Record

Assinatura Digital Premium Saiba mais

Bruno de Carvalho destituído com derrota esmagadora e garantia de que sai de cena

Sócios votaram a favor da saída do atual Conselho Diretivo e haverá eleições a 8 de setembro

Bruno de Carvalho foi destituído do Sporting, juntamente com restantes elementos do Conselho Diretivo, na Assembleia Geral deste sábado. Mais de 71 por cento dos votos dos cerca de 14 mil sócios que passaram pelo Altice Arena foram a favor da saída do presidente, que garantiu depois aos seus apoiantes, à saída do recinto em plena madrugada, que não vai impugnar as eleições nem se recandidatará, o que deixou alguns sócios em lágrimas.

O presidente destituído havia dito que não marcaria presença na AG mas, após 24 publicações no Facebook até meio da tarde, apareceu de surpresa no Altice Arena e até votou, apesar de, segundo o Código Civil, estar proibido de o fazer.

Durante o dia, a AG ficou marcada pela enorme afluência de sportinguistas mas também pelas tentativas de agressão a Álvaro Sobrinho e Jaime Marta Soares. O ambiente esteve tenso e foi necessária uma presença policial considerável, dentro e fora do Altice Arena. No recinto, durante a contagem de votos, centenas de apoiantes de Bruno de Carvalho chegaram mesmo a insultar o presidente da mesa da AG.

COMO FOI O ACOMPANHAMENTO EM DIRETO:

2h15 - Bruno de Carvalho disse aos sócios após à AG que não se vai candidatar à presidência do Sporting em resposta aos sócios que o acompanhavam e incentivavam.

2h07 - Segundo a SIC Notícias, Bruno de Carvalho terá garantido aos sócios com os quais falou que não se iria recandidatar à presidência do Sporting. Nem mesmo os apelos feitos pelos seus apoiantes o fizeram mudar de ideias. BdC garantiu também que não vai impugnar os resultados desta AG.

2h01 - Bruno de Carvalho deixou agora a zona do Altice Arena. O ex-presidente do Sporting, afinal, não vai falar à imprensa.

1h59 - A sub-comissária da PSP explicou à TVI 24 que há pouco, pelas 1h20, se registou uma tentativa de agressão a um repórter de imagem por parte de um grupo de sócios do Sporting. A polícia interveio e, para lá de serenar os ânimos, identificou os sócios em causa. Na mesma comunicação, Ana Carvalho revelou que não foi feita nenhuma detenção no decurso desta Assembleia Geral.

1h56 - Os adeptos brindam Bruno de Carvalho com uma salva de palmas e começam a dispersar. Foi longa a conversa entre o ex-líder leonino e o grupo de fãs que o aguardava.

1h52 - Bruno de Carvalho continua a falar com um grande grupo de sócios numa das saídas do Altice Arena.

1h30 - Há pouco registou-se uma tentativa de agressão por parte de alguns adeptos a vários jornalistas e repórteres de imagem presentes. A pronta ação da polícia acabou por travar qualquer incidente de maior gravidade.

Bruno de Carvalho fala aos adeptos

1h25 - Bruno de Carvalho continua a falar com os seus apoiantes e deverá em breve falar também à imprensa.

1h22 - Gera-se novo momento de tensão numa das saídas, com a polícia a pedir aos jornalistas para recuarem para uma zona de segurança.

1h20 - Já no exterior, o agora ex-presidente do Sporting fala com alguns apoiantes.

1h15 - Bruno de Carvalho já deixou o Altice Arena.

1h14 - Há um foco de tensão numa das saídas do Altice Arena. A polícia de intervenção acorreu ao local para tentar serenar os ânimos.

1h10 - Fonte oficial do Sporting explicou que foi efetivamente lançada uma garrafa de água na direção de Jaime Marta Soares, mas a mesma não atingiu o presidente da Mesa da Assembleia Geral.

