O Sporting apresentou queixa junto do Conselho de Disciplina da FPF contra vários elementos do Benfica, entre jogadores, treinador e dirigentes, em vários momentos desta época. Segundo Record apurou, entre as queixas dos leões, surge uma contra Jonas, por alegada agressão a Nuno Espírito Santo no clássico do último fim de semana, e também contra Samaris, por suposta agressão a Alex Telles, igualmente na partida contra o FC Porto.

De resto, o próprio Benfica, Rui Vitória, Domingos Almeida Lima e Luís Bernardo também são visados pelo clube verde e branco, nestes casos por situações que ocorreram antes do clássico.

No caso de Rui Vitória, os leões apontam o dedo a uma conferência de imprensa de 18 de fevereiro, referindo que o treinador "ameaçou" o árbitro quando afirmou o seguinte: "Não brinquem com o meu trabalho nem com o dos meus jogadores, nem se aproveitem do meu trabalho. Não estou aqui para acalmar ninguém porque sei que se tiver uma atitude acicatada, aqui ou dentro de campo, sei que tenho seis milhões de pessoas atrás de mim que se reveem muito no que digo. E se tenho uma postura cautelosa também sei que seis milhões têm posturas cautelosas."

No caso do vice-presidente benfiquista, em causa estão declarações de 25 de março, em Abrantes, com o Sporting a acusar Domingos Almeida Lima de "questionar a parcialidade de Conselho de Disciplina, Comissão de Instrutores, FPF e LPFP".

Quanto a Luís Bernardo, diretor de comunicação, é acusado de ter "autorizado a publicação - assumindo a autoria do mesmo pelo cargo que ocupa – de comunicado onde por diversas vezes e em diversos termos se pronuncia sobre parcialidade da justiça desportiva, entidades decisórias e investigatórias".

Já o Benfica enquanto entidade é visado por ser "coorresponsável" pelas declarações do seu treinador, diretor de comunicação e vice-preesidente, existindo ainda uma queixa contra os encarnados junto do IPDJ por apoio às suas claques que, recorde-se, não estão legalizadas.

Jonas foi contra Nuno... e o caldo entornou

Jonas foi contra Nuno... e o caldo entornou


Sporting diz que Samaris agrediu Alex Telles neste lance

Sporting diz que Samaris agrediu Alex Telles neste lance