Bastou o empate na Madeira (2-2) para garantir o regresso do Aves à 1.ª Liga 10 anos depois, naquela que é a quarta subida garantida por José Mota, a 2.ª consecutiva, depois de na época passada ter levado o Feirense ao escalão principal.

Os insulares chegaram ao intervalo a vencer por 2-0, com um bis de Cédric aos 8' e aos 19', mas o Aves igualou durante o segundo tempo por Barry (74') e Guedes (79').

A festa da subida começou por fazer-se nas bancadas do Centro Desportivo da Madeira, no Funchal, mas as celebrações 'à séria' prosseguem apenas à noite. A comitiva só irá deixar a Madeira ao fim do dia, com chegada prevista ao Porto para as 22 horas. São aguardadas dezenas de adeptos no aeroporto graças a autocarros disponibilizados pela Câmara Municipal de Santo Tirso.

Com 39 jogos, e três por disputar, o Desportivo das Aves soma 72 pontos, menos dois que o Portimonense e mais 13 que o Penafiel, que recebe, às 16 horas, o Santa Clara e ainda mantinha ténues aspirações de subida caso a equipa de Vila das Aves não pontuasse na Madeira.

Recorde-se que já na jornada passada o Portimonense havia garantido a subida à 1.ª Liga.

Jogo no estádio do Centro Desportivo da Madeira, na Ribeira Brava.

União da Madeira - Desportivo da Aves, 2-2

Ao intervalo: 2-0

Marcadores:

1-0, Cedric, 08 minutos.

2-0, Cedric, 20.

2-1, Barry, 74.

2-2, Guedes, 79.

Equipas:

União da Madeira: Nilson, Tiago Moreira, Allef Nunes, Kusunga, Rúben Lima, Sérgio Marakis (Rodrigo Henrique, 82), Mica, Nuno Viveiros (Flávio Silva, 72), Luís Carlos, Cedric e Luan (Gian, 77).

(Suplentes: Tony, Flávio Silva, Breitner, Luís Tinoco, Rodrigo Henrique, Gian e Jaime Simões).

Treinador: Jorge Casquilha.

Desportivo das Aves: Marco Pinto, João Amorim, Xandão, Tiago Valente, Ribeiro (Barry, 28), Ericson, Bruno Alves (Theodore Mendy, 56), Tarcísio, Balogun, Caetano (Luís Alberto, 89) e Guedes.

(Suplentes: Quim, Luís Alberto, Zé Valente, Bosson Romaric, Renato Reis, Barry e Theodore Mendy).

Treinador: José Mota.

Árbitro: Iancu Vasilica (AF Vila Real).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Tiago Valente (35), Cedric (39), Rúben Lima (45), Luís Alberto (80), Kusunga (83), Caetano (87) e Rodrigo Henrique (90+3).

Assistência: Cerca de 2.400 espectadores.

Subida de divisão vale festa rija do Aves na Madeira

Subida de divisão vale festa rija do Aves na Madeira


Autor: Sofia Lobato