular.

Tem aqui mais um conselho de treino oferecido pelo canal lifestyle É de Homem do Record. Mas, como nos restantes exemplos anteriormente revelados, só tem uma maneira de saber se é este o tipo de treino indicado para si: meta o seu corpo em movimento… só uns minutinhos.