1h09 - Votaram nesta Assembleia Geral 14735 sócios, segundo os dados oficiais revelados.

1h07 - Começam a sair a bom ritmo os sócios leoninos do Altice Arena.

Resultados finais e oficiais:
Sim - 71,36
Não - 28,64
Abstenção - 0,53

1h01 - A SIC Notícias adianta que Jaime Marta Soares foi atingido por uma garrafa de água quando estava a comunicar os dados oficiais desta Assembleia Geral. De acordo com aquela emissora, terá sido Bruno de Carvalho a serenar os ânimos.

0h42
- Decorre uma contagem mais lenta da última urna e Bruno de Carvalho, ainda no interior do pavilhão, pede a recontagem absoluta.

0h36 - Refira-se que, mesmo destituído da liderança do clube, Bruno de Carvalho se vai manter enquanto presidente da SAD até final do presente mês.

0h23 - À Sporting TV, o porta-voz do presidente leonino Fernando Correia admitiu que alguns sócios terão votado "sim" pensando que essa opção ditaria a continuidade de Bruno de Carvalho na liderança do clube. Recorde-se que cada uma das respostas tinha a explicação logo a seguir.

0h15 - Através do Twitter, Daniel Oliveira congratulou-se pela decisão tomada em Assembleia Geral. O cronista Record referiu que "a democracia venceu a arbitrariedade".



0h13 - Há rumores de que Bruno de Carvalho terá pedido para ser feita a recontagem dos votos, uma situação que estará a atrasar o anúncio dos resultados finais.

0h10 - Estão cerca de 500 apoiantes de Bruno de Carvalho ainda dentro do Altice Arena.

0h09 - Os resultados oficiais devem ser anunciados a qualquer momento.

00h00 -
A PSP explicou que a entrada de efetivos na Altice Arena foi apenas uma rendição de efetivos.

23h59 - 
Estes são os passos que se seguem, depois da destituição de Bruno de Carvalho.

23h42 - Bruno de Carvalho foi destituído do Sporting! Embora ainda não haja resultados oficiais, tudo aponta para 61 por cento a favor da saída (e 39 contra) do atual Conselho Diretivo. Mais de 17 mil sócios votaram nesta Assembleia Geral.

23h41 -
"Policiamento só será levantado quando tudo terminar", diz a PSP.

23h39 -
Já terá terminado a contagem de votos e tudo aponta para a destituição de Bruno de Carvalho. A PSP irá guardar os votos.

23h33 -
Faltam apurar quatro mesas de voto.

23h24 -
Continuam a entrar polícias na Altice Arena, em duas motas e numa carrinha...

Elementos da polícia continuam a entrar na Altice Arena

23h15 - Para além do reforço de segurança junto à garagem, há também um contingente policial que se dirige agora para dentro da Altice Arena. Recorde-se que o ambiente ficou mais quente depois de se saber que a tendência de voto aponta para a destituição de Bruno de Carvalho.

23h08 -
Houve agora um reforço da segurança junto à garagem, de onde é expectável que Bruno de Carvalho saia e onde poderão chegar os seus apoiantes em grupos.

23h07 -
Os resultados globais provisórios andam agora à volta dos 61-39 por cento a favor da destituição. Segundo a CMTV, entre sócios mais velhos, a percentagem será ainda maior: cerca de 80-20.

23h03 -
Corre o rumor de que há grupos a favor de Bruno de Carvalho a sair de Alvalade rumo à Altice Arena para manifestações. A PSP está a par desses rumores...

Bruno de Carvalho com os seus apoiantes durante a contagem dos votos

22h57 - Segundo Record apurou, depois de ter sido noticiado pelos meios de comunicação que a tendência de voto aponta para a destituição de Bruno de Carvalho, vários apoiantes do atual presidente 'romperam' numa chuva de insultos e apupos a Jaime Marta Soares.

