Record

Sporting bate Sp. Braga e conquista Taça de Portugal

Ana Capeta saiu do banco para selar a reviravolta no prolongamento e garantir a dobradinha

• Foto: Tiago Petinga/Lusa
19h55 - FINAL DA PARTIDA. O Sporting conquista a Taça de Portugal e festeja a dobradinha. Na final do Jamor, o Sp. Braga adiantou logo aos 12', com um penálti convertido por Vanessa Marques. A resposta leonina surgiu por Diana Silva (57'), que obrigou ao prolongamento. Saída do banco, Ana Capeta acabaria por consumar a reviravolta aos 105', dando mais um troféu ao clube de Alvalade, que se estreia a vencer nesta competição, depois de já ter ganho o campeonato.

120' - Vão jogar-se mais três minutos de compensação.

120' - Patrícia Morais resolve a questão após mais um lance de perigo do Sp. Braga.

117' - Adriana Gomes, sem marcação ao segundo poste, cabeceia ligeiramente ao lado após um centro de Jéssica Silva da direita. Mais uma excelente oportunidade desperdiçada pelas bracarenses.

115' - SUBSTITUIÇÃO no SPORTING: Diana Silva dá lugar a NADINE CORDEIRO.

113' - O Sp. Braga esteve perto do golo, mas Adriana acaba por não conseguir rematar na direção da baliza. Matilde corta com o peito e, na recarga, Jéssica Silva também não remata da melhor forma.

111' - Livre direto a favorecer o Sp. Braga, com Vanessa a rematar contra a barreira.

107' - Vanessa Marques não consegue aproveitar um erro de Joana Marchão, rematando ao lado do poste esquerdo.

19h35 - RECOMEÇA O ENCONTRO.

19h34 - INTERVALO NO PROLONGAMENTO.

105' - GOLO DO SPORTING, por ANA CAPETA. Remate de primeira após um centro rasteiro da direita, com Rute Costa a não ter hipóteses de defesa. As leoas operam a reviravolta no marcador.

104' - Contra-ataque leonino, com a Ana Borges a galgar dezenas de metros mas a não conseguir finalizar.

103' - Livre favorável ao Sp. Braga, com a bola a sobrevoar a área e a sair pela linha de fundo. 

99' - Diana Silva fica caída no relvado com muitas queixas. Após ser assistida pela equipa médica, a avançada leonina regressa ao jogo.

96' - Contra-ataque fulgurante conduzido por Jéssica Silva, mas Sara Granja consegue o corte na hora certa, impedindo que a jogadora arsenalista se isolasse perante Patrícia Morais.

95' - O Sporting responde com Ana Capeta a rematar contra uma adversária, antes desta atirar a bola pela linha de fundo.

93' - Adriana entra na área leonino com perigo, mas Matilde protege a bola e esta sai pela linha de fundo.

19h17 - INÍCIO DO PROLONGAMENTO.

19h11 - FINAL DO TEMPO REGULAMENTAR. Segue-se um prolongamento de 30 minutos.

90'+5 - Livre perigoso a favorecer o Sporting, mas o remate de Rita Fontemanha sai muito por alto.

90'+3 - CARTÃO AMARELO a Ottília, por derrubar Ana Capeta à entrada da área arsenalista.

90' - Vão jogar-se mais quatro minutos de compensação.

88' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA: ADRIANA GOMES entra para o lugar de Andreia Norton. 

84' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA: Andrea Mirón dá lugar a OTTÍLIA.

83' - O desgaste físico começa a ser evidente, com várias jogadoras a apresentarem cãibras musculares. 

83' - CARTÃO AMARELO a Andrea Mirón, por travar Diana Silva.

79' - CARTÃO AMARELO a Ana Borges, por falta sobre Jéssica Silva.

77' - Mélissa Antunes tenta o remate de fora da área, mas a bola sai fraca e à figura de Patrícia Morais, que defende sem problemas.

76' - Mais uma paragem no encontro, desta vez para prestar assistência a Fátima Pinto.

75' - CARTÃO AMARELO a Sara Granja, por travar Jéssica Silva.

71' - SUBSTITUIÇÃO no SPORTING: Solange Carvalhas dá lugar a ANA CAPETA.

67' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA: Cristiana Garcia sai para a entrada de NATÁLIA SÁNCHEZ.

