José Sousa Cintra fez um balanço do período em que esteve à frente da SAD do Sporting, de forma interina, período esse que termina amanhã com a escolha de um novo presidente dos leões. Numa entrevista à SIC Notícias, lembrou que a equipa de futebol está no primeiro lugar, que os compromissos financeiros são honrados e que, por isso "melhor não podia ser."
"Esta era a equipa que idealizava, muito forte, um plantel com qualidade. Fomos buscar alguns à nossa casa, vê-se agora o Jovane, que estava com um vencimento muito baixo que não se justificava e o Sporting não quer especulações", começou por dizer Sousa Cintra, garantindo que, apesar de muitos alvos terem caído por terra no mercado, "todos os jogadores com quem falou queriam vir": "Mas não ia comprar jogadores sem o aval do treinador. [Muriel] Seria um dos jogadores. Nós é que não o quisemos contratar. Havia diálogo mas o nosso treinador teve alguma culpa nisso, primeiro queria o jogador e depois já não e depois queria ver outros. Depois chegámos à conclusão que não valia a pena mandar vir só por vir."
Relacionadas
Ainda nesse sentido, o ainda líder da SAD explicou que Viviano esteve para ser transferido - "se houvesse proposta boa teria saído" - mas rejeitou que alguma vez tivesse equacionado ir buscar outro guardião: "Fiz contrato com um miúdo de 14 anos que já lá estava que é um fenómeno. Mandei 42 jogadores embora, todos profissionais, e comprei meia dúzia."
Ainda sobre o plantel, sublinhou que "não gastou nem 10 milhões de euros" e que os jogadores que rescindiram e voltaram não foram aumentados: "Ganham o que ganhavam, houve algumas alterações mas o Bruno Fernandes ganha exatamente o mesmo. Quis aumentá-lo mas não ele não quis. Eles gostam do Sporting, se assim não fosse não voltavam."
Finanças, Raphinha e Battaglia
O retrato financeiro do Sporting - numa altura em que a auditoria forense apenas ficará disponível em dezembro - foi outro prato forte da entrevista, com Sousa Cintra a deixar uma garantia: " Vamos sair e está tudo preparado para a nova direção fazer o novo empréstimo obrigacionista no montante que quiser. Sporting tem agora essa credibilidade. Sporting estava com algumas dificuldades, fomos nós que tivemos de pagar impostos e segurança social. Havia penhora das contas. Depois ganhámos confiança dos sócios, que estavam um pouco desiludidos. Pagou-se à segurança social com dinheiro do Sporting. Ficaram recursos, Sporting não está descalço. Posso dizer que o Sporting tem honrado os seus compromissos, incluindo aos seus fornecedores. Há dívidas mas vai-se pagando, todos os clubes têm problemas de tesouraria."
Nesse sentido, pormenorizou ao adiantar que as contas com o V. Guimarães por Raphinha "estão em ordem" - "pagámos 3,5 milhões de euros" -, situação semelhante no negócio da contratação de Battaglia ao Sp. Braga: "O Sporting não deve nada ao Sp. Braga, pagámos tudo. Battaglia tem contrato novo com o Sporting e esse contrato não tem nada a ver com o do passado."
Vieira, Benfica, E-Toupeira Cashball
Sousa Cintra não quis revelar se na conversa que teve com Luís Filipe Vieira este lhe teria garantido que não iria 'atacar' nenhum dos jogadores que rescindiram com o Sporting. "Sou amigo dele há muito anos e os amigos conversam. É desagradável estar a dizer publicamente o que falamos", indicou, explicando a sua presença na Tribuna da Luz no dérbi da 3.ª jornada: "Fui lá com muito gosto e devia ser assim com todos os clubes. Sporting tem boas relações com todos."
Sobre os casos judiciais que afetam Benfica e Sporting, o líder da SAD referiu: "O Sporting é um clube que honra os seus compromissos. O seu comportamento é exemplar. Sempre foi. Não vejo no Sporting coisas anormais que acontecem noutros clubes. Sporting apela a todos os clubes que tenham um comportamento exemplar. Perguntei como está a situação do Sporting, é tranquila. Não falei com Geraldes nem o conheço. Se alguma coisa no passado estava mal, o nosso caminho é o da verdade."
(notícia atualizada às 23h58)
Ausência surpreendente do central dos eleitos de Emerse Faé para os últimos testes antes do início da prova. Morita também falha os eleitos do Japão na Taça Kirin
Médio do Sporting é um dos 25 escolhidos pelo selecionador Willy Sagnol
Ranking do CIES-Football Observatory é liderado de forma destacada por Lamine Yamal
Diário Tuttosport anunciou os vencedores antes da gala final que terá lugar em dezembro. Jorge Mendes também deixou uma mensagem
Treinador português e emblema dos Emirados Árabes Unidos rescindem por mútuo acordo
Interrogatório do Juventus-Sporting
Norte-americano tinha 75 anos