22h39 -
A CMTV adianta que a tendência neste momento é de 63-35 por cento a favor da destituição. Faltam apurar as urnas com os votos dos sócios mais recentes. Ou seja, entre os mais velhos a tendência foi a favor da saída do atual presidente.

22h20 - Record
apurou que a tendência de voto nesta altura (quando ainda decorre a contagem) aponta para a destituição de Bruno de Carvalho.

22h17 -
José Roquete, antigo presidente do Sporting, que esteve presente na AG: "Esta AG foi uma grande demonstração de sportinguismo. Vieram milhares de sócios! Do ponto de vista do clube, estou muito satisfeito. O meu desejo é que amanhã o clube não seja gerido pelos tribunais. Que sejam os sócios a poderem dirigir os destinos do clube"

22h10 -
A contagem prossegue com segurança reforçada no pavilhão. Segundo a CMTV, a tendência de voto é para a destituição de Bruno de Carvalho.

22h06
- Continua a decorrer a contagem dos votos de mais de 15 mil sócios que passaram hoje na Altice Arena.

21h06 - Henrique Monteiro colocou em causa a zona de entrada de Bruno de Carvalho. "Entrou por aqui [garagem], não percebo como, pois não estava credenciado".

21h05 -
Henrique Monteiro, elemento da Comissão de Fiscalização, admitiu que a "Assembleia Geral correu bem". "Estão a contar votos, depois de todos terem votado. A única agitação que houve foi existir um grupo organizado de 50 a 100 pessoas, que assobiava e fazia barulho sempre que alguém contrário a Bruno de Carvalho falava. Depois, por volta das 19 horas, o próprio Bruno de Carvalho, provando que a sua palavra é de ouro, apareceu na AG, quando disse que não o fazia".

Questionado sobre se a presença deste pode ter influenciado o desenrolar da AG, Henrique Monteiro desvalorizou. "É irrelevante. Votou tanta gente, que é irrelevante. Pessoalmente não estou disposto a levantar um incidente, nem ele próprio o pode fazer, porque seria contra ele mesmo. Teoricamente não poderia ter votado..."

Bruno de Carvalho: da entrada triunfal pela garagem aos aplausos dos adeptos na Altice Arena

20h57 - Já decorre a contagem dos votos, após reforço policial.

20h32
- A PSP reforça a presença no interior do Altice Arena.

20h28 - Há pouco registou-se uma movimentação por parte da PSP numa das zonas do Altice Arena.

20h25 - O período de votação já terminou, depois de Marta Soares ter sido o último. Segue-se agora o processo de contagem dos votos

20h21 - Conforme prometera, Álvaro Sobrinho votou, exercendo o seu direito na companhia de dois seguranças.

20h19 - Bruno Mascarenhas também já deixou o Altice Arena.

20h14 - Sousa Cintra, Artur Torres Pereira e José Rebelo abandonaram há pouco o Altice Arena.

20h10 - Bruno de Carvalho colocou-se na fila para votar e conseguiu mesmo depositar o seu voto, pelas 20:05, minutos antes de Jaime Marta Soares declarar como terminado o período de votação. Contudo, pelo código civil, o presidente do Sporting não poderia ter votado...

20h04 -
João Duque, membro da comissão de fiscalização, falou aos jornalistas. "Votação a correr muito bem. Votei agora e não sofri nenhuma pressão", declarou. Sobre a presença de Bruno de Carvalho na Assembleia Geral, João Duque foi claro. "Foi convidado. Mudou de opinião e mudou bem. Chegou depois da hora de trabalhos e devia ter vindo mais cedo para se pronunciar. Espero que nenhuma das partes opte pela via judicial para tentar revogar a decisão".

20h00 -
O período para entrada dos sócios já terminou. Agora apenas podem votar os associados que estavam na fila antes das 20 horas.

