FC Porto, Pinto da Costa, Fernando Gomes, Adelino Caldeira e Francisco J. Marques visados pelos encarnados
O Benfica reclama uma indemnização de 17,7 milhões de euros ao FC Porto, apurou Record. Essa ação já deu entrada no Tribunal Cível da cidade Invicta e, além dos dragões, visa o seu presidente, Jorge Nuno Pinto da Costa, os administradores da SAD dos azuis e brancos, Adelino Caldeira e Fernando Gomes; e o diretor de comunicação, Francisco J. Marques.
De acordo com as informações recolhidas pelo nosso jornal, o clube liderado por Luís Filipe Vieira alega prejuízos causados pela divulgação dos emails, mas também o investimento que teve de fazer desde que o caso rebentou, há um ano, nomeadamente na preparação da defesa.
Relacionadas
Este processo, sabe Record, está a cargo da Abreu Advogados, um dos escritórios que trabalha com as águias. Isto apesar de a defesa do Benfica, no caso dos emails, ser liderada pelo escritório de João Correia, em articulação com outros dois - Vieira de Almeida e Abreu Advogados.
A nova ação, de resto, resulta da decisão do Tribunal da Relação do Porto, que em fevereiro passado deu razão ao Benfica, relativamente à providência cautelar interposta em setembro do ano passado, proibindo a divulgação de mais emails por partes dos portistas. Como nos explicaram, teria de haver uma ação para a dita providência cautelar 'sobreviver'.
Quando comentaram a decisão do Tribunal da Relação do Porto - houve unanimidade entre os juízes desembargadores da secção cível -, os encarnados deixaram bem vincada "a determinação em perseguir todos os que pratiquem condutas idênticas às ora sancionadas". A primeira resposta surgiu agora e não poupa o líder dos dragões.
Nega, recurso e razão
Em setembro, o Benfica avançou com uma providência cautelar, no Tribunal Cível do Porto, pedindo que fosse decretada a proibição de divulgação de emails, sob pena do pagamento de um milhão de euros por cada vez que a decisão fosse violada.
Em outubro, o Tribunal da Comarca do Porto deu nega às pretensões das águias, que recorreram para a Relação. A decisão, favorável às pretensões da Luz, chegou em fevereiro. Com um senão: cada infração é punida com 200 mil euros e não um milhão.
FC Porto ainda não foi notificado
O FC Porto ainda não foi notificado sobre o pedido de indemnização de 17,7 milhões de euros que o Benfica deu entrada no tribunal esta segunda-feira. Num comentário à notícia, Francisco J. Marques lembrou o histórico de confrontos judiciais entre os dois clubes.
"Não estou em condições de dizer nada, pois o FC Porto não foi notificado e só se pronunciará depois de conhecer o processo. Mas devo dizer que o histórico de confrontos jurídicos é muito favorável ao nosso clube. Basta lembrar o 'Apito Dourado'; o 'Caso do Túnel', em que apesar de ter o juíz, o Ricardo Costa, a seu favor, o Benfica perdeu; o caso da Liga dos Campeões em que o Benfica se aliou ao V. Guimarães, também ganhámos… E neste caso confio plenamente que há-de ser mais uma vitória do FC Porto, até por uma razão: acho que antes desse processo ser julgado muita coisa vai acontecer", afirmou, no Porto Canal.
Ponta do iceberg
Ao que o nosso jornal apurou, na Luz, o pedido de indemnização é considerado a ponta do iceberg. Ou seja, os encarnados estão a preparar mais ações, certamente com outros pedidos semelhantes. Estas são ações do clube que nada têm a ver com as duas anónimas conhecidas nos últimos dois dias.
A 10 de março passado, no final de uma semana marcada pela constituição como arguido do assessor jurídico Paulo Gonçalves no caso E-Toupeira, Luís Filipe Vieira anunciou a constituição de um gabinete de crise. O objetivo é avançar com a instauração de vários processos para pressionar as autoridades judiciais a acelerar as investigações sobre eventuais crimes de violação de correspondência informática.
Águias são as únicas, dos três 'grandes', que jogam fora na próxima eliminatória da Prova Rainha
Advogado lidera a Lista C quer que o Benfica "volte a conquistar a hegemonia no desporto nacional e a ser respeitado e temido na Europa"
Declarações na Casa de Benfica de Paredes
Candidato da Lista B apresenta nesta semana projeto em colaboração com a CBRE, empresa que fez os novos estádios de Barcelona e Real Madrid, que visa acrescentar 15 mil lugares
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Antigo futebolista holandês cedeu a sua casa em Liverpool ao compatriota, em 2011
Antigo futebolista inglês luta há vários contra o vício do álcool