Com Seydou Doumbia de fora por mais três semanas devido a uma lesão num tendão da perna esquerda, contraída no Sporting-Barcelona de 27 de setembro, Jorge Jesus ‘percebeu’ que até final do mês só podia contar com Bas Dost para a posição de ponta-de-lança do seu 4x4x2. Só que o holandês também entrou no rol de preocupações do técnico, pois uma pancada no pé esquerdo, no treino da manhã de quarta-feira, fez soar os alarmes no reino do leão, motivando... um acompanhamento ao minuto da situação do avançado.

Record sabe que a estrutura que suporta a ala profissional do futebol do Sporting esteve em permanente contacto com os responsáveis clínicos da seleção holandesa, que só ao final do dia e após exames complementares ao primeiro diagnóstico, confirmou que o problema de Bas Dost afinal não passou de um... susto, dando-o como apto para os embates com a Bielorrússia, amanhã, e a Suécia, no dia 10.

Prática reforçada com Jesus

Em paragens de seleções, os leões mantêm relações próximas com as federações que recebem os seus futebolistas, com as quais trocam relatórios ao longo da temporada, comunicando, por exemplo, que tipo de treino físico têm feito na Academia Sporting ou explicando se o jogador precisa de incidir sobre algum tipo de preparação específica. A prática foi reforçada desde que Jorge Jesus assumiu o comando técnico do futebol.


Autores: Alexandre Carvalho e Bruno Fernandes