Record

Assinatura Digital Premium Saiba mais

Académica-FC Porto B, 1-0: Estudantes vencem nos descontos

Triunfo mantém sonho da subida

• Foto: Bruno Teixeira Pires
A Académica venceu esta quarta-feira em casa o FC Porto B de forma dramática, por 1-0, com um golo nos descontos, e ascendeu ao segundo lugar da 2.ª Liga, mantendo bem vivo o sonho da subida.

O cronómetro marcava 90+8 minutos quando o avançado Djoussé atirou por entre as pernas do guarda-redes Diogo Costa, provocando enorme 'explosão' de alegria nas bancadas do Estádio Cidade de Coimbra, em jogo em atraso da ronda 33.

Os estudantes chegaram ao golo quando jogavam, desde os 90+1 minutos, em inferioridade numérica - devido à expulsão com vermelho direto do avançado Diogo Ribeiro, que tinha entrado na partida três minutos antes - e a vitória já parecia impossível.

Mas, Djoussé marcou e a briosa somou o terceiro triunfo consecutivo, após três derrotas, e passou a somar 60 pontos, ultrapassando os 58 do Penafiel e os 59 do Arouca e igualando o Santa Clara. Na frente, segue o Nacional, com 64.

O jogo foi equilibrado, embora a equipa de Coimbra, que estava 'obrigada' a vencer, face a um adversário a 'cumprir calendário', tenha assumido as 'despesas' do jogo.

Logo aos quatro minutos, Djoussé poderia ter aberto o marcador, mas o remate de cabeça saiu ao lado, depois de uma excelente jogada iniciada em Alan Júnior, que fez um passe a 'rasgar' para Balogun, que, na esquerda, foi à linha e cruzou para a área.

Muito organizado, o FC Porto B nunca descurou o ataque e, aos 10 minutos, numa descida à baliza contrária, obrigou o guarda-redes Ricardo Ribeiro a uma saída 'em falso'.

Já perto do intervalo, aos 40 minutos, Alan Júnior rematou dentro da pequena área, proporcionando um defesa por instinto de Mbaye. No seguimento da jogada, os jogadores academistas pediram penálti, por alegada mão na bola de um jogador portista.

No mesmo minuto, Balogun correu até à linha final e cruza para a área, onde aparece Alan Júnior em boa posição para marcar, mas o desvio do avançado brasileiro saiu a rasar o poste.

Já na segunda parte, aos 50 minutos, Brendon não conseguiu desfeitear Mbaye, na sequência de um livre cobrado por Nélson Pedroso, num lance do qual o guarda-redes portista saiu lesionado, sendo substituído por Diogo Costa, depois de cinco minutos a ser assistido.

A equipa portista poderia ter marcado aos 56 minutos, numa jogada em que Djim se isolou e rematou ao poste da baliza de Ricardo Ribeiro.

A partida esteve sempre muito dinâmica e, aos 60 minutos, Djoussé atirou ao lado do poste direito, num movimento de rotação, após receber a bola de Chiquinho. Depois, aos 73, o guarda-redes da Académica defendeu em voo um cruzamento/remate de Musa Yahaya.

As oportunidades de golo passaram, então, a escassear, mas, apostado em vencer, o treinador academista, Quim Machado fez entrar Diogo Ribeiro, aos 88 minutos, mas o avançado só esteve três minutos em campo, recebendo ordem de expulsão por entrada a pés juntos sobre Rui Moreira.

Com os 'estudantes' reduzidos a 10 e balanceados no ataque, o FC Porto B poderia ter marcado em duas ocasiões, mas foi a equipa da casa a chegar ao triunfo, aos 90+8 minutos, numa bola atirada para a frente por Dias, que João Real 'penteou' de cabeça para Djoussé, que, descaído para direita, atirou por entre as pernas de Diogo Costa, para delírio dos cerca de 11 mil espetadores.

Jogo no Estádio Cidade de Coimbra.

Académica - FC Porto B, 1-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcador:

1-0, Djoussé, 90+8 minutos.

Equipas:

- Académica: Ricardo Ribeiro, Mike, João Real, Brendon, Nélson Pedroso (Diogo Ribeiro, 88), Dias, Chiquinho, Luisinho (Traquina, 75), Balogun, Djoussé e Alan Júnior (Marinho, 64).

(Suplentes: Guilherme, Pedro Empis, Marinho, Traquina, Guima, Fernando Alexandre e Diogo Ribeiro).

Treinador: Quim Machado.

- FC Porto B: Mbaye (Diogo Costa, 55), Musa Yahaya, Bidi, Rui Pires, Oleg, Bruno Costa, Luizão, Rui Moreira, Madi (Luís Mata, 81), Chikhaoui e Djim (Danúbio.

(Suplentes: Diogo Costa, Danúbio, Santiago Irala, Diogo Leite, Luís Mata, Romário e João Cardoso).

Treinador: António Folha.

Árbitro: Carlos Espadinha (AF Portalegre).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Bruno Costa (69), Musa Yahaya (78) e Luizão (90+3). Cartão vermelho direto para Diogo Ribeiro (90+1).

Assistência: 11.043 espectadores.
Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de 2ª Liga

Notícias

Notícias Mais Vistas

M M