O interesse do RB Leipzig na contratação de Úmaro Embaló acentuou-se nos últimos dias e, segundo as informações recolhidas por Record junto de fonte próxima do emblema alemão, os contactos com o Benfica estão muito avançados, podendo mesmo haver fumo branco nos próximos dias.

Em cima da mesa está, para já, uma proposta formal de 13 milhões de euros (mais objetivos) pelo extremo dos juniores encarnados, de apenas 16 anos. Apesar da tenra idade, a SAD liderada por Luís Filipe Vieira acredita que pode encaixar uma verba superior pelo futebolista e, por isso mesmo, espera que o RB Leipzig suba a parada nos próximos dias. O atual 5º classificado da Bundesliga estará disposto a chegar aos 15 milhões de euros, mas os próximos dias serão decisivos para a conclusão deste dossiê. Existe mesmo a possibilidade, refira-se, de Luís Filipe Vieira viajar para a Alemanha já no decorrer da próxima semana para fazer avançar o processo.

Nos últimos dias, sabe o nosso jornal, uma comitiva do RB Leipzig liderada pelo diretor desportivo Ralf Rangnick esteve mesmo em Lisboa, onde se reuniu com Vieira e seus pares. Antes, o dirigente deslocou-se à Áustria, à sede do principal patrocinador do clube, a Red Bull, para se encontrar com um dos fundadores da empresa, Didi Mateschitz. Nessa reunião, Rangnick terá recebido luz verde para o RB Leipzig avançar para a contratação de Embaló.

O acordo entre águias e alemães, esse, está de certa forma condicionado pelo facto de o extremo ainda ser menor – festeja o 17º aniversário em maio –, mas deverá contemplar um contrato válido até 2023 ou 2024.

Talento

Considerado pelos responsáveis técnicos do Seixal como um dos maiores talentos da academia encarnada, Úmaro Embaló tem sido seguido por grandes clubes europeus, como o Manchester United, o Real Madrid ou o Barcelona.

Muitas vezes comparado a Di María, pela posição que ocupa em campo mas, também, pelas movimentações que faz, o internacional sub-17 está perto da primeira experiência da (ainda curta) carreira no estrangeiro.

Barcelona está atento e pode intrometer-se

Entre os vários interessados na contratação de Úmaro Embaló está o Barcelona, que, segundo foi possível apurar, pode intrometer-se nas conversações que já existem entre Benfica e RB Leipzig. Isto porque o emblema catalão terá mesmo já mandatado um emissário para negociar diretamente com os encarnados. Numa primeira aproximação, a SAD liderada por Luís Filipe Vieira terá pedido, no imediato, um total de 18 milhões de euros. Certo é que os culés têm Úmaro Embaló debaixo de olho há meses e têm marcado presença em vários encontros dos escalões de formação dos encarnados com o objetivo de tirarem notas da jovem promessa luso-guineense. O Real Madrid, refira-se, também já terá tentado ‘resgatar’ o extremo, mas a proposta não agradou.

PONTO DA SITUAÇÃO

» Úmaro Embaló é considerado, no Seixal, como um dos maiores talentos daquela academia. As boas exibições e os (muitos) golos que tem marcado chamaram a atenção de vários clubes europeus

» RB Leipzig e Benfica já conversam sobre uma possível transferência do extremo ainda este mês. Em cima da mesa está uma proposta de 13 milhões de euros, mas as águias querem mais

» O internacional sub-17 também é seguido pelo Barcelona, mas a verdade é que Luís Filipe Vieira até poderá viajar para Leipzig na próxima semana para fechar este dossiê com o emblema germânico


Autores: Nuno Martins e Pedro Ponte