66' - Jogo parado para prestar assistência a Ana Barrinha, que ficou muito queixosa após um choque de cabeças com Diana Silva.

65' - O golo do empate deu um ânimo redobrado às jogadoras leoninas, que criam oportunidades sucessivas na área arsenalista. Agora é Diana Silva a chegar ligeiramente atrasada a um passe de Solange.

62' - Contra-ataque do Sporting, mais uma vez com Ana Borges a criar perigo pela direita e a cruzar para a finalização de Fátima Pinto. Porém, Rute Costa sai da baliza e evita o golo.

61' - Excelente cruzamento de Ana Borges da direita e Diana Silva cabeceia sobre a barra da baliza arsenalista.

60' - Diana Silva esteve perto de voltar a marcar, mas o remate da jogadora leonina é desviada por Sílvia Rebelo.

57' - GOLO DO SPORTING, por DIANA SILVA. Ana Borges rouba a bola a Barrinha e serve Diana Silva no coração da área. A ponta-de-lança leonina roda muito bem sobre uma rival e dispara, de pé esquerdo, sem hipóteses para Rute Costa.


55' - Estão 12.213 espectadores nas bancadas do Jamor. Um recorde de assistência num jogo de futebol feminino em Portugal, superando o registo fixado em 2014, na final da Liga dos Campeões (então, estiveram 11.217 pessoas no Estádio do Restelo).

54' - Joana Marchão esteve algum tempo caída no relvado com muitas queixas. Depois de ser assistida, a jovem lateral esquerda do Sporting acabou por regressar ao encontro.

50' - Andreia Norton serve Cristiana Garcia na direita, com esta última a rematar de pé esquerdo contra uma adversária. 

18h21 - COMEÇA A SEGUNDA PARTE.

18h02 - FINAL DA PRIMEIRA PARTE. O Sp. Braga vai para o intervalo em vantagem, graças ao penálti convertido por Vanessa Marques.

45' - Vai jogar-se mais um minuto de compensação.

45' - Ana Borges tenta ganhar em corrida a Ana Barrinha, mas a defesa arsenalista resiste e Sílvia Rebelo acaba por fazer o corte pela linha lateral.

41' - Grande defesa de Patrícia Morais, negando o golo a Andreia Norton, que disparou forte à entrada da área leonina.

39' - Livre a favorecer o Sp. Braga no flanco direito depois de uma falta de Matilde sobre Vanessa. A defesa leonina acaba por afastar a bola.

38' - Mélissa Antunes remata sem a melhor direção, longe do alvo.

37' - Contra-ataque do Sp. Braga, com Jéssica Silva a entrar na área pela esquerda mas a permitir o corte de Matilde Figueiras.

36' - Diana Silva volta a 'assustar' Rute Costa, que defende, embora sem evitar a cedência de um pontapé de canto.

31' - Diana Silva remata de pé direito mas Rute Costa corresponde com uma defesa segura.

25' - Agora é Andreia Norton a aproveitar um ressalto, na sequência de um canto, e remata forte por cima da barra.

23' - Vanessa Marques volta a criar perigo na área leonina, fazendo depois um passe para trás à procura do remate de Mélissa Antunes, que se deixa antecipar por uma adversária.

21' - Diana Silva ganha algum espaço na zona frontal da área e remata de pé esquerdo, ligeiramente ao lado do poste direito da baliza defendida por Rute Costa.

18' - O Sporting procura responder à desvantagem, sempre através de iniciativas de Ana Borges pela direita. E, na sequência de mais um pontapé de canto, Fátima Pinto ganha de cabeça mas atira sem a melhor direção.

15' - A turma arsenalista entrou melhor na partida, criando vários lances de perigo e chegando merecidamente à vantagem. O Sporting está a sentir muitos problemas para travar o ataque bracarense.

12' - GOLO DO SP. BRAGA, por VANESSA MARQUES. Penálti cobrado de forma exemplar, não dando hipóteses a Patrícia Morais.

10' - Penálti para o Sp. Braga. Sandra Bastos assinala falta clara de Joana Marchão sobre Mélissa Antunes.

8' - Agora é Vanessa Marques que remata com força, mas Patrícia Morais defende para a frente. A bola é depois afastada por uma defesa. 

8' - Jéssica Silva volta a criar perigo, desta vez a entrar na área pela esquerda, mas o centro para o coração da área não encontrou nenhuma companheira para o remate.

