Dois golos do médio Fernando Ferreira, ambos na segunda parte, resultaram no triunfo do Académico de Viseu, por 2-1, sobre o Sporting B, em Alcochete, em partida da segunda jornada da 2.ª Liga.

A jovem turma sportinguista inaugurou o marcador, pelo capitão Rafael Barbosa, aos 53 minutos, o futebolista que mais espalhou talento sobre o relvado, mas que não conseguiu guiar o seu conjunto ao sucesso.

O calor que se fez sentir na planície de Alcochete parece ter contagiado os jogadores de ambas as equipas, que adotaram uma atitude mais morna, embora os 'leões' tenham feito correr mais a bola. Junto ao relvado, a temperatura atingiu os 39 graus e não era nada convidativo acelerar o ritmo de jogo.

Aos 26 minutos ocorreu a primeira oportunidade de golo para o Sporting. Em contra-ataque, Pedro Marques, o avançado leonino tentou servir Jovane, que estava completamente isolado na esquerda, mas o central viseense Bruno Miguel conseguiu fazer um corte providencial.

A única chance de golo do Académico aconteceu aos 45 minutos, na sequência de um livre apontado na esquerda por Fernando Ferreira, mas o remate de Bruno Miguel foi demasiado frouxo e saiu à figura do guarda-redes Stojakovic.

No início da segunda parte, aos 53 minutos, o Sporting abriu o marcador aos 53 minutos. Jovane passou por um adversário na esquerda, assistiu Rafael Barbosa no centro da grande área e o capitão bateu o guarda-redes Peçanha.

Na resposta, imediata, o Académico de Viseu empatou. Bola lançada para a área sportinguista e Fernando Ferreira, descaído sobre a direita, driblou um adversário e rematou de forma imparável.

Aos 68 minutos, o médio viseense bisou, surgindo livre de qualquer marcação sobre a esquerda e a rematar para o fundo da baliza do Sporting, após um cruzamento da direita do lateral Joel Pereira e perante desconcentração de toda a defesa sportinguista, que ficou a ver jogar os opositores.

O Sporting não se entregou, reagiu, mas já não conseguiu evitar o desaire caseiro, apesar de um excelente remate de Pedro Delgado, que saiu ligeiramente por cima da barra.

Nos últimos minutos, o recém-entrado Ronaldo Tavares ainda tentou rematar para a igualdade, mas atrapalhou-se e desperdiçou a derradeira oportunidade da equipa leonina.

Jogo realizado no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete.

Sporting B - Académico Viseu: 1-2.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

1-0, Rafael Barbosa, 53 minutos.

1-1, Fernando Ferreira, 55.

1-2, Fernando Ferreira, 68.

Equipas:

- Sporting B: Stojakovic, Bruno Paz, Kiki, Demiral, David Suahele, Jovane, Pedro Delgado, Rafael Barbosa, Cristian Podence (Miguel Luís, 76), Pedro Marques (Rafael Leão, 61) e Ary Papel (Ronaldo Tavares, 83).

(Suplentes: Diogo Sousa, Kenedy Có, Bubacar Djaló, Tiago Djaló, Miguel Luís, Ronaldo Tavares e Rafael Leão.

Treinador: Luís Martins.

- Académico Viseu: Peçanha, Joel Pereira, Bura, Bruno Miguel, Lucas (Bruno Loureiro, 81), Capela, Fernando Ferreira, Paná, Rui Miguel (Iuri Nascimento, 64), Sandro Lima e Barry (José Paulo, 71).

(Suplentes: Jonas, Gonçalo, Yuri Nascimento, Bruno Loureiro. Moses, José Paulo e Pica).

Treinador: Francisco Chaló.

Árbitro: André Moreira (AF Madeira).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Cristian Podence (29), Paná (40), Demirel (45+2), Capela (60), Rui Miguel (63), Rafael Leão (82), Bruno Miguel (84), Bruno Paz (88), Pedro Delgado (90+4).

Assistência: cerca de 700 espectadores.

Autor: Lusa