Há uma luz ao fundo do túnel para a Seleção Nacional sub-17. Depois de a equipa das quinas ter complicado o apuramento direto para o Europeu, ainda existe uma possibilidade de Portugal não ser o pior segundo classificado entre os oito grupos de apuramento e garantir o acesso à fase final da prova, que se disputa entre 3 e 19 de maio na Croácia.

Vamos às contas, então. Uma vez que só contam os pontos e golos contra o primeiro e terceiro classificados, Portugal tem apenas um ponto e uma diferença de 3-5 em golos. Já está garantido que todos os outros grupos vão ter uma nação no 2.º lugar melhor, menos no Grupo 7.

O cenário é simples. Na terça-feira, é obrigatório que Eslovénia (3.º) não perca com a República Checa (4.º), enquanto também é preciso que Inglaterra (1.º) ganhe por diferença de dois ou mais golos. Basta a República Checa vencer para saltar para o 3.º lugar e alterar por completo as contas, tornando a Bósnia num 2.º lugar melhor do que Portugal. Daí que seja obrigatório estes dois resultados acima mencionados.

Autor: Pedro Gonçalo Pinto