19h50
- À SIC Notícias, a sub-comissária da PSP destacada para este evento declarou que até agora "tudo decorreu de forma tranquila". "Não há nenhum incidente a registar", garantiu Ana Carvalho. Em relação à 'proteção' das urnas, a sub-comissária explicou que, pela informação que tem, "o movimento decorreu sem qualquer incidente".

19h34
- Já não há filas para votar nesta Assembleia Geral. As urnas fecham dentro de 26 minutos.

19h32
- Cerca de uma centena de sócios do Sporting falou durante a Assembleia Geral (AG) do clube, em que se vota a destituição ou continuidade do presidente, Bruno de Carvalho, e as intervenções terminaram às 18:40.

19h30
- Em resposta à questão de um sócio, Jaime Marta Soares referiu que a Comissão de Gestão se extingue caso Bruno de Carvalho seja legitimado para seguir na presidência do clube.

19h25 -
Entram na Altice Arena Rui Caeiro e Paulo Cintrão.

19h23
- Questionado sobre se teria algo para dizer a Bruno de Carvalho, Álvaro Sobrinho congratulou-se pelo facto de o líder do Sporting se ter deslocado à Altice Arena. "Estou a vê-lo. Acho que as minhas palavras surtiram efeito. Ainda bem que veio. Estive na fila de espera 45 minutos... ele entrou pela garagem. Não tenho nada a dizer a este senhor. Não sou hipócrita. É uma persona non grata e não me relaciono com personas non gratas", atirou .

19h21
- À RTP 3, Álvaro Sobrinho admitiu que ainda não votou, mas deixou claro que irá exercer o seu direito. "Eu vou votar. Isso posso garantir".

BdC

19h09 - Bruno de Carvalho está impossibilitado de votar nesta Assembleia Geral, devido a conflito de interesses, pois é a destituição do próprio que está em causa. "O associado não pode votar, por si ou como representante de outrem, nas matérias em que haja conflito de interesses entre a associação e ele, seu cônjuge, ascendentes ou descendentes", pode ler-se no artigo 176.º do código civil. Quanto muito, o líder do Sporting pode falar, mas terá de inscrever antes de poder assumir a palavra.

19h07
- Estão no Altice Arena todos os elementos do Conselho Diretivo do Sporting. À chegada, Bruno de Carvalho terá falado com Jaime Marta Soares.

19h03
- Bruno de Carvalho chegou há poucos momentos ao Altice Arena. O presidente do Sporting tinha dito que não iria marcar presença na Assembleia Geral, mas foi visto a chegar ao local da AG.

18h40 -
Até esta hora entraram 14 mil sócios.

18h36 -
Álvaro Sobrinho já comentou o que sucedeu: "Houve tentativa, não chegou a haver. Ia para a fila votar quando isso aconteceu. Tive de sair da fila por questões de segurança, que está a ser feita de forma profissional. Acharam que não devia manter-me na fila, não havia condições. Espero votar", disse à TVI 24.

18h25
- Fonte próxima de Álvaro Sobrinho confirmou a Record a tentativa de agressão de que o responsável da Holdimo foi alvo, mas negou que este se tenha barricado na casa de banho. Ao que o nosso jornal apurou, a polícia interveio de pronto perante aquele foco de conflito e sanou a situação. Refira-se que Álvaro Sobrinho entrou na AG acompanhado por dois seguranças.

18h24 - Augusto Inácio, atual diretor para o futebol do Sporting, foi aplaudido à saída do Altice Arena.

18h12 - Nas redes sociais corre o rumor de que Álvaro Sobrinho terá sido agredido. O Diário de Notícias diz mesmo que o dono da Holdimo estará barricado numa casa de banho do Altice Arena.

17h51 -
Bruno de Carvalho volta ao Facebook para dizer que o presidente da MAG "está a mentir aos sócios".




17h49 -
João Barnabé: "Isto é a vitalidade do Sporting à flor da pele por muito que o queiram destruir".

