Record

Assinatura Digital Premium Saiba mais

António Figueiredo: «Não percebo por que Rui Vitória tirou o Rafa»

Antigo dirigente já não acredita no título e diz que "este ano é para esquecer"

António Figueiredo não tem grandes esperanças de ver o Benfica chegar ao penta. Depois da derrota no clássico as contas complicaram-se para a equipa da Luz e seria necessário o FC Porto perder pontos nas últimas quatro jornadas, algo que o antigo dirigente dos encarnados entende ser altamente improvável. Sobre o encontro na Luz, Figueiredo lamenta o desempenho de Artur Soares Dias, que considera ter tido uma má atuação ao nível disciplinar, bem como do VAR, que não assinalou o penálti sobre Zivkovic, já em tempo de descontos.

"O Benfica jogou bem, faltou marcar um golo - teve uma oportunidade clara, pelo Pizzi -; a segunda parte foi do FC Porto. O resultado mais justo teria sido o empate. Não aconteceu, no futebol muitas vezes não há justiça e o FC Porto acabou por ganhar", começou por lamentar o antigo dirigente dos encarnados.

Mas a atuação de Artur Soares Dias e da sua equipa não foi, em seu entender, a melhor. "Está explicado por que razão a arbitragem portuguesa não estará representada no Mundial. Houve neste jogo uma grande dualidade de critérios, sobretudo ao nível disciplinar. As faltas que o FC Porto fez na primeira parte eram merecedoras de amarelo, isto é impensável tratando-se de um árbitro que se diz ser o melhor em Portugal."

E prossegue, abordando depois um dos lances mais polémicos do jogo. "Há também a questão do penálti, que para mim não oferece dúvidas, o Zivkovic é afastado da bola! Até acredito que o árbitro não tenha visto, mas o VAR tinha a obrigação de ver! A situação vivida pelos árbitros na Maia deixou marcas, acho que teve influência na não marcação do penálti. Tecnicamente não vejo erros na atuação do árbitro, mas o VAR tinha a obrigação de intervir naquele lance. Eu vi o jogo no estádio, na altura pareceu-me penálti e depois confirmei na televisão."

Erros de Rui Vitória

António Figueiredo, que até aprecia as qualidades de Rui Vitória, diz que neste jogo o técnico cometeu erros. "Nada disto anula o facto de o Rui Vitória ter cometido erros. Tirou o melhor jogador do Benfica, o Rafa (algumas das faltas do FC Porto na primeira parte que não foram merecedoras de cartão foram cometidas sobre ele...), é uma situação que não consigo compreender. Não considero que tenha jogado para o empate, só não percebo por que não apostou nos dois, no Rafa no lado esquerdo e no Salvio para a direita."

O desespero de Rui Vitória com o golo do FC Porto
O antigo dirigente dos encarnados confessa ser "um defensor de Rui Vitória" e não acredita que o treinador tenha o lugar em risco. "Se tivermos em conta o que tem sido a posição de Luís Filipe Vieira em relação aos treinadores, não acredito que a sua posição esteja em perigo. Há muita gente no Benfica que não gosta dele, o que para mim é impensável porque desde que chegou ganhou tudo. Comete erros, como todos cometem, mas o paradigma de Luís Filipe Vieira é esse. Ele manteve Jorge Jesus numa época em que não ganhou nada..." 

E acrescenta: "Rui Vitória tem mérito por ter dado sequência ao trabalho feito na Academia, às vezes as pessoas têm a memória curta, quantos jogadores formados no Seixal o Benfica já vendeu?"

Ano para esquecer

Roda do FC Porto
O título é que, apesar de ainda estar matematicamente ao alcance do Benfica, parece não passar de um sonho. "O Benfica vai lutar até ao fim, mas só com muita sorte será campeão. Não quer dizer que não possa acontecer, mas tenho pouca esperança. Não acredito que o FC Porto vá repetir os deslizes que já aconteceram. Teoricamente tem um calendário mais fácil, embora a ida à Madeira não seja propriamente fácil, enquanto que o Benfica tem de ir a Alvalade... Ganhámos 11 dos últimos 20 jogos que lá fizemos e não acho que seja impossível isso voltar a acontecer. Mas não vejo grandes hipóteses de o Benfica ser campeão, este ano é para esquecer."
Por Isabel Dantas
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Benfica

Notícias

Notícias Mais Vistas

M M