Record

Assinatura Digital Premium Saiba mais

Frederico Varandas eleito presidente do Sporting: «É a missão mais importante da minha vida»

No ato eleitoral mais concorrido da história do clube (22.510 votantes!), ex-diretor clínico ganhou com 42,32%

Encerramos assim a cobertura de um dia que começou por volta das 6h30. Frederico Varandas foi eleito o 43.º presidente da história do Sporting. Nas eleições mais concorridas de sempre do clube (22.510 votantes), o ex-diretor clínico ganhou com 42,32 por cento dos votos, à frente de João Benedito (36,84%) e Ricciardi (14,55%). Ainda assim, o ex-capitão de futsal teve mais votantes do que Varandas: 9.735 contra 8.717. VEJA AQUI OS RESULTADOS FINAIS

Os resultados só foram anunciados por volta das 02h30, mais de seis horas após as urnas terem fechado. Apesar de o sistema ser eletrónica, Jaime Marta Soares falou que houve problemas informáticos, a que se juntou um pedido de recontagem dos votos por correspondência já no fim.

Varandas encerrou dia longo em festa na Praça Centenário
O ACOMPANHAMENTO AO MINUTO:

03h32 - 
José Maria Ricciardi admitiu que este não foi o resultado que esperava, dizendo que a sua candidatura fez tudo o que estava ao seu alcance para assumir os destinos do Sporting, mas os sócios escolheram outro caminho.

Varandas e Rogério Alves, novo presidente da MAG
03h26 - Hugo Viana, membro da lista de Varandas: "Cria mais pressão entrar em primeiro mas também mais responsabilidade."

03h25 - 
O candidato à presidência do Sporting Rui Jorge Rego assegurou que não vai fazer oposição a Frederico Varandas, que foi eleito no sábado, admitindo que o seu resultado eleitoral ficou aquém do que esperava.

03h14 - Rogério Alves:
"Sporting nao tem dono, tem muitos donos. Assim continuará a ser."

03h10 -
Rogério Alves, novo presidente da MAG, diz que a tomada de posse será na segunda-feira às 19 horas.

03h08 - Discursa Frederico Varandas:

"A minha primeira palavra vai para os outros candidatos. A todos o meu respeito. O meu respeito porque são sportinguistas que acreditavam que eram o melhor para o clube. Somos todos Sporting Clube de Portugal. Uma palavra especial em relação ao Benedito, segundo candidato com mais votos. João, um grande atleta, espero que nunca se afaste do clube e fará sempre parte da história do Sporting. Segunda coisa era dar os parabéns à vitalidade do Sporting. Hoje tivemos o ato eleitoral mais concorrido em 112 anos de história do clube. Isto demonstra a vitalidade e força de um clube gigante. Obrigado a vocês. À minha equipa, que me acompanha há 3 meses e meio nesta maratona, o meu obrigado porque a minha força está na força da minha equipa. A todos os sócios que confiaram nesta lista, o meu obrigado a todos os sócios que nos deram ideias e nos incentivaram."

"Vitória simbólica, porque é a vitória da independência, da resistência, da superação, é assim que vai ser o Sporting. O Sporting não vai ceder, vacilar e nunca vai abdicar dos seus valores ou ideiais. Termino como comecei: o lema, unir o Sporting. Agora a missão têm de ser vocês, é efetivar a união. Unir é estarmos sentados no estádio com um sócio que discorda mas quando a bola entrar gritarmos todos bem alto. Unir o Sporting é colocar os interesses do Sporting acima dos nossos interesses pessoais. Fui um candidato independente e serei um presidente independente, o meu único compromisso é com os sócios. Tudo faremos para lutar pelo Sporting até ao resto das nossas energias, com paixão e competência. Para terminar, vou tirar do bolso algo que guardei no dia 20 de maio. A medalha de finalista da Taça. É esta medalha que mais cedo ou mais tarde irá com um troféu de campeão nacional para o museu. Prometo isso!"

02h59 - Frederico Varandas fala agora aos sócios na Praça Centenário!

02h53 - Frederico Varandas à Sporting TV. 
"Um orgulho e uma missão que vou cumprir com energia. Temos noção do que temos pela frentre, queremos colocar o Sporting a vencer. É a missao mais importante da minha vida. Um grande orgulho", disse, muito emocionado.

02h46 -
Frederico Varandas deverá discursar em breve na Praça Centenário.

Praça Centenário a encher
02h42 - Jaime Marta Soares ainda fala no Auditório Artur Agostinho: "Dei tudo o que tinha e que dá o que tem a mais não é obrigado. Tentei errar o menos possível, segui sempre o que importa na defesa incondicional dos sócios. Tomada de posse? Acertar ainda com o próximo presidente da MAG o auto de posse. Vou falar com Varandas e se ele quiser já amanhã, estou disponível."