17h47 - José Eduardo: "Há um ambiente tenso mas muito pacífico".

17h34 - 
Vicente Moura, que foi vice-presidente na direção de Bruno de Carvalho, também vai exercer o seu direito de voto. O conhecido sportinguista desejou que o clube entre num caminho de paz. 

17h31 -
A CMTV está a noticiar que rebentaram petardos perto do pavilhão.

17h27 -
Os sócios continuam a chegar de forma incessante ao pavilhão. Carlos Severino, José Maria Ricciardi e Rita Matos estão entre eles.

17h22 -
Pedro Santana Lopes, antigo presidente do Sporting, chega à Altice Arena: "Uma das coisas que esperava era que os sócios viessem em massa e isso já está a acontecer. A maioria que decida e que depois se respeite a decisão."

17h21 - 
Esta AG deverá contar com a participação de 50 mil sócios - a estimativa foi feita por Jaime Marta Soares.

17h19 -
Elsa Judas também já chegou: "Estou confiante num resultado favorável a Bruno de Carvalho. O Sporting sempre teve vitalidade. Tudo quanto seja a bem do Sporting que seja histórico".

17h09 -
"O ambiente lá dentro é uma vergonha, em 20 sócios que falam, 19 são a favor do Bruno de Carvalho. Um senhor falou contra, houve assobios, impropérios contra o presidente da MAG. É uma vergonha. Sem dúvida que ele está a manipular a AG. Só fala a malta dele, não me revejo neste Sporting. Estou profundamente enervado com isto. Na segunda vez votei nele, mas depois disto... Ele é o principal responsável por esta situação. Tinha-se demitido, ia para eleições e se ganhassse ganhava. A segurança não está em causa, toda a gente consegue votar. Este não é o meu Sporting", disse o presidente da mesa da Assembleia Geral do núcleo de Almoçageme à CMTV.

17h07 -
O líder leonino pede aos seus apoiantes que não abandonem a assembleia. 



17h03 -
Bruno de Carvalho partilha um vídeo em que um associado, seu apoiante, discursa na assembleia.



16h50 -
Álvaro Sobrinho acaba de chegar à Altice Arena. "Espero que corra com civismo, que seja uma votação em massa e contundente", disse o presidente da Holdimo, o segundo maior acionista da SAD do Sporting.

16h47 -
Um homem contou à saída que no interior do pavilhão estão estrategicamente colocados sócios apoiantes de Bruno de Carvalho para dar a entender que o ambiente é muito tenso. "Ao princípio juntaram-se os 'meninos' de Bruno de Carvalho em grupinhos de 10 ou 12 estrategicamente colocados no pavilhão. Eles queriam que o ambiente parecesse tenso e quando aparecia alguém da mesa da assembleia assobiavam. O Bruno de Carvalho manipula aqueles que como ele andam a ganhar à custa do Sporting. Eu pago para o Sporting há mais de 50 anos. Se ele ganhar, nem eu nem ninguém da minha família paga nem mais um tostão", garantiu à CMTV o sócio, sem conseguir evitar as lágrimas. 

16h43 -
Jaime Marta Soares revelou à assembleia que se houver eleições, serão marcadas para 8 de setembro.

16h39 -
A subcomissária Ana Carvalho faz um balanço do policiamento aos microfones da TVI: "Todo o policiamento mantém-se estável, não há qualquer incidente a registar. A maior preocupação é a linha de revistas, mas as coisas estão a correr bem. Os sócios não devem trazer grandes mochilas, para não atrasar as revistas, objetos contundentes, armas, etc."

16h38 -
Nuno Saraiva, diretor de comunicação do Sporting, está na Altice Arena.

16h36 -
Dias da Cunha, antigo presidente do Sporting, está na fila para entrar no pavilhão mas disse que não quer falar aos jornalistas.

