Record

Assinatura Digital Premium Saiba mais

Das origens à polémica: conheça Richedely Bazoer, o reforço do FC Porto que promete

Reforço portista tem muito para contar

Pronúncia. Richedely Bazoer é um nome estrangeiro até bastante acessível para um português pronunciar. Mas para dizer corretamente o apelido do médio, Bazoer, não se pode lê-lo ‘à portuguesa’. O truque é dizê-lo como se estivesse escrito ‘Bázur’.

Em família. Bazoer é representado por... Bazoer. O irmão mais novo, reforço do FC Porto, escolheu Irchandly Bazoer, ex-futebolista de 27 anos que abandonou a carreira ainda no seu início, em 2012, para o agenciar.

Origens. O médio nasceu em Utrecht, na Holanda, mas as suas origens familiares remontam a Curaçao, ilha do Mar das Caraíbas que, apesar de formalmente já se ter separado do reino dos Países Baixos, mantém uma ligação muito forte ao território europeu.

Troféu. Ao nível das seleções, Bazoer sagrou-se campeão europeu de sub-17, em 2012, sendo titular nos cinco jogos disputados pela sua equipa. Na final, diante da Alemanha, atuou os 120 minutos de uma decisão que só seria tomada através do desempate por penáltis. Internacional holandês desde o escalão de sub-15, o centrocampista soma 6 partidas ao serviço da seleção principal do seu país.

Polémica. Em novembro de 2012, quanto tinha 16 anos, trocou o PSV Eindhoven pelo Ajax. O clube de Amesterdão teve apenas de pagar os custos de formação ao seu rival, no valor de 75 mil euros. A transferência levantou algumas dúvidas regulamentares e o médio foi mesmo impedido de jogar pela federação holandesa até ao final da temporada 2012/13.

Fator UEFA. Conta quatro participações em jogos da Liga dos Campeões, mas apenas na fase de qualificação. Em 2016/17, o Ajax foi eliminado pelo Rostov no playoff e, na época anterior, caiu aos pés do Rapid Viena. Sérgio Conceição incluiu-o na lista de inscritos para a atual edição da prova.
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de FC Porto

Notícias

Notícias Mais Vistas

M M