CONSTITUIÇÃO DOS GRUPOS

GRUPO A

BENFICA (PORTUGAL)
Manchester United (Inglaterra)
Basileia (Suíça)
CSKA Moscovo (Rússia)

GRUPO B

Bayern Munique (Alemanha)
Paris Saint-Germain (França)
Anderlecht (Bélgica)
Celtic (Escócia)

GRUPO C

Chelsea (Inglaterra)
Atlético Madrid (Espanha)
Roma (Itália)
Qarabag (Azerbaijão)

GRUPO D

Juventus (Itália)
Barcelona (Espanha)
Olympiacos (Grécia)
SPORTING (PORTUGAL)

GRUPO E

Spartak Moscovo (Rússia)
Sevilha (Espanha)
Liverpool (Inglaterra)
Maribor (Eslovénia)

GRUPO F

Shakhtar Donetsk (Ucrânia)
Manchester City (Inglaterra)
Nápoles (Itália)
Feyenoord (Holanda)

GRUPO G

Monaco (França)
FC PORTO (PORTUGAL)
Besiktas (Turquia)
RB Leipzig (Alemanha)

GRUPO H

Real Madrid (Espanha)
Borussia Dortmund (Alemanha)
Tottenham (Inglaterra)
Apoel Nicósia (Chipre)

.........................

18h02 - Agora é a vez de Cristiano Ronaldo regressar ao palco para receber o troféu de melhor jogador do ano. O português bateu Messi e Buffon, repetindo os triunfos de 2014 e 2016. A Gala da UEFA fecha, assim, da melhor forma para as cores nacionais...

18h00 - Resta a atribuição dos troféus à melhor jogadora e melhor jogador do ano 2017. Lieke Martens, campeã europeia ao serviço da seleção holandesa, é a eleita no setor feminino, batendo a alemã Dzsenifer Marozsán e a dinamarquesa Pernille Harder.

17h50 - Já o CSKA Moscovo completa o Grupo A, defrontando Benfica, Manchester United e Basileia.

17h47 - Agora é a vez do Sporting... e os leões integram o Grupo D, defrontando Juventus, Barcelona e Olympiacos.

17h45 - Arranca o sorteio do Pote 4, com o Leipzig a ser a primeira equipa a sair. Os vice-campeões alemães vão para o grupo do FC Porto.

17h42 - Sem surpresa, Cristiano Ronaldo é eleito como o melhor avançado da Liga dos Campeões de 2016/17, recebendo o troféu das mãos de Pedro Pinto. No palco, CR7 agradeceu o prémio, assumindo a felicidade por "vencer troféus coletivos e individuais" e lembrando que atravessa um "grande momento".

17h41 - Está resolvido o Pote 3, ficam a faltar apenas o Pote 4, no qual está incluído o Sporting.

17h39 - O Tottenham junta-se a Real Madrid e Borussia Dortmund no Grupo H.

17h38 - Já o Besiktas será adversário do FC Porto no Grupo G.

17h37 - O Basileia, campeão suíço, é o rival do Benfica saído do Pote 3.

17h34 - O croata Luka Modric (Real Madrid) sobe ao palco para receber o troféu de melhor médio da Champions em 2016/17.

17h30 - Já o Paris Saint-Germain integra o grupo do Bayern.

17h29 - Agora é a vez do Manchester United, de José Mourinho, que vai ser rival do Benfica no Grupo A.

17h29 - Segue-se o Atlético Madrid, que vai enfrentar o Chelsea no Grupo C.

17h27 - Prossegue o sorteio e o FC Porto é logo o primeiro nome a sair: a equipa orientada por Sérgio Conceição integra o Grupo G, do Monaco. Será o reencontro dos portistas com os monegascos, numa reedição da final ganha pelos dragões em 2004.

17h25 - O espanhol Sergio Ramos, do Real Madrid, sobe ao palco do Forum Grimaldi para receber o prémio de melhor defesa da edição do ano passado da Liga dos Campeões - Marcelo e Bonucci eram os outros candidatos. O central merengue assumiu a ambição de conquistar a Champions pelo terceiro ano seguido.

17h23 - Resta a Juventus, que estará no Grupo D.

17h23 - Agora é a vez do Real Madrid, campeão espanhol e detentor da Champions, que integra o Grupo H.

17h22 - Quanto ao Shakhtar Donetsk, orientado pelo também português Paulo Fonseca, jogará no Grupo F.

17h21 - O Monaco, de Leonardo Jardim, é o clube que se segue, e estará no Grupo G.

17H20 - O Bayern Munique fará parte do Grupo B.

17h19 - Agora é a vez do Benfica, que integrará o Grupo A.

17h18 - Já o Chelsea vai para o Grupo C.

17H17 - O Spartak Moscovo, campeão russo, é o primeiro clube a sair... integrando o Grupo E.

