Esta segunda-feira cumpriu-se o dia 1 do Vilafranquense na nova temporada. Os ribatejanos regressaram ao trabalho, depois da realização dos habituais exames médicos, com oito reforços, entre os quais se destaca o regresso do internacional angolano Carlos, 16 anos depois, ao clube onde cumpriu a formação. A nível estrutural, a SAD liderada por Rodolfo Frutuoso conta agora também com novo investidor: a POR-IT Sports Management.

Um ano depois do regresso aos campeonatos nacionais, a equipa do Cevadeiro arranca 2017/18 com Filipe Coelho ao leme depois de tal ter acontecido com José Sousa na época transata. "A possibilidade de começar desde o início da época permite um maior critério naquilo que pretendemos a nível individual. Ainda não estamos como pretendemos mas penso que em breve possamos a chegar ao que pretendemos em termos de número e qualidade [dos jogadores]", reiterou o técnico português, de 36 anos, que deixou o objetivo para a época dependente de vários fatores.

"Vai depender do dia-a-dia e do que é a capacidade de treino, espírito de sacrifício e envolvimento da cidade como 12º jogador. É tempo de perceber se as pessoas querem aquilo que nós queremos", constatou.

O primeiro jogo oficial acontece no sábado, diante do Oriental, sendo que a apresentação aos sócios, ainda com adversário a definir acontecerá uma semana depois.

A 6 de agosto, o Vilafranquense volta a entrar em campo na estreia do Torneio de Abertura da AF Lisboa, frente ao 1º Dezembro. A presença na 2ª eliminatória, três dias depois ante o Mafra, está dependente de uma vitória frente à formação de Sintra.

Plantel provisório

Guarda-redes: Emanuel Leitão, Carlos (ex-Rec. Caála) e Rodrigo Moura;

Defesas: Bernardo Carlos, Rúben Freitas, Renan Pinto (ex-Águeda), Miguel Lourenço, João Freitas (ex-Gafanha), Charles Monteiro, Anta e Dénis Martins;

Médios: Diogo Izata, Paulo Sereno, Carlos David, Jorge (júnior) e Rúben Gouveia (Ac. Lobito);

Avançados: Marocas, Fábio Freire, Luís Pinto (ex-Torreense), Ragner (ex-Alcanenense), Gonçalo Gregório (ex-Leixões) e Jacinto Monteiro (ex-Loures).

SAÍDAS:
Mauro Andrade, Júlio Cézar, Flávio Santos, Tiago Martins (V. Guimarães) José Lúcio, Bitó, Figo (Rec. Libolo), Nélson Veiga, Alfa Semedo (Moreirense), Barbosa, Luquinhas (Benfica), Bruno Fernandes (Sporting), Ely e Omar Cassamá

Autor: Flávio Miguel Silva