A presença do lateral-esquerdo Rafa Soares é a grande novidade na convocatória do Portimonense tendo em vista o jogo com o Marítimo, da 21.ª jornada da Liga NOS, que se disputa esta segunda-feira, a partir das 19 horas, no Funchal. O defesa, proveniente dos ingleses do Fulham e formado no FC Porto, foi inscrito no último dia do mercado de inverno.

Já outro dos mais recentes reforços, o avançado brasileiro André Clóvis, emprestado pelo Internacional de Porto Alegre, não entra, no imediato, nas opções de Vítor Oliveira, treinador dos alvinegros.
Jadson e Wellington estão lesionados e por opção ficaram ainda em Portimão Léo, Ricardo Pessoa, Hebling, Manafá e Pires.

"Precisamos de pontos para consolidar a nossa posição e tentaremos conquistá-los na Madeira, num jogo seguramente muito difícil, pois o Marítimo esteve largo tempo sem perder em casa e, embora atravesse um momento menos bom, tem uma equipa de muita qualidade, que a qualquer momento reentrará no trilho dos resultados positivos", assinala Vítor Oliveira.

O Portimonense quebrou na última jornada, frente ao Rio Ave, um ciclo de sete jogos sem vitórias. "Fazia-nos falta um triunfo para restabelecermos a confiança e mostrarmos que estamos vivos e na luta; foi um êxito moralizador, não apenas pelo resultado mas também pela qualidade da exibição, e pretendemos capitalizar isso frente ao Marítimo", adianta o treinador do Portimonense.

Rafa Soares juntou-se há poucos dias ao grupo e foi chamado. "Era um jogador desejado há bastante tempo e atendendo à saída de Lumor e à lesão de Inácio, um futebolista que também apreciamos bastante, criaram-se as condições para a sua vinda", explica Vítor Oliveira, sem adiantar se o novo reforço será titular na Madeira ou se recorrerá a Rúben Fernandes (um central) para o lado esquerdo da defesa:

"O Rúben está com muito ritmo e a fazer uma boa época e o Rafa ainda procura esse ritmo mas são dois jogadores que nos oferecem garantias".

Crítico de um mercado de inverno tão longo, Vítor Oliveira mostra-se "aliviado" por esse período estar ultrapassado. "Felizmente acabou... Sofremos com isso, devido à qualidade dos nossos jogadores e à cobiça que muitos suscitaram, com os reflexos que tal acaba inevitavelmente por ter no trabalho diário, nos treinos e nos jogos. Agora estamos a procurar que o entrosamento dos reforços se processe com a maior rapidez possível. Tenho falado com eles e a adaptação está a correr de forma muito positiva, com a ajuda do excelente grupo que temos. Têm qualidade e acredito que podem ser mais-valias para a equipa".

Lista de convocados:

Guarda-redes: Ricardo Ferreira e Carlos;

Defesas: Hackman, Felipe Macedo, Lucas Possignolo, Rúben Fernandes e Rafa Soares;

Médios: Pedro Sá, Dener, Ewerton, Marcel, Fede Varela e Ryuki;

Avançados: Tabata, Galeno, Nakajima, Fabrício e Rui Costa.

Autor: Armando Alves