Record

Assinatura Digital Premium Saiba mais

Carla Couto e o profissionalismo: «Ainda há um longo caminho a percorrer»

Embaixadora e delegada do Sindicato de Jogadores para o futebol feminino

• Foto: Raquel Wise
Carla Couto, embaixadora e delegada do Sindicato de Jogadores para o futebol feminino, foi uma das primeiras portuguesas a jogar a nível profissional, mas para isso teve de mudar-se para Itália, onde representou a Lazio, em 2011/12. Terminou a carreira em 2014 e apesar de ver o progresso no futebol feminino português reconhece que falta muito. "Ainda há um longo caminho a percorrer. Neste momento já temos uma Liga, mas só duas equipas conseguem ter plantéis profissionais. Sei que há esforços por parte de outros clubes, vontade de darem melhores condições às jogadoras mas ainda falta muito", começou por considerar.

"Na próxima época, a entrada do Benfica vai proporcionar a mais jogadoras serem profissionais, mas é um caso isolado. Infelizmente, não vejo clubes como o Futebol Benfica ou o Estoril, que apostam no futebol feminino, com capacidade para formarem um plantel profissional", explicou.

A antiga avançada, recordista de presenças na Seleção Nacional, com 146 internacionalizações, elogia a vontade das jogadoras: "Vejo com muito agrado os bons resultados da Seleção. É tudo fruto de muito mérito, de trabalho e de dedicação. A Seleção melhorou muito porque, nos últimos anos, muitas portuguesas foram jogar para o estrangeiro, precisamente para terem o treino profissional que cá não era possível. Quando eu jogava, treinávamos três vezes por semana, havia muita dedicação, mas contra as outras seleções notava-se a diferença da preparação física."

Carla Couto acredita que o futebol feminino nacional vai continuar a evoluir: "As portuguesas têm talento, faltava a parte física, mas nos últimos anos encurtámos essa distância e a tendência será continuar."
Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Seleção Feminina

Notícias

Notícias Mais Vistas

M M