Cristiano Ronaldo conquistou a quinta Bola de Ouro da carreira, igualando Lionel Messi no topo desta lista. Ao mesmo tempo, a vitória do craque do Real Madrid permitiu a Portugal tornar-se no país que mais vezes (sete) alcançou o prémio atribuído pela 'France Football' que distingue o melhor futebolista do Mundo.

O nosso país surge na liderança lado a lado com Alemanha e Holanda, ambas com sete, e bem pode agradecê-lo ao atual capitão da Seleção Nacional. Vencedor em 2008, 2013, 2014, 2016 e 2017, Ronaldo é quem mais contribuiu para este registo, seguindo-se Luís Figo (2000) e Eusébio (1965) com um triunfo cada.

Há que referir, porém, que os germânicos são mais 'democráticos' na distribuição das suas conquistas. Um total de cinco futebolistas alemães (Beckenbauer, Rummenigge, Gerd Müller, Matthäus e Matthias Sammer) foram eleitos melhores do Mundo pela revista francesa, contra os três portugueses e holandeses (Cruyff, Van Basten e Gullit).




O avançado merengue é igualmente decisivo para que Portugal seja também o país com mais Botas de Ouro - precisamente oito, entre Ronaldo (4), Eusébio (2) e Fernando Gomes (2). A Argentina aparece no segundo lugar, com cinco.

Mais Botas de Ouro e mais Bolas de Ouro: eis o pecúlio de um pequeno país que 'teima' em colocar-se entre as principais potências mundiais do futebol, pese a menor base de recrutamento. Mas, convém dizê-lo, muitas destas proezas têm um só nome: Cristiano Ronaldo.


Autor: João Socorro Viegas