16h23 -
Nenhum membro do Conselho Diretivo do Sporting compareceu até ao momento na Assembleia Geral destitutiva, noticia a agência Lusa.

16h18 -
Há muita gente no exterior da Altice Arena, conforme se pode constatar neste vídeo partilhado no Twitter.


16h12 - O líder leonino constata na mesma rede social que os discursos na AG estão a ser favoráveis à sua continuidade. "Média: 10 discursos: 1 contra o CD, 9 a favor do CD. Pelo Notário de Jaime Marta Soares será 90% a favor do CD e 10% contra o CD. Isto é 90% a favor da continuidade, em plenas funções, do CD e saída imediata de JMS, resto da putativa MAG demissionária e das restantes putativas comissões dele. É apenas uma sondagem ao estilo Notário do JMS e 'Eurosondagem'...", escreve Bruno de Carvalho.




16h11 -
Bruno de Carvalho constata no Facebook que há mais sócios a entrar pelas traseiras: "Luis Loureiro, Rita Matos e Jorge Sanches vão entrar pela porta dos fundos por razões de segurança... Afinal qual é a sondagem? Sem "afinações" o Sporting Clube de Portugal e a SAD vão continuar dos sócios!"

16h09 -
A TVI está a divulgar que Jaime Marta Soares terá dito no momento em que foi assobiado no início dos trabalhos: "A vossa democracia deixa muito a desejar."

16h03 -
Rogério Alves também já está na Altice Arena: "Vamos votar e vamos decidir é um dia para arquivarmos estes antagonismos, estas guerras. Há que respeitar a escolha que for feita, partir para uma nova era e relançar este clube espetacular que é o Sporting. Quem gannhar vai ter o direito de tirar as ilações, quem perder terá de ser respeitado. Temos de ouvir os sócios, eles estão aqui para decidir."

16h02 -
Os sócios que estão a sair dizem que o ambiente está sereno, que a assembleia está a decorrer sem incidentes.

15h59 -
Bruno de Carvalho está bem informado sobre tudo o que se passa na altice Arena. "Ricciardi e Ferro Rodrigues vão entrar pela porta dos fundos por razões de segurança... Afinal qual é a sondagem? Sem afinações o Sporting Clube de Portugal e a SAD vão continuar dos sócios!", escreveu no Facebook.




15h57 - No interior do pavilhão, Record apurou que há grupos muito ruidosos, compostos por sócios que envergam t-shirts brancas, mas também há muitos adeptos em silêncio, a acompanhar tranquilamente o desenrolar dos acontecimentos.

15h55 -
Continuam centenas de pessoas no exterior da Altice Arena, à espera de entrar no recinto para votar. Ninguém entra sem passar pela revista, garrafas de água e objetos considerados perigosos pela PSG ficam à porta. 

15h49 -
Bruno de Carvalho insurge-se no Facebook com o facto de Jaime Marta Soares ter mandado parar as gravações da AG: "Jaime Marta Soares mentiu: Mandou agora a tal empresa que ia gravar tudo, para demonstrar que era tudo fidedigno, PARAR de gravar. Isto é um escândalo! Os sportinguistas não merecem pessoas destas!" Logo a seguir volta à carga para dizer que o líder da MAG "mentiu". "Voltou a afirmar que tem 3.500 votos mas não diz quem foi o Notário adivinho que os confirmou..."



15h44 -
Mário Machado: "Hoje é um dos dias mais importantes da história do meu clube e é importante os sócios estarem aqui hoje. Mais importante é que não haja qualquer tipo de violência, tem havido comportamentos violentos nas redes sociais e queria pedir aos sócios que mostrem o seu civismo para provarmos que somos a melhor massa associativa que o país tem. Ainda não decidi como vou votar, será no momento", disse o candidato à liderança da Juve Leo às televisões. 

15h42 - Madeira Rodrigues, candidato derrotado por Bruno de Carvalho nas últimas eleições, também está na Altice Arena: "Vamos iniciar um novo ciclo no Sporting. Candidatura? Isso não interessa para nada."