5' - Grande jogada de Jéssica Silva, que ganha em corrida a Matilde Figueiras e, frente a Patrícia Morais, acaba por rematar ligeiramente ao lado do poste direito. O Sp. Braga esteve muito perto do inaugurar o marcador.

4' - Remate de Fátima Pinto, de longe e muito por alto, sem perigo para a baliza arsenalista.

3' - Iniciativa de Ana Borges pelo flanco direito, acabando por conquistar um pontapé de canto.

17h15 - INÍCIO DA PARTIDA. O Sp. Braga começa com a posse de bola.

EQUIPAS

SPORTING - Patrícia Morais; Rita Fontemanha, Matilde Figueiras, Catarina Lopes e Joana Marchão; Tatiana Pinto, Fátima Pinto e Sara Granja; Ana Borges, Diana Silva e Solange Carvalhas.

Suplentes: Inês Pereira, Ana Capeta, Bárbara Marques, Nadine Cordeiro, Amélia Pereira e Constança Silva.

Treinador: Nuno Cristóvão.

SPORTING DE BRAGA - Rute Costa; Géssica, Sílvia Rebelo, Andrea Mirón e Ana Barrinha; Cristiana Garcia, Jéssica Silva e Pauleta; Vanessa Marques, Andreia Norton e Mélissa Antunes.

Suplentes: Ana Rita Oliveira, Edite Fernandes, Cláudia Garcia, Natália Sánchez, Sara Basil, Ottília Lívia e Adriana Gomes.

Treinador: João Marques.

17h10 - As equipas já estão no relvado e ouve-se o Hino Nacional. O encontro arranca dentro de momentos.
 
17h00 - A arbitrar o encontro desta tarde estará Sandra Bastos, da Associação de Futebol de Aveiro. Olga Almeida e Vanessa Gomes serão as auxiliares, enquanto Teresa Oliveira é a quarta árbitra. À semelhança do que aconteceu na final masculina, Sandra Bastos contará com o apoio do vídeo-árbitro, que é da responsabilidade de Fábio Veríssimo e Tiago Martins.

16h50 - No Sp. Braga, o treinador João Marques aposta no seguinte onze: Rute Costa; Barrinha, Sílvia Rebelo, Andrea Mirón e Géssica; Cristiana Garcia, Jéssica Silva e Vanessa Marques; Pauleta, Andreia Norton e Mélissa Antunes.

16h45 - O Sporting conta com uma baixa de última hora, pois Bruna Costa lesionou-se no aquecimento e será substituída no onze inicial por Catarina Lopes. Nuno Cristóvão vai, assim, apostar na seguinte equipa: Patrícia Morais; Rita Fontemanha, Matilde Figueiras, Catarina Lopes e Joana Marchão; Tatiana Pinto, Fátima Pinto e Sara Granja; Ana Borges, Diana Silva e Solange Carvalhas.

16h30 - O jogo desta tarde, no Jamor, promete bater o recorde de assistência numa partida de futebol feminino em Portugal. A melhor assistência de sempre é 11.217 espectadores no Estádio do Restelo, na final da Liga dos Campeões de 2013/14, entre Wolfsburgo e Tyresö (4-3). Já entre equipas portuguesas, o número oficial é de 9.263, no último duelo entre Sporting e Sp. Braga, para o campeonato. A FPF decretou entrada livre para o jogo de hoje, tendo sido distribuídos 15 mil bilhetes.

16h20 - Seja para as leoas ou para as guerreiras do Minho, uma coisa é certa: a Taça de Portugal vai ter um dono inédito. Sporting e Sp. Braga, os novos dominadores do futebol feminino nacional, chegam pela primeira vez ao Jamor e um dos clubes será o sétimo a conquistar o troféu. O 1.º Dezembro é o recordista, com sete vitórias, seguido pelo Futebol Benfica, que venceu as duas últimas finais.

16h15 - O Estádio Nacional recebe esta tarde (17h15) a final da Taça de Portugal de futebol feminino. Frente a frente estarão as duas melhores equipas do campeonato: de um lado o campeão Sporting; do outro o 'vice' Sp. Braga, que terminou a três pontos. Na liga, as leoas levaram vantagem também no confronto direto (depois de um nulo em Braga, venceram por 1-0 em Alvalade), mas o equilíbrio foi evidente.
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Futebol Feminino

Notícias

Notícias Mais Vistas

M M