Marta Soares a anunciar os resultados
02h37 - Frederico Varandas chega à Praça do Centenário ao rubro!!

02h29 - Fala agora Jaime Marta Soares: "Anuncio o resultado das eleições. Estranharão a demora mas o homem constrói a máquina e ela dá problemas. Durante duas horas estivemos numa situação complicada, não sei que o aconteceu ao PC, tivemos de dar cabo dele e atrasou-nos duas horas. Saíram resultados que não tinham nada a ver. É uma penitência. Máquina traiu os técnicos e impediu-os de fazer um brilharte. No futuro teremos de fazer apuramentos".

Os resultados das eleições
02h23 - RESULTADOS FINAIS (VOTOS): Varandas teve menos votantes que Benedito mas mais votos!

Frederico Varandas - 42,32%
João Benedito - 36,84%
Ricciardi - 14,55%

02H22 - João Benedito já deu os parabéns a Varandas: "
Dar os parabéns ao Frederico Varandas pela vitória que, a partir deste momento, tem não só a percentagem que votou nele mas também a percentagem que votou na lista A. Será o meu presidente para que o Sporting possa ter um futuro risonho. Pode contar com todo o apoio das pessoas desta lista."

02h19 - Já há festa na sede de campanha de Frederico Varanda. É MESMO O NOVO PRESIDENTE DO SPORTING!

02h16 -
CMTV avança que Frederico Varandas venceu as eleições e é o novo presidente do Sporting.

02h08 -
João Benedito é que terá pedido a recontagem...

01h53 -
Naturalmente, as expectativas e tensão são enormes nas sedes de campanha dos principais candidatos, sensações acentuadas pela recontagem.

01h38 -
Os 3.200 votos por correspondência estão a ser recontados, revela a CMTV. As diferenças entre Varandas, Benedito e Ricciardi serão mínimas e daí o procedimento...

01h24 -
Segundo a CMTV, Ricciardi aproxima-se da dupla Benedito/Varandas quando contemplados também os votos presenciais...

01h21 -
Aumenta a expectativa e os resultados devem ser anunciados em breve... O vencedor deverá sair desta dupla: Varandas ou Benedito.

Jornalistas concentram-se junto ao palco da Praça Centenário
01h07 - Luís Marques, elemento da Comissão de Gestão, à CMTV: "Contagem está ainda a decorrer. Os votos por correspondência têm uma contagem morosa. Depois há alguns sócios que mandaram voto por correspondência e também votaram aqui, o que obriga a conferir. Críticas de Ricciardi? Não têm razão de ser, mantivemo-nos independentes." 

"O que alterou a nossa comunicação foi a conferência dada por um elemento da Comissão de Fiscalização, que divulgou dados da vida do Sporting, reservados, numa altura em que o Sporting estava a fechar as contas para apresentar à CMVM. Perante divulgação de tal dados, a Comissão de Gestão não podia senão condenar tal gesto. O Sporting tem situação difícil, como todos os clubes, mas tem condições para as resolver."

00h59 -
A Praça Centenário está prestes a abrir. Nesta altura, os jornalistas começam a aproximar-se do palco.

O palco na Praça Centenário já está montado
00h55 - Jaime Marta Soares vai anunciar os resultados das eleições no palco da Praça Centenário e não na sala de imprensa, como estava previsto.

00h44 - Segundo Record apurou, João Benedito teve, efetivamente, mais pessoas a votar nele no que respeita aos que o fizeram por correspondência mas Frederico Varandas somou mais votos!
Isto porque a cada sócio não corresponde necessariamente um voto, pois o número de votos depende, sim, dos anos de associado.

00h29 -
O palco da Praça Centenário está montado e, neste momento, os técnicos estão a testar o som.

00h28 -
Os votos por correspondência estão agora a ser introduzidos no sistema, que irá gerar os resultados finais.

00h04  -
À TVI24, João Benedito não quis comentar o facto de estar à frente nos votos por correspondência: "Vamos respeitar toda a gente e não vamos especular."

23h59 - Segundo a CMTV, entre os 3.200 votos por correspondência que foram aceites (num total de 5.100), surge à frente João Benedito, à frente de Frederico Varandas e José Maria Ricciardi!

23h55 -
O palco da Praça Centenário está a ser montado neste momento. Recorde-se que o novo presidente do Sporting só deverá ser conhecido por volta da uma da manhã.

23h45 - Dias Ferreira:
"Não tenho previsão para resultados. Sei que às 22 horas ainda seriam mais três horas, à vontade. Expectativa? Tenho boas expectativas. Mais uma vez demos uma lição de como nos comportamos, com grande corrida às urnas. Sócios estavam preocupados mas vieram tomar as suas decisões. Sócios demonstraram que são os donos do clube. Quase 50 por cento dos que podem votar assim fizerem, é uma lição para o país. (...) Leio esses resultados como as sondagens. Vou apoiar o próximo presidente se não for eu, como gostaria que fizessem comigo. Sporting sai a ganhar deste dia. Vou dar os parabéns a qualquer dos vencedores."

23h35 -
A contagem dos votos ainda decorre em Alvalade. Os seis candidatos estarão no estádio a aguardar os resultados.

23h08 -
Palco e sistema de som estão a ser ainda instalados na Praça Centenário para a consequente coroação do novo presidente do Sporting.

22h54 -
Segundo a CM TV, a contagem dos votos por correspondência já vai a meio.

Sócios aguardam pela abertura da Praça Centenário
22h45 - Os adeptos (poucos) aguardam que as portas da Praça Centenário sejam abertas.

Praça Centenário ainda vazia
22h27 - A CM TV anuncia que foram contados os votos presenciais de 32 sócios que não conseguiram votar de forma eletrónica: 66 votos para Frederico Varandas, 42 para Ricciardi, 25 para João Benedito e 6 para Dias Ferreira. Estes são votantes que tinham vários votos, fruto dos anos de associado.

22h15 -
A Praça Centenário ainda não abriu aos sócios mas a polícia começa a chegar, para qualquer eventualidade.

22h13 -
Assim sendo, a contagem dos votos por correspondência começou há instantes. São 3.240 votos que serão tidos em conta, pois dos 5.100 totais alguns foram excluídos.

22h05
- Depois de ter falado em "hora e meia, duas horas" (isto às 21 horas), Artur Torres Pereira anuncia agora que os resultados poderão ser conhecidos somente "daqui a três horas."

22h03 - Sousa Cintra:
"Está um pouco demorado, vão ainda contar os votos, mas dentro da normalidade. Tem sido uma festa. Começaram agora mesmo a contar. A posse não será hoje, apenas se saberá quem é o vencedor."

21h56 -
José Maria Ricciardi seguiu para casa, onde assistirá à divulgação dos resultados, anunciou a SIC Notícias.

21h02 - Segundo a CM TV, a votação está renhida entre João Benedito e Frederico Varandas!

21h00 - Torres Pereira:
"Acredito que mais hora e meia, duas horas teremos os resultados cá fora. Com um futuro risonho para o Sporting. Espero que possam comungar a grande alegria que eu e Sousa Cintra deixamos hoje com um grande trabalho à frente do Sporting (...). Situação financeira está controlada e anda longe dos números disparatados que alguns candidatos dizem."

20h55 - Sousa Cintra anunciou um reforço para os escalões jovens:
"um miúdo de 16 anos, quase um 1,90m, do Belenenses. Assinei ontem à noite com ele. (...) Baixei a massa salarial em mais de 10 milhões. Os resultados estão à vista e agora façam o melhor. Oxalá quem vier a seguir faça melhor do que eu. No Sporting nunca apresentei qualquer despesa. Saio de consciência tranquila. Homenagem do Sporting? Hoje já foi aqui bem claro com os sócios a agradecer-me. Não penso em estátuas, não quero nada disso. Se os sócios reconheceram... preciso é de ter saúde. Fiz o que tinha de fazer e os resultados estão à vista. Ter o Sporting em primeiro... meu Deus, não se pode pedir mais. Não sou eu quem vai dar instruções à nova direção mas se quiserem ouvir a minha opinião tudo bem. Daqui para a frente espero que as coisas melhorem. Não espero ser condecorado e os sportinguistas saberão avaliar. Estarei sempre disponível."

20h40 - Sousa Cintra aos jornalistas:
"As seis listas portaram-se muito bem e a campanha correu com grande elevação. Não vi nenhum insulto, prestaram um bom serviço ao Sporting.  Brevemente será anunciado o vencedor e apelo que a família esteja unida, há apenas um vencedor, que é o Sporting. (...) Sporting está bem financeiramente e deve menos comparativamente com FC Porto e Benfica. Hoje os clubes lutam para ser campeões, para arrecadar aquelas verbas monstruosas e o Sporting só vai à Liga Europa. (...) Clubes vivem das vendas, acima de tudo, e das receitas das TV's. A outra parte são os empréstimos obrigacionistas. E o Sporting tem muito a receber dos jogadores que rescindiram."

20h08 -
Em resumo, quase metade dos 51 mil sócios com direito de voto exerceram-no. Assim sendo, novo recorde com 22.510 votantes, sendo que só os sócios que votaram presencialmente (19.159) já dariam para superar o recorde do anterior máximo (18.755). Por correspondência são válidos 3.351. De referir ainda que as portas da Praça Centenário abrem às 22h00 e antes da meia noite poderá haver presidente.

20h04 -
Segundo a CM TV, a estimativa é de que possa haver presidente entre as 23 horas e a meia noite.

20h02 -
Já começaram a ser contados os votos por correspondência.

20h01 - Termina a conferência de imprensa de Marta Soares!

19h57 - Jaime Marta Soares:
"Pode acontecer [vencedor ter menos de metade dos votos], não há segunda volta. Obriga a grande capacidade de gestão. Quem ganhar tem toda a legitimidade."

19h54 - Jaime Marta Soares:
"Não vou dizer a hora porque não tenho certezas mas vamos fazer todos os esforços. Não vamos ter a demora dos anos anteriores. Viragem? Todos os dias o Sporting procura os caminhos da vitória. É o clube mais eclético. Seja quem ganhar, estarão cientes da responsabilidade e vão procurar o que mais importa. Vamos ter um Sporting renovado".

19h50 - Jaime Marta Soares:
"Às 22 horas irei abrir as portas da Praça Centenário aos sócios"

19h39 - Jaime Marta Soares faz o balanço das eleições:
"Não houve um único conflito ou azedume entre associados, nem alterações de voz entre os 20 mil sócios que passaram aqui. O país estava na expectativa e gostariam de saber o que se estava a passar. Repito então. Foi um ato eleitoral inexcedível, se calhar incomparável em qualquer clube desportivo e uma lição de democracia em qualquer ato. Atingimos a maior votação de sempre em todas as eleições do Sporting; em 2017 tivemos 18.661; na AG de 23 de junho, estiveram 15.040 sócios. Hoje só os que votaram presencialmente foram até agora 19.159 eleitores. Recebemos 5.100 por correspondência mas já excluídos os que não estão em condições são válidos 3.351. Portanto, dá 22.510 sócios, em números redondos. Um dia histórico!"

19h36 - Rui Jorge Rego
: "Que tenha conhecimento, eleições decorreram com cordialidade, demonstrando ao mundo que somos um grande clube. Que prevaleça a vontade dos sócios. Esta afluência não me surpreende, estava a contar com ela. Sócios deram-me os parabéns pela campanha que fiz e pediram para cá estar amanhã. Próximas horas vou encará-las com tranquilidade. Todos temos consciência do que fizemos. Desempenhei o papel a que me propus. O presidente que foi eleito será o meu presidente".

19h32 -
À Sporting TV, Sousa Cintra anunciou que votaram mais de 26 mil sócios, um novo recorde, superior em mais de 8 mil associados comparativamente com o anterior máximo (2017): "É uma demonstração da grandeza do Sporting. Pela primeira vez votaram mais de 26 mil sportinguistas. É muito importante pelo interesse que têm em participar na vida do clube. É a vitalidade do Sporting. É motivo de grande orgulho."

19h28 -
As urnas já encerraram, mas ainda há muitas pessoas nas imediações do estádio de Alvalade. 

19h17 -
Sousa Cintra cruzou-se com os jornalistas e considerou que estas eleições "foram um sucesso". O presidente da SAD referiu que mais tarde voltará a falar.

19h14 -
Jaime Marta Soares após ser o último a votar: "Se isto correu bem, deve-se ao trabalho extraordinário dos funcionários do Sporting. Os senhores delegados também foram muito importantes. Estas eleições foram muito fáceis!



19h12 -
Jaime Marta Soares foi agora o último a votar! Começa agora a contagem!

19h01 - Encerrou a fila para votar
! Restam já poucos sócios para votar, o que significa que o processo de voto deverá estar completo em breve. Recorde-se que Jaime Marta Soares anunciou que às 16h45 já tinham votado presencialmente 16 mil sócios, a que se juntam 5100 mil por correspondência, num total de 21 mil - superior aos 18.755 nas eleições do ano passado. Há instantes, a Sport TV deu conta de que só presencialmente já teriam votado mais de 18 mil associados.

18h48 -
Tavares Pereira é o único candidato que ainda está nas nas imediações e, junto aos jornalistas, afirmou que caso seja derrotado nas eleições "quem perde é o Sporting."

18h44 -
Já quase não há fila em torno do estádio e o fluxo é cada vez menor.

18h43 -
Segundo a Sport TV, só em votantes presencias poder-se-á ter ultrapassado já o total das eleições de 2017, que constituíam o anterior recorde. A estação televisiva diz que já votaram mais de 18 mil em Alvalade, a que se somam mais 5100 por correspondência.

18h42 -
Após votar, Daniel Carriço falou aos jornalistas e deixou entender que escolheu Frederico Varandas: "É alguém muito carismático, um líder, sempre esteve perto dos jogadores e pode ajudar o Sporting no futuro. Não vou revelar em quem votei, mas quase que revelei..."

18h28 -
A expectativa é que até às 20 horas já todos os sócios tenham votado. As urnas, recorde-se, encerram às 19 horas.

18h26 - Daniel Carriço
, antigo capitão do Sporting, está ainda na fila para votar nestas eleições do Sporting.

18h00 -
Nélson Pereira, antigo guarda-redes do Sporting e ex-técnico de guardiões, destacou a enorme afluência de sócios nestas eleições: "É uma grande demonstração de sportinguismo e espero que isto nos traga um futuro bastante risonho. Que o Sporting seja campeão rapidamente. É um clube de uma grandeza enorme. Há uma paixão muito grande e as pessoas acreditam que o futuro pode ser risonho. Clube precisa de estabilidade e tem necessidade de títulos."

17h58 -
Filipe Soares Franco, antigo presidente do Sporting, desejou que o novo líder dos leões tenha algumas características que considera fundamentais.

17h42 - Pedro Madeira Rodrigues esteve esta tarde em Alvalade
para exercer o seu direito de voto e congratulou-se com a forma como o ato eleitoral está a decorrer. O antigo candidato, que abdicou da corrida a favor de José Maria Ricciardi, reconheceu que "custa um bocadinho" ir votar sem ser candidato.

17h05:
Pedro Madeira Rodrigues, candidato pela lista B que desistiu nos últimos dias e manifestou apoio a Ricciardi, está em Alvalade para votar. "É um dia de mudança, de grande felicidade para todos. Acabou a era de Bruno de Carvalho definitivamente", disse

16h44: Jaime Marta Soares voltou a sublinhar a forma com que os sócios do Sporting se estão a dirigir às urnas. "Estabilidade total e absoluta", disse e diz que já foi batido o recorde de votantes. "São 16h45 e já votaram 16 mil sócios (presencialmente)", número ao qual se somam 5 mil por correspondência, anunciou num total de mais de 21 mil. Nas últimas eleições, em 2017, as mais concorridas de sempre, haviam votado 18.755







16h37:
Augusto Inácio também está em Alvalade para votar

As imagens que marcam as eleições mais concorridas de sempre no Sporting: nem a chuva afastou os sócios
16h30: Faltam duas horas e meia para fecharem as urnas e o corropio continua em Alvalade. Aguarda-se novo balanço de Marta Soares que estará a chegar ao Auditório Artur Agostinho

16h20:
Diogo Orvalho, ex-membro da MAG, congratulou-se pela grande afluência às urnas. "É um sinal da vitalidade e da democracia", disse, sublinhando que não faria qualquer comentário sobre as últimas declarações de Bruno de Carvalho







16h: 
"Vamos ser campeões. Estou muito satisfeito pela resposta da família leonina, é um sinal da vitalidade do clube, e acredito que vamos bater o recorde eleitoral", afirmou Sousa Cintra

"Quem for o vencedor, terá o meu apoio" disse Dias Ferreira sobre os restantes candidatos à presidência





15h42: Jaime Marta Soares fará novo ponto de situação sobre as eleições às 16h30

Sporting celebrou conquista da Supertaça
15h40: Em dia de eleições, o Sporting acaba de conquistar a Supertaça de futsal, com uma goleada ao Fabril

15h32:
Vicente Moura não escondeu a satisfação em ver a grande afluência às urnas. "O Sporting precisa de paz, de unidade, tranquilidade. O presidente que for eleito hoje tem de ser o nosso presidente. As primeira palavras ao novo presidente? Que o Sporting está primeiro que tudo, que os adeptos e sócios. Depois destes meses de instabilidade, os sportinguistas responderam. O Sporting é uma grande força. Bruno de Carvalho? Não vale a pensa falar dele. É o passado e o passado acabou hoje", afirmou enquanto aguardava para votar.

14h30 -
Torres Pereira engrandeceu o trabalho de Sousa Cintra e propôs que fosse nomeado presidente honorário







14h16 - Sousa Cintra também já votou
. Antes, falou aos jornalistas sobre a 'ameaça' de Bruno de Carvalho: "Qual impugnação? Não faz sentido perdermos tempo com essas coisas. Temos de pensar no futuro, que o sporting é um clube com futuro. A palavra Sporting é muito forte, não só em Portugal como no estrangeiro. A família sportinguista está unida quando é preciso", afirmou o ainda presidente da SAD". 

13h51 -
Artur Torres Pereira, presidente da Comissão de Gestão, acompanhado de Sousa Cintra, fez um balanço muito positivo do ato eleitoral que decorre este sábado. "Estamos muito felizes por poder ter ajudado neste dia de festa. Uma adesão fantástica, os sócios estão a corresponder ao clima de unidade, de festa sportinguista. Estamos seguros que daqui sairá um Sporting melhor e à altura dos seus pergaminhos", afirmou antes de votar. 

13h30:
Jaime Marta Soares faz novo balanço das eleições. "Sem atropelos, a um ritmo constante e permanente", começa por dizer. Às 13h30 já votaram 9.500 associados, está a ser a um ritmo muito grande. Creio que podemos concluir que serão as eleições mais concorridas de sempre. Marta Soares faliu ainda das reclamações "que não terão chegado à dezena". "São reclamações simples, pessoas que carregam com força exagerada e depois o sistema já não aceita a marcação da lista que queriam. Sai um papelinho onde se vê se votou ou se votou em branco. São questões que podem acontecer e estão previstas".

13h15: Fernando Tavares Pereira
, candidato da lista G, foi o último dos candidatos a chegar a Alvalade para votar e cruzou-se com Dias Ferreira. "Desejámos boa sorte, que ganhe o melhor e que quem ganhe seja o Sporting. O que queremos é ganhar títulos, unir o Sporting. O Sporting tem vitalidade e fez-se para vencer. Na campanha fizemos um trabalho perfeito, digno de sportinguismo. Foi difícil, mas fizemo-lo com gosto. Estamos cá para vencer. O que mais ouvi foi que o Sporting não fez o trabalho que devia ser feito. Amanhã vou agradecer aos sócios terem confiado na nossa equipa e reorganizar o que não está bem. Se eu não vencer, aquele que ganhar vai ser o meu presidente, não lhe vamos dificultar nada a vida. Se for eu o vencedor muito bem, se não, o Sporting acima de tudo. Que sejamos todos competentes. Exijo que haja muita transparência, dignidade, que a Academia funcione, que haja títulos", disse aos jornalistas

13h07:
À hora de almoço, a fila começa agora a diminuir em Alvalade. Uma manhã de tranquilidade, num dia que pode ser histórico para o Sporting

12h59: Rui Jorge Rego
, candidato pela Lista E, já está na fila para votar. "Hoje não é dia de campanha. Que seja um dia histórico. Acredito que vamos ter uma votação tranquila. O resto logo que se vê. Amanhã pensarei no sempre no Sporting, ganhe ou não. Não serei oposição caso não ganhe. E espero que ninguém seja oposição!
Estou muito satisfeito com a afluência às urnas. Nós somos um clube unido. Tivemos uma campanha elevada. Vamos saber estar juntos a partir de amanhã. Estava à espera que hoje fosse um dia de recordes. Foi sempre o que senti", afirmou aos jornalistas

12h57:
À CMTV, Sousa Cintra falou de um dia "histórico". "Devemos bater recordes e isso mostra a vitalidade do clube. Espero que tudo corra de forma cívica e com respeito. Que amanhã, os derrotados fiquem ao lado do vencedor. Espero que só haja um vencedor: o Sporting", disse à chegada a Alvalade

12h53:
Dias da Cunha também está na fila para votar e aplaude a afluência às urnas. "Tanto quanto eu me recordo, é a primera vez que acontece eleições com tantos candidatos"

12h44:
Equipa técnica já votou

12h37:
Dias Ferreira e Ricciardi cruzaram-se em Alvalade e cumprimentaram-se. "Vou votar em mim", disse Dias Ferreira divertido

12h31:
Bas Dost está a votar. 

12h20:
Manuel Fernandes considera que seja qual for o resultado das eleições para a presidência do Sporting este dia ficará na história pela elevada afluência de sócios.

12h17: Dias Ferreira
, da lista F, já está em Alvalade. "A grande afluência às urnas é uma lição de democraia e responsabilidade dos sportinguistas", disse à Sporting TV

12h16:
Paulinho, conhecido roupeiro do Sporting, está igualmente na fila para votar também

12h15: Ricciardi voltou a falar aos jornalistas enquanto esperava pela sua vez de votar e avançou com a primeira medida a tomar se for hoje eleito

11h52:
A fila segue a andar a bom ritmo. Muitos sportinguistas continuam a chegar a Alvalade. Ambiente tranquilo.

11h46:
José Maria Ricciardi já comentou a afluência às urnas. "Estou muito contente por ver esta afluência extraordinária de sócios. Acho que é um grande sinal de vitalidade do clube. Desejo que votem em consciência em quem entenderem ser o melhor candidato. Tenho orgulho em ver este mar de sócios e mostra a grandeza deste clube. Não vejo isto em mais nenhum clube. Impressiona-me esta militância principalmente pelos mais jovens que não viram o Sporting campeão nacional. Estou sensibilizado e não me esquecerei deste dia seja qual for o resultado. Por mais problemas que existam, com estes sócios o clube há-de continuar sempre a ir para a frente", disse à Sporting TV

11h30:
Jaime Marta Soares faz novo balanço e fala num "ritmo maravilhoso" da votação. "Sem qualquer reclamação. Está tudo num andamento perfeito, a decorrer de forma perfeita", disse, atualizando os números: "Se às 9h30 já tinham votado 750, às 10h30, 2.730, às 11, 3.910 e às 11h30 5 mil sócios"

11h28: José Maria Ricciardi,
candidato pela Lista B, também já está na fila para votar

11h20: Frederico Varandas
, candidato pela Lista D, chega a Alvalade

11h06:
Pedro Barbosa chega agora a Alvalade para votar. O ex-capitão do Sporting não quis falar aos jornalistas.

Guia prático para as eleições: as condições para votar, os órgãos a eleger, onde se pode votar, a   distribuição de votos por anos de filiação...

10h50:
João Benedito já votou e diz que o "dia tem corrido de forma fantástica". "O importante hoje é que o Sporting saia solidificado, que toda a gente venha votar. Que a partir de hoje se fale do Sporting a uma só voz", disse aos jornalistas

10h46:
Manuel Fernandes também está na fila para votar

10h31:
Mais de 5 mil votos por correspondência chegaram ontem ao presidente da mesa da AG

10h24:
Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, também já está na fila para votar. "É um ato muito importante. Quero sublinhar a gratidão com as pessoas que nas últimas semanas e meses geriram a SAD. Mas também preocupação com a situação financeira do clube que é praticamente desconhecida, é preciso uma auditoria. E em terceiro lugar uma palavra de esperança. E que a partir desta noite, todos os candidatos se unam.
Era bom que fossem batidos todos os recordes de votação", afirmou aos jornalistas

10h16 -
Miguel Albuquerque, diretor de futsal do Sporting, já votou. "Interessa que os valores do Sporting saiam destacados. O importante é que a partir de amanhã, independentemente de quem seja o vencedor das eleições, que consigamos remar todos para o mesmo lado. Chega de convulsões no Sporting. Amanhã vai haver um presidente que tem de ser o presidente de todos os sportinguistas", afirmou antes de rumar ao Algarve onde, esta tarde, o Sporting disputa a Supertaça de futsal frente ao Fabril

10h11 - Polícia a controlar a fila para que nada falhe nestas eleições.

10h10 - Foram já várias as figuras públicas que surgiram na fila para votar: o ator Pedro Lima, o chef Avillez, padre Vítor Melícias ou Pedro Boucherie Mendes, entre outros

10h06 - O candidato João Benedito percorre a área envolvente ao estádio, com boa disposição e apoio de alguns sócios.

João Benedito






9h48: João Benedito
já está na fila para votar. É o primeiro candidato a chegar a Alvalade







9h43: Aos jornalistas, o presidente da mesa da AG falou ainda de Bruno de Carvalho: "Não há qualquer razão para vir a Alvalade porque não pode exercer o seu direito de voto". 

9h35:
Jaime Marta Soares faz o primeiro balanço do dia: em meia hora, já votaram 750 sócios. "O sistema está a funcionar plenamente. Abrimos todo o sistema eletrónico às 7h30: iniciaram votação todos os funcionários e os delegados das variadas listas com a indicação de que abriríamos votação às 9 horas. Assim aconteceu. Tudo muito pacificamente, ordeiramente, com uma disciplina maravilhosa. Em 30 minutos já votaram mais de 750 sócios o que é uma média extraordinária que se se mantivesse assim, aconteceria o que está perspetivado - um recorde de presença de sócios", disse. Dentro de duas horas, Marta Soares fará novo balanço

9h31:
São milhares os sócios já na fila. Ambiente tranquilo e de boa disposição enquanto se espera pela vez de eleger o 43.º presidente do Sporting...