15h34 -
Mário Machado, candidato à liderança da Juventude Leonina, também está na AG.

15h24 -
Há muitas centenas de pessoas na fila para aceder à Altice Arena. A entrada está a proceder-se de forma célere.

15h22 -
Bruno de Carvalho, entretanto, voltou ao Facebook para criticar as movimentações de José Eduardo e Bruno Mascarenhas na AG: "O José Eduardo e o Bruno Mascarenhas têm algum cargo nestas comissões? Eles movimentam-se pela zona restrita a funcionários e dirigentes...", questiona o presidente.

15h20 - 
Os sócios começaram a falar, cada inscrito pode intervir na assembleia durante dois minutos.

15h10 - 
As urnas da primeira Assembleia Geral (AG) de destituição da história do Sporting, na qual os sócios do clube vão decidir o futuro do presidente, Bruno de Carvalho, abriram às 14h50, informa a agência Lusa. 

15h07 - 
O líder leonino continua a publicar no Facebook vídeos da AG.



15h03 -
Bruno de Carvalho partilha novo vídeo do interior da assembleia.



14h45 -
Outro vídeo partilhado por Bruno de Carvalho.



14h43 -
Bruno de Carvalho está a divulgar no Facebook vídeos do interior da Assembleia Geral.


14h37 -
Nas redes sociais começam a surgir imagens do boletim de voto. Em frente ao sim e ao não foi colocada uma explicação, ou seja, explica-se que quem vota sim é a favor da saída da direção e que quem vota não é a favor da continuidade do atual conselho diretivo. Recorde-se que esta foi uma pretensão de Bruno de Carvalho, que alertou para o facto de a pergunta poder levar a erros de interpretação por parte dos sócios.

O boletim de voto


14h18 -
Fila cresce e  dentro do pavilhão já estão muitos sócios.

14h02 -
Bruno de Carvalho volta a publicar uma suposta queixa de um sócio na AG, desta vez de um que diz ter sido obrigado a retirar a t-shirt. "Eu sinceramente não me interessam T-shirts ou camisas mas a democracia é votar nu? Jaime Marta Soares um homem que chegou ao poder com o 25 de Abril... Falam da Revolução dos Cravos mas está na frente da Revolução dos Cravas.

14h01 - Sem quorum reunido, o início dos trabalhos é adiado meia hora, como era previsto na convocatória da Assembleia Geral.

13h37 -
Os delegados da MAG são sócios do Sporting com total legitimidade e legalidade para exercerem essas funções. Na Altice Arena estão também elementos da empresa de auditoria e certificação e o Notário para fazer a acta e ficar fiel depositário dos votos depois da contagem.

13H33 -
Frederico Varandas chega à Altice Arena, e apela à presença massiva dos sócios na AG.

13h22 -
Até este minuto 910 sócios já se acreditaram e entraram no pavilhão. Tudo a decorrer bem a nível de entradas, acreditações e medidas de segurança.

13h15 -
Bruno de Carvalho voltou ao Facebook, fazendo críticas sobre a organização da AG: "Putativa MAG enche pavilhão de "voluntários" que ninguém sabe de onde são...Acreditação e votação cheia de "desconhecidos"... Começam mal... Eu só relato... no fim comento...". Bdc partilha uma suposta mensagem de sócios.

12h27 -
Ainda não são muitos os sócios junto da Altice Arena. A entrada está a decorrer com toda a normalidade. Vários agentes da PSP na zona.

12h15 -
Portas já abriram. Marta Soares no topo da escadaria cumprimenta os sócios que entram.

12H04 -
Adeptos aguardam pela abertura das portas.

11h55 - Confira aqui tudo o que precisa de saber sobre a Assembleia Geral do Sporting.

