Alan Ruiz chegou a acordo com o Colón e não voltará a vestir a camisola do emblema de Santa Fé. O médio argentino, que já está contratado pelo Sporting para as próximas quatro épocas (2020), reuniu-se nas últimas horas com o presidente do Colón Enrique Ariotti, o antigo dirigente Abel Demanuele (que o resgatou ao San Lorenzo, em 2015) e o responsável do sindicato (Futbolistas Argentinos Agremiados) Sergio Marchi.

Do encontro, onde Ruiz esteve assessorado pelo pai, saiu um acordo que permitiu às partes defenderem os respetivos interesses. Ruiz, 22 anos, viu respeitada a determinação de não voltar a jogar pelo Colón, depois de ter sido agredido por adeptos radicais antes do dérbi da semana passada com o Unión; o clube, que atravessa sérias dificuldades financeiras e tem os atos de gestão controlados judicialmente, salvaguardou a transferência para o Sporting, que rendeu 5,3 milhões de euros. Ruiz manterá contrato e salário até junho, antes de rumar a Alvalade, mas em contrapartida ter-se-á comprometido a oferecer ao Colón um ginásio de musculação e equipamentos desportivos para o futebol jovem.

Pagamento

Segundo o ‘El Litoral’, o Sporting pagará a transferência ao Colón que, por sua vez, transferirá o valor da opção de compra para o San Lorenzo (e tem até 30 de maio para o fazer, pelo que não está pressionado por um prazo imediato). Será ainda o Colón a entregar ao jogador a percentagem da operação a que o mesmo tem direito, pela lei argentina. Nos cofres sabaleros ficarão 1,15 milhões de euros livres de impostos, mais 10% de uma futura mais-valia acima de 20 milhões de euros. O irmão de Alan Ruiz, Federico, médio de 26 anos, também vai reforçar os leões.

Um de quatro a pensar no futuro

O campeonato está cada vez mais perto do desfecho mas o Sporting há muito que prepara a próxima época, com Bruno de Carvalho e Jorge Jesus a trabalhar na constituição do plantel. O nome de Alan Ruiz é, neste contexto, um dos quatro já garantidos no começo da nova temporada. Os restantes são o lituano Lukas Spalvis, avançado, de 21 anos, contratado ao Aalborg em janeiro; o extremo Iuri Medeiros, de 21 anos, e o médio João Palhinha, de 20, ambos para resgatar ao Moreirense, após empréstimo. Os leões estão ativos no mercado em busca de um central. Douglas (Trabzonspor) é o desejado. Germán Conti (Colón) está referenciado.

Autor: Vítor Almeida Gonçalves