Os Xutos & Pontapés não gostaram de ver o seu tema musical ‘À minha maneira’ ser utilizado como hino do movimento Novo Vitória, liderado por Vieira de Castro, mas esperam que o bom senso dos responsáveis da Lista A seja suficiente para resolver a questão.

"Não fomos apanhados de surpresa porque, infelizmente, não é caso único no panorama nacional, mas como não houve nenhum pedido de autorização para a utilização do tema vamos notificar os responsáveis para que o mesmo saia imediatamente da campanha", referiu a Record um dos gestores dos interesses profissionais da banda portuguesa, para logo de seguida mencionar que não há interesse, por agora, em agir judicialmente contra a candidatura de Vieira de Castro: "Se o tema for retirado não vamos pensar noutro tipo de repercussões."

A Lista A, pelo seu lado, ao que apurou o nosso jornal, não tem conhecimento de qualquer contrariedade relativa ao seu hino, pelo que aguarda pela evolução do processo antes de tomar qualquer posição pública. O trabalho foi encomendado a um produtor externo, que forneceu o tema que tem acompanhado as intervenções de Vieira de Castro, pelo que será solicitado um esclarecimento a essa entidade e só a partir daí será realizada uma avaliação de todos os factos.

Após os recentes casos de plágio que têm abalado o panorama musical em Portugal, desta vez levanta-se uma questão de salvaguarda de direitos. O hino do Novo Vitória chama-se 'A nossa bandeira', sendo evidente a colagem aos acordes dos Xutos com uma letra adaptada às circunstâncias eleitorais do emblema minhoto.

Oiça aqui o hino da polémica


Autor: Pedro Malacó