José Sousa Cintra fez um balanço do período em que esteve à frente da SAD do Sporting, de forma interina, período esse que termina amanhã com a escolha de um novo presidente dos leões. Numa entrevista à SIC Notícias, lembrou que a equipa de futebol está no primeiro lugar, que os compromissos financeiros são honrados e que, por isso "melhor não podia ser."
"Esta era a equipa que idealizava, muito forte, um plantel com qualidade. Fomos buscar alguns à nossa casa, vê-se agora o Jovane, que estava com um vencimento muito baixo que não se justificava e o Sporting não quer especulações", começou por dizer Sousa Cintra, garantindo que, apesar de muitos alvos terem caído por terra no mercado, "todos os jogadores com quem falou queriam vir": "Mas não ia comprar jogadores sem o aval do treinador. [Muriel] Seria um dos jogadores. Nós é que não o quisemos contratar. Havia diálogo mas o nosso treinador teve alguma culpa nisso, primeiro queria o jogador e depois já não e depois queria ver outros. Depois chegámos à conclusão que não valia a pena mandar vir só por vir."
Relacionadas
Ainda nesse sentido, o ainda líder da SAD explicou que Viviano esteve para ser transferido - "se houvesse proposta boa teria saído" - mas rejeitou que alguma vez tivesse equacionado ir buscar outro guardião: "Fiz contrato com um miúdo de 14 anos que já lá estava que é um fenómeno. Mandei 42 jogadores embora, todos profissionais, e comprei meia dúzia."
Ainda sobre o plantel, sublinhou que "não gastou nem 10 milhões de euros" e que os jogadores que rescindiram e voltaram não foram aumentados: "Ganham o que ganhavam, houve algumas alterações mas o Bruno Fernandes ganha exatamente o mesmo. Quis aumentá-lo mas não ele não quis. Eles gostam do Sporting, se assim não fosse não voltavam."
Finanças, Raphinha e Battaglia
O retrato financeiro do Sporting - numa altura em que a auditoria forense apenas ficará disponível em dezembro - foi outro prato forte da entrevista, com Sousa Cintra a deixar uma garantia: " Vamos sair e está tudo preparado para a nova direção fazer o novo empréstimo obrigacionista no montante que quiser. Sporting tem agora essa credibilidade. Sporting estava com algumas dificuldades, fomos nós que tivemos de pagar impostos e segurança social. Havia penhora das contas. Depois ganhámos confiança dos sócios, que estavam um pouco desiludidos. Pagou-se à segurança social com dinheiro do Sporting. Ficaram recursos, Sporting não está descalço. Posso dizer que o Sporting tem honrado os seus compromissos, incluindo aos seus fornecedores. Há dívidas mas vai-se pagando, todos os clubes têm problemas de tesouraria."
Nesse sentido, pormenorizou ao adiantar que as contas com o V. Guimarães por Raphinha "estão em ordem" - "pagámos 3,5 milhões de euros" -, situação semelhante no negócio da contratação de Battaglia ao Sp. Braga: "O Sporting não deve nada ao Sp. Braga, pagámos tudo. Battaglia tem contrato novo com o Sporting e esse contrato não tem nada a ver com o do passado."
Vieira, Benfica, E-Toupeira Cashball
Sousa Cintra não quis revelar se na conversa que teve com Luís Filipe Vieira este lhe teria garantido que não iria 'atacar' nenhum dos jogadores que rescindiram com o Sporting. "Sou amigo dele há muito anos e os amigos conversam. É desagradável estar a dizer publicamente o que falamos", indicou, explicando a sua presença na Tribuna da Luz no dérbi da 3.ª jornada: "Fui lá com muito gosto e devia ser assim com todos os clubes. Sporting tem boas relações com todos."
Sobre os casos judiciais que afetam Benfica e Sporting, o líder da SAD referiu: "O Sporting é um clube que honra os seus compromissos. O seu comportamento é exemplar. Sempre foi. Não vejo no Sporting coisas anormais que acontecem noutros clubes. Sporting apela a todos os clubes que tenham um comportamento exemplar. Perguntei como está a situação do Sporting, é tranquila. Não falei com Geraldes nem o conheço. Se alguma coisa no passado estava mal, o nosso caminho é o da verdade."
(notícia atualizada às 23h58)
Sporting ainda estuda a melhor forma de colocar os novos projetores, apesar de muitos apontarem a instalação para a cobertura
Linhas colocadas e balizas prontas para receber as partidas do próximo fim-de-semana em Alcochete
Internacional sueco volta aos dias "stressantes" e de "incerteza" vividos no mercado
Sporting-Moreirense encerra a 6.ª jornada da Liga Betclic
Vitinha entre os principais candidatos ao troféu, numa lista onde surgem ainda João Neves e Nuno Mendes; época no Sporting valeu a Gyökeres um lugar no Théâtre du Châtelet, em Paris
Lateral Stefan Lainer aborda momento atual da equipa, que vem de um empate e duas derrotas
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele