90' - Fim do jogo. O Sporting soma a segunda derrota no estágio na Suíça, após perder com o Valencia. Os leões não deslumbraram na exibição e acabaram penalizados por uma série de erros: primeiro do árbitro, que assinalou um penálti inexistente, depois do guarda-redes Azbe Jug, que saiu em falso a um cruzamento, e por fim de André Geraldes, que calculou mal um atraso para o dono da baliza e entregou o 3-2 ao Basileia. Jorge Jesus testou três sistemas: começou com três centrais em 3x4x3, mudou após o intervalo para 4x3x3 e terminou em 4x4x2. De positivo, realce para a boa entrada em campo de Matheus Pereira e Iuri Medeiros e para a boa exibição de Bruno Fernandes na primeira parte. Segue-se o Marselha, dia 18, a fechar o estágio na Suíça.

86' - Entra Pedro Silva, para o lugar de Azbe Jug.Tarde infeliz do guarda-redes esloveno. Gelson Dala substitui Iuri Medeiros. Com a entrada de Dala, que se junta a Doumbia, o Sporting passa a jogar em 4x4x2.

84' - Remate potente de Bruno César. Grande defesa de Vaclik, que evita o 3-3.

82' - Cruzamento de Mattheus Oliveira da esquerda, Doumbia desvia de cabeça e Iuri Medeiros aparece ao segundo poste a criar perigo. Esteve à vista o empate!

80' - André Geraldes compromete. Lateral-direito tenta o atraso para Azbe Jug, mas o passe sai fraco. Bua percebe e antecipa-se ao guarda-redes que sai dos postes para tentar intercetar a bola. Um erro, um golo, eis a sina do leão.

77' - Iuri Medeiros progride com espaço pelo flanco direito e vislumbra Matheus Pereira desmarcado na área. Bem colocado, o brasileiro finaliza de primeira para o empate. Cruzamento com regra e esquadro de Iuri. Está feito o 2-2!

72' - Substituições no Basileia. Entraram Kuzmanovic, Bua, Kutesa e Schmid; saíram Steffen, Van Wolfswinkel, Xhaka e Delgado.

70' - Os leões jogam agora em 4x3x3, com Jug, André Geraldes, André Pinto, Tobias Figueiredo e Bruno César; Palhinha, Battaglia e Mattheus Oliveira; Iuri Medeiros, Matheus Pereira e Doumbia. 

66' - Mais substituições no Sporting. Entraram Matheus Pereira, André Geraldes e Palhinha; saíram Podence, Piccini e Mathieu.

65' - Boa jogada de envolvimento do Sporting, com Mattheus, Doumbia e Bruno César a cruzar para a área. 

58' - Sporting tenta reagir, com Podence a ser o principal dinamizador do ataque.

57' - Steffen remata ao poste, livre de marcação. Grande passe de Lang, com Mathieu e André Pinto batidos.

51' - No Basileia, saiu Suchy e entrou Elyounoussi.

50' - Tobias Figueiredo evita o 3-1! Delgado cabeceia com perigo e o central desvia para canto.

49' - Jesus mantém esquema de três centrais, agora com Piccini na direita e Bruno César na esquerda. Battaglia e Mattheus Oliveira ficam ao meio, com Iuri na esquerda, Podence na direita e Doumbia na frente.

46' No Sporting entram André Pinto, Bruno César, Mattheus Oliveira, Battaglia, Iuri Medeiros e Doumbia. SaíramCoates, Jonathan Silva, Petrovic, Bruno Fernandes, Alan Ruiz e Bas Dost.

Recomeça o jogo!

45' - Final da primeira parte. O Sporting vai a perder para o intervalo, na sequência de um erro de Azbe Jug. Os leões colocaram-se em vantagem, de penálti, por Bas Dost. Delgado empatou, também de penálti, num erro do ábitro da partida, já que não existe falta de Tobias sobre Van Wolfswinkel.

44' - Podence cria perigo a passe de Alan Ruiz.
 
43' - Lang cruza da direita, o segundo poste. Azbe Jug sai dos postes mas não agarra a bola. Nas costas, Steffen aproveita e encosta facilmente para o 2-1. Enorme erro de Jug.

36' - Delgado comete falta grosseira sobre Bruno Fernandes. O médio do Sporting fica a pedir satisfações e é empurrado. Gera-se uma confusão a meio-campo, com um grande aglomerado de jogadores e Coates a sair em defesa do companheiro de equipa. Jorge Jesus chama a atenção de Bruno Fernandes.

34' - Penálti para o Basileia. Golo de Delgado. Decisão no mínimo duvidosa do árbitro. Van Wolfswinkel tropeça em Tobias Figueiredo e Alain Bieri descortinou uma falta que não existe.

31' - Sporting não desperdiçou a melhor oportunidade do jogo e Bas Dost volta a marcar na pré-época. Já tinha faturado contra o Fenerbahçe.

28' - Golo de Bas Dost, de penálti! 0-1 para o Sporting.

27' - Akanji comete falta sobre Alan Ruiz para grande penalidade.

21' - Grande oportunidade para o Basileia. Lang desce pelo corredor direito e cruza para a área onde Steffen obriga o Sporting a aliviar para canto.

20' - Remate de Bruno Fernandes, fraco e à figura de Vaclik.

19' - Transição rápida do Sporting com Podence a cruzar e Lang a cortar para canto. Os leões pressionam. 

10' - Jogo dividido nos primeiros minutos, sem situações de perigo junto das balizas. 

1' O Basileia joga com Vaclik, Suchy, Balanta, Riveros, Riveros, Akanji, Xhaka, Steffen, Zuffi, Delgado e Van Wolfswinkel. O treinador é Raphael Wikcy.

18h15 - Começa o jogo em Delley-Portalban!

- Está confirmado o onze do Sporting. Jorge Jesus começa com três centrais. O técnico já testou esta variante em dois jogos mas é a primeira vez que o faz logo de início. Os leões vão jogar com Jug, Piccini, Tobias Figueiredo, Coates, Mathieu, Jonathan Silva, Petrovic, Bruno Fernandes, Podence, Alan Ruiz e Bas Dost.

- Ainda não há equipas oficiais mas já é possível perceber aquelas que devem ser as opções de Jorge Jesus para o onze. A saber: Jug, Piccini, Tobias Figueiredo, Coates, Mathieu, Jonathan Silva, Petrovic, Bruno Fernandes, Podence, Alan Ruiz e Bas Dost.

- O encontro vai começar com um atraso de 15 minutos, ou seja, apenas às 18.15.

-
Este jogo marca também o reencontro de Seydou Doumbia com a última equipa que representou.

-
Este será o quinto jogo de preparação da equipa de Jorge Jesus nesta pré-temporada. Depois de duas vitórias à porta fechada (3-0 frente à equipa B e 2-0 contra o Cova da Piedade), os leões já somaram os três resultados possíveis nos jogos à vista dos adeptos (empate 1-1 perante o Belenenses, vitória por 2-1 sobre o Fenerbahçe e derrota por 3-0 contra o Valencia).

- Boa tarde. O Sporting faz esta tarde o terceiro encontro do estágio na Suíça, perante o campeão do país helvético: o Basileia. Record vai acompanhar todas as incidências.


Autor: Vítor Almeida Gonçalves