O primeiro triunfo do Marítimo em casa do FC Porto confirmou a apetência de Ivo Vieira e Moussa Marega para contrariar os dragões. De facto, em três embates ao serviço dos verde-rubros o treinador e o avançado maliano nunca perderam com os portistas, obtendo duas vitórias e um empate. Um registo digno de registo e invulgar no futebol português.

Ambas as vitórias foram alcançadas na Taça da Liga. A primeira a 2 de abril, por 2-1, valendo a passagem à final da competição. A segunda foi anteontem, por 3-1, abrindo boas perspetivas de apuramento para as meias-finais. Em ambas as partidas, diga-se, Marega marcou. Quanto ao empate, verificou-se em agosto, na 2.ª jornada da Liga NOS.

Curiosamente, tanto o treinador como o avançado já passaram por momentos complicados esta época. No início do mês, Ivo Vieira chegou a ser dado como estando de saída do Marítimo, clube que instaurou um processo disciplinar a Marega por comportamento incorreto. Contudo, em futebol tudo muda muito rapidamente e agora são ambos autênticos talismãs e saboreiam um triunfo claro no terreno do poderoso FC Porto.

Autores: João Manuel Fernandes e Nuno Miguel Ferreira