9H13:
Os seis candidatos irão votar durante a manhã: João Benedito, às 9h30; Frederico Varandas às 11h e, 15 minutos depois, José Maria Ricciardi. Dias Ferreira deverá votar ao meio-dia e Rui Jorge Rego às 12h30. Fernando Tavares Pereira é o último dos seis candidatos a ir a Alvalade, pelas 13h15

9h06:
Jaime Marta Soares marca presença desde cedo e está junto à Praça Centenário. Às 9h30, o presidente da MAG avançará com os primeiros números

9h02:
Mais de mil sócios à espera.. e já abriram as urnas

8h52:
Na primeira hora do dia em que decorrem eleições para o Sporting, a SAD leonina publicou os resultados do ano fiscal que terminou em Junho, que mostram uma deterioração das condições financeiras da cotada.

8h50:
Já abriram as portas em Alvalade! A votação arranca às 9 horas

Ninguém arreda pé da fila mesmo com a chuva
8h44: Começa a chover, mas a fila para votar aumenta a bom ritmo. Já são cerca de 500 pessoas...

8h33:
 Os seis candidatos aceitaram o desafio de Record e responderam, em exclusivo ao nosso jornal, a seis questões sobre os respetivos programas.

8h30: A poucas horas de passar a pasta para a nova MAG, Marta Soares admite que a mudança de testemunho é um "grande alívio", a despeito de sempre ter estado "feliz" por servir o Sporting.

Os primeiros a votar esta manhã...
8h25: A aproximadamente meia hora de abrirem as votações, já estão cerca de 100 sócios na fila à espera que as portas abram em Alvalade. Eduardo Inácio, Serafim Ramiro e Bruno Santos são os primeiros três sócios da fila

8h12: No último ato eleitoral foi montado um palco na Praça Centenário para anunciar os resultados finais da votação. Esta iniciativa não se vai repetir hoje, alegadamente, por motivos de segurança. Assim que for terminada a contagem dos votos, Jaime Marta Soares vai revelar os resultados no Hall Vip do Estádio José Alvalade. Em seguida será realizada uma conferência de imprensa na qual o novo presidente do clube leonino fará a sua primeira declaração aos sócios, muito provavelmente já de madrugada.

8h07: Jaime Marta Soares considerou que a desistência de Pedro Madeira Rodrigues levantou um "problema", dado que o nome do gestor ainda constará nos boletins, apesar de qualquer voto na Lista C ser automaticamente nulo.

8h: Como é habitual, a estrutura de futebol dos leões também deverá exercer o direito de voto. Jogadores, treinadores, médicos, departamento de comunicação e restantes elementos do balneário vão, a conta-gotas, votar no nome que desejam para ocupar o cargo deixado vago por Bruno de Carvalho.

Bom dia! Os sócios do Sporting elegem hoje o 43.º presidente do clube, entre seis candidatos que procuram suceder a Bruno de Carvalho, o primeiro a ser destituído em 112 anos de história e que já ameaçou impugnar as eleições. Fique connosco ao longo de todo o dia e acompanhe, a par e passo, tudo o que se passa em Alvalade!

João Benedito (lista A), José Maria Ricciardi (B), Frederico Varandas (D), Rui Jorge Rego (E), José Dias Ferreira (F) e Fernando Tavares Pereira (G) são os seis pretendentes que se mantiveram até ao fim na corrida, após a desistência de Pedro Madeira Rodrigues (C), derrotado por Bruno de Carvalho em 2017, que se tornou apoiante de Ricciardi.

As eleições decorrerão no Estádio José Alvalade, entre as 9 horas e as 19 horas, serão a maior operação do género no clube lisboeta, visto que os 51.009 sócios com direito a voto constituem também o número máximo alguma vez alcançado.

Além dos votos por correspondência recebidos na sede do Sporting até às 20 horas de sexta-feira, poderão exercer todos os sócios que "registem entrada no local, ou que se encontrem em espera no local de entrada, até às 19 horas" de hoje.

Bruno de Carvalho, eleito presidente pela primeira vez em 2013 e reeleito em 2017, com 86,13% dos votos, nas eleições mais concorridas de sempre, tentou entrar na corrida, mas viu a lista que encabeçava ser rejeitada por estar suspenso de sócio e já ameaçou impugnar o ato eleitoral.

O ex-presidente não resistiu à grave crise institucional motivada pelas agressões de adeptos do clube a vários futebolistas - nove dos quais rescindiram unilateralmente, alegando justa causa -, na academia de Alcochete, e foi destituído em Assembleia Geral extraordinária, em 23 de junho, pouco mais de um ano após a reeleição.

Naquela altura, o Sporting já vivia sob a liderança da uma Comissão de Gestão (CG), presidida por Artur Torres Pereira - que terá de 'entregar a pasta' ao presidente que sair das eleições de hoje -, enquanto para a SAD foi designado Sousa Cintra, em substituição de Bruno de Carvalho.
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Sporting

Notícias

Notícias Mais Vistas

M M