17h13 - Vai começar o sorteio propriamente dito da Liga dos Campeões 2017/18. As equipas do Pote 1 são as primeiras a serem anunciadas: Benfica, Real Madrid, Bayern, Chelsea, Juventus, Monaco, Spartak e Shakhtar.

17h10 - O prémio de melhor guarda-redes da Champions da temporada passada vai para Gianluigi Buffon, veterano guardião da Juventus, de 39 anos. Manuel Neuer (Bayern Munique) e Jan Oblak (Atlético Madrid) eram os outros candidatos.

17h08 - Agora é a vez do ucraniano Andriy Shevchenko, embaixador da final de 2017/18, que se realiza em Kiev, subir ao palco para participar no sorteio.

17h07 - Depois de receber elogios de Ceferin, Totti agradeceu o troféu.

17h04 - Aleksander Ceferin, atual líder da UEFA, sobe ao palco para a entrega do prémio presidencial a Francesco Totti, que fez toda a carreira na AS Roma e abandonou os relvados no final da época passada.

17h00 - Com apresentação do português Pedro Pinto e Reshmin Chowdhury, a gala da UEFA arranca com um vídeo em que podem ser revistos os melhores momentos da Liga dos Campeões de 2016/17, conquistada pelo Real Madrid.

- Cristiano Ronaldo já está no Forum Grimaldi, sendo recebido em grande entusiasmo pelos adeptos presentes à entrada do recinto, ávidos por um autógrafo do craque português.


- Depois de o Real Madrid ter ganho as duas últimas edições da Champions, a final desta temporada vai realizar-se no Estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia, a 26 de maio de 2018. Já a fase de grupos arranca a 12/13 de setembro, enquanto a 6.ª e última jornada será a 5/6 de dezembro. Os oitavos-de-final repartem-se entre 13/14 e 20/21 de fevereiro (1.ª mão), 6/7 e 13/14 de março (2.ª mão). Os 'quartos' serão a 3/4 de abril (1.ª mão) e 10/11 de abril (2.ª mão), enquanto as meias-finais disputam-se a 24/25 de abril (1.ª mão) e 1/2 de maio (2.ª mão).

- Serão ainda entregues os troféus para o melhor guarda-redes, defesa, médio e avançado da edição da Liga dos Campeões de 2016/17, tal como o prémio de melhor futebolista do ano no setor feminino - a alemã Dzsenifer Marozsán, a dinamarquesa Pernille Harder e a holandesa Lieke Martens são as nomeadas. Isto sem esquecer o troféu Presidente da UEFA, que será entregue ao italiano Francesco Totti, que disse adeus aos relvados no final da temporada passada.

- Mas a gala desta tarde não se vai resumir ao sorteio da fase de grupos da Champions. Durante a festa serão anunciados vários prémios relativos à época passada, entre eles o de melhor jogador europeu de 2016/17. No lote de três finalistas está Cristiano Ronaldo, que tem o argentino Leonel Messi e o italiano Gigi Buffon como rivais. O português é o favorito, devendo repetir os triunfos de 2014 e 2016.

- Já o Sporting, que teve de ultrapassar o playoff de qualificação, aparece apenas no pote 4, juntamente com Celtic, CSKA, Apoel, Feyenoord, Maribor, Qarabag e Leipzig. No pote 3 estão Nápoles, Tottenham, Basileia, Olympiacos, Anderlecht, Liverpool, Roma e Besiktas.

- O Benfica integra o pote 1, juntamente com Real Madrid, Bayern, Chelsea, Juventus, Monaco, Spartak e Shakhtar, enquanto o FC Porto surge no pote 2, a par de Barcelona, At. Madrid, PSG, B. Dortmund, Sevilha, Manchester City e Manchester United.

- O sorteio obedece à condicionante habitual: nenhuma equipa pode calhar no mesmo grupo de outra do mesmo país. Além disso, a UEFA decidiu que os clubes da Rússia e da Ucrânia não poderão defrontar-se, devido às relações tensas existentes entre as duas nações. De resto, as equipas estão divididas como sempre: campeões dos países melhor classificados no ranking da UEFA no pote 1, distribuindo-se as restantes pelos 2, 3 e 4, consoante o respetivo ranking.

- Benfica, FC Porto e Sporting vão conhecer hoje os adversários na fase de grupos, naquela que será a sexta vez em que vão estar três clubes portugueses nesta fase da Champions - uma situação que não deve repetir-se nas próximas épocas pois em 2018/19 só haverá duas equipas nacionais com acesso à competição.

- O Fórum Grimaldi, no Mónaco, recebe esta tarde, a partir das 17 horas (em Portugal continental), mais uma Gala da UEFA, cerimónia durante a qual se realizará igualmente o sorteio da fase de grupos da 26.ª edição da Liga dos Campeões - a Taça dos Campeões adotou este nome em 1992/93.