11h51 -
Tudo muito calmo junto à Altice Arena. Alguns sócios fizeram questão de vestir as cores leoninas. Em declarações à CMTV manifestam "esperança" que a situação de crise do Sporting fique resolvida.

11h40 -
Faltam 20 minutos para a abertura das portas da Altice Arena. Alguns sócios do Sporting já se preparam para entrar.

10h45 - 
José Pedro Rodrigues, membro da lista de Pedro Madeira Rodrigues nas últimas eleições, em 2017, foi notificado este sábado pelos serviços do Sporting, perto da 1 da manhã, dando conta da alteração da sua condição de associado. Passou de "normal" a "pedente", pelo que não poderá estar presente na Assembleia Geral de hoje.

09h50 - 
Um estudo de opinião efetuado pela ‘Eurosondagem’ para o jornal ‘Expresso’, entre os dias 18 e 21 de junho de 2018, é totalmente arrasador para Bruno de Carvalho: 74,5 por cento querem a saída imediata de Bruno de Carvalho, 9,9 por cento preferiram não responder e 15,6 por cento defendem a continuidade de BdC. 

09h36 - 
Por razões de segurança, a AG será filmada e gravada na totalidade, mas não divulgada. A PSP, "após reuniões com os diversos intervenientes", "decidiu implementar um dispositivo de segurança similar ao de um jogo de alto risco e aos espetáculos que se realizam na Altice Arena." Todos os sócios serão sujeitos a revista antes de entrarem no recinto, de forma a prevenir a entrada de objetos proibidos ou perigosos, nomeadamente engenhos pirotécnicos. A PSP implementará perímetros de segurança e desaconselha o uso de malas e mochilas. 

8h10
- No dia em que o seu futuro à frente dos destinos do Sporting será decidido pelos sócios, na Assembleia Geral destitutiva, Bruno de Carvalho publicou um extenso post no Facebook em que, além de apelar ao voto no "não", agradece, um a um, a todos os elementos quer compõem o Conselho Diretivo, bem como a todos os colaboradores.

Trinta e nove dias depois do ataque à Academia, a 15 de maio, e 79 após o polémico jogo com o Atlético Madrid, a 5 de abril, dois dos factos que fundamentam a justa causa invocada para a destituição do Conselho Diretivo, os sócios do Sporting são hoje chamados a decidir o futuro do clube na Altice Arena, em Assembleia Geral – a primeira da história centenária dos leões, que irá deliberar sobre a revogação do mandato de uma direção. Em fevereiro de 2013, uma AG semelhante foi evitada com a demissão em bloco dos órgãos sociais.

Preso há semanas num labirinto de dúvidas e polémicas, o Sporting começará esta madrugada a encontrar a saída para a crise, com a resposta à questão essencial: deve, ou não, Bruno de Carvalho deixar a presidência? A controvérsia prolongou-se até à véspera da AG, ontem, por causa da redação do boletim. Quando for anunciado um resultado (e vencerá a opção que reunir 50%+1, ou seja, maioria simples), só haverá uma certeza: até 15 de setembro, data definida ontem, na TVI, por Jaime Marta Soares, o Sporting irá a eleições. Se BdC for destituído, os associados vão escolher novos órgãos sociais, Conselho Diretivo incluído (a Comissão de Gestão avançará de imediato para a SAD, mas nomeando administradores provisórios); se quiserem que o presidente suspenso continue, o ato será destinado apenas a eleger a Mesa da Assembleia Geral e o Conselho Fiscal e Disciplinar.

Como foram designadas comissões (de fiscalização e de gestão) , Marta Soares só teria de convocar eleições no prazo de 6 meses. Ontem, porém, garantiu que o fará até meados de setembro. "Vou utilizar o mínimo de tempo que os estatutos permitam", prometeu o líder da MAG na TVI.

Por Ricardo Granada e Vítor Almeida Gonçalves
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Sporting

Notícias

Notícias Mais Vistas

M M