Record

Assinatura Digital Premium Saiba mais

Quando Mbemba provocou rábula das ‘quatro idades’

Situação caricata no início da carreira do agora jogador do FC Porto

O início da carreira de Mbemba foi deveras atribulado devido a uma tremenda confusão com a sua data de nascimento. Nas fichas de inscrição do congolês chegou a constar 8 de agosto de 1988 (conforme pode ver numa das imagens acima), 30 de novembro de 1991, 8 de agosto de 1994 e o próprio jogador terá admitido numa ocasião que nasceu em 1990.

A rábula provocou polémica e as entidades não só desportivas viram-se obrigadas a investigar as origens de Mbemba, de forma a esclarecer definitivamente a situação. Depois de reunida toda a documentação, um tribunal federal da República Democrática do Congo reiterou que Mbemba nasceu a 8 de agosto de 1994, desfazendo quaisquer dúvidas. Sendo assim, o reforço dos dragões tem 23 anos, caso contrário poderia estar quase a completar 30...

Ultrapassado o caso, Mbemba pôde concentrar-se de vez na sua carreira e os melhores momentos foram passados no Anderlecht, onde realizou 77 jogos e marcou 9 golos. Números assinaláveis, uma vez que se restringiram a duas épocas. Numa delas, em 2013/14, Mbemba teve oportunidade de defrontar o Benfica, para a Champions, embora os resultados não tenham sido nada favoráveis. É certo que o congolês marcou um golo, no jogo de Bruxelas, mas não conseguiu evitar dois desaires do Anderlecht. Depois disso seguiu-se a aventura no Newcastle, onde fez 59 encontros e um golo. Não obstante o facto de ser central, Mbemba tem no antigo médio Claude Makélélé a sua referência.

Agora ruma ao FC Porto, onde terá a chance de se impor num clube que atua na Liga dos Campeões e também de lutar por um título de campeão nacional, algo que não conquista desde 2013/14, quando venceu o campeonato belga pelo Anderlecht.
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de FC Porto

Notícias

Notícias Mais Vistas

M M