18h51 - Termina a partida. Portugal falha o objetivo. Inglaterra é a nova campeão europeia de sub-19.

90'+5 - Diogo Costa sobe à grande área contrária naquele que será o último lance do encontro. Canto na esquerda, e o guarda-redes consegue cabecear, mas ao lado da baliza de Ramsdale.

90'+3 - Portugal ganha um pontapé de canto, na equerda, e mais outro, na direita, mas Ramsdale mantém-se instransponível.


90'+1 - Ramsdale vê o cartão amarelo por queimar mais alguns segundos na marcação de um livre à saída da área.

90' - Portugal tem cinco minutos de compensações para tentar chegar ao prolongamento.

88' - Mais uma oportunidade para Portugal, com o remate de fora da área de Miguel Luís a acertar nas malhas laterais da baliza defendida pela equipa inglesa.

86' - Inglaterra fica reduzida a 10 elementos, que vê o segundo cartão amarelo e consequente vermelho a Edun, por uma falta feia a meio campo.

84' - Seleção inglesa esgota as substituções com a entrada de Edwards para o lugar de Buckley-Ricketts.

81' - Quina arrisca o remate de fora da área, mas o disparo sai ao lado da baliza de Ramsdale.

78' - Hélio Sousa arrisca tudo e lança mais um avançado em campo. Madi Queta entra para a posição de Abdu Conté. Gedson Fernandes passa a atuar como lateral esquerdo.

76' - Responde a Inglaterra com a entrada de Da Silva para o lugar de Dozzell.

75' - Portugal volta a mexer: Miguel Luis entra para o lugar de Mesaque Dju.

75' - Rui Pedro volta a estar muito perto de marcar, mas Ramsdale não lho permite. Cede pontapé de canto, que o juiz da partida transforma num pontapé de baliza para Inglaterra.

73' - Alteração na seleção inglesa: avançado por avançado, Nmecha por Brereton.

68' - Gooooooollooooo!! Inglaterra volta a comandar o marcador, numa fase em que Portugal estava claramente por cima. Diogo Queirós tem um mau passe e permite que Mount assista Nmecha, que, sozinho, atira a contar.

67' - Rui Pires brindado pelo árbitro checo com uma cartolina amarela.

66' - Sucedem-se as oportunidades para Portugal. Agora foi Ramsdale a negar o 2-1 a Rui Pedro e Johnson a impedir a recarga certeira de Rafael Leão.

63' - Portugal cresceu imenso após o golo. Está por cima do jogo e vai criando lances de algum sufoco para a defensiva inglesa. Como o canto convertido no lado esquerdo por Gedson Fernandes, que sobrevoa toda a grande área contrária, sem que ninguém conseguisse afastá-la.

60' - Remate inesperado de pé esquerdo de Quina, com Ramsdale a ter de aplicar-se para evitar o segundo golo de Portugal.

56' - GOOOOOOOLLOOOOO!!! Portugal restabelece a igualdade, na sequência de um autogolo de Sterling. Cruzamento venenoso de Mesaque Dju acabou por trair o defensor inglês.

55' - Reage Hélio Sousa ao golo inglês, lançando Rafael Leão no lugar de João Filipe.

55' - Falhanço incrível de Mesaque Dju que não consegue aproveitar uma bola perdida na pequena área de Inglaterra. Ramsdale sai em falso, após o livre do lado esquerdo, por João Filipe.

54' - Primeiro cartão amarelo do enconro para Edun, por carga sobre Quina.

50' - Gooooooollloooo!!!! Inglaterra coloca-se na frente do marcador. Livre marcado por Mount, com a bola a bater no poste direito da baliza de Diogo Costa e a ressaltar para a cabeça de Suliman, que, sem oposição, atira a contar.

49' - Falta de Rui Pires sobre Nmecha. Livre perigoso para Inglaterra, em zona frontal.

47' - Sessegnon apanhado em posição irregular. É o primeiro fora de jogo do encontro.

46' - Primeiro remate do período complementar pertence a Portugal. Mesaque Dju, no direito, remata de pé esquerdo para as mão de Ramsdale.

18h01 - Início do segundo tempo.

17h59 - Comentário: Portugal termina o primeiro tempo em dificuldades para segurar a formação inglesa, que parece mais forte fisicamente e, em virtude disso, mais pragmática na procura da baliza contrária. Inglaterra dispôs de duas ou três boas oportunidades para abrir a contagem, mas Portugal foi resistindo como pode.

17h46 - Final da primeira parte.

45' - Árbitro permite que se jogue mais um minuto, para compensar o tempo perdido.

42' - Inglaterra vai desperdiçando oportunidades, com Sterling a fazer estragos na esquerda e a levantar para Sessegnon, que acaba por cabecear a meias com Diogo Dalot e a ganhar um pontapé de canto. Converte Mount, sem consequência para baliza lusa.

40' - A Seleção Nacional parece algo desorganizada e até atordoada com a pressão inglesa. Prova disso, o pontapé de baliza batido por Diogo Costa diretamente para... fora-

38' - Inglaterra é nesta fase uma equipa mais perigosa, como comprova o remate cruzado de Sessegnon, ao lado da baliza de Diogo Costa.

36' - Da Silva consegue algum espaço na área portuguesa e dá curto para Buckley-Ricketts, que, para felicidade de Diogo Costa, atira de pé esquerdo, completamente desenquadrado com a baliza de Portugal. 

32' - Remate de meia distância de Quina, com a bola a sair ligeiramente ao lado do poste esquerdo da baliza de Ramsdale. Foi o primeiro remate, digno desse nome, da Seleção Nacional, que continua a sentir algumas dificuldades para entrar na área inglesa. O aspeto físico está a favorecer o conjunto britânico.

30' - Rui Pedro trabalha bem na área de Inglaterra, mas não consegue atirar à baliza e acaba por cair sem falta.

27' - Primeira oportunidade clara de golo pertence a Inglaterra. Ataque rápido pelo lado direito, com Buckley-Ricketts a cruzar atrasado para o remate de Mount, que acabou bloquado pelo corpo de Diogo Dalot

24' - Luta rija no lado direito da defensiva portuguesa. Dozzell puxa a camisola a Gedson Fernandes, o juiz checo dá livre favorável a Portugal.

22' - Livre lateral batido por Dozzell, na direita, com a defesa nacional a tirar sem problemas.

19' - Buckley-Ricketts surge em boa posição para visar a baliza de Diogo Costa, mas o carrinho superior de Diogo Queirós evita males maiores.

18' - Mais um pontapé de canto para Gedson Fernandes, sem consequências para a baliza inglesa.

17' - Falta preciosa de Queirós, a travar Nmecha à saída do seu meio-campo e a evitar uma saída rápida de Inglaterra para o contra-ataque.

13' - Canto do lado esquerdo, batido por Gedson Fernandes, com a bola a sobrevoar toda a grande área da Inglaterra e a sair pela linha lateral do lado contrário.

12' - Abdu Conté, inteligente, força a falta de Sterling. Passa o perigo para a equipa portuguesa. 

10' - Buckley-Ricketts domina o esférico com o braço, mas o árbitro assistente viu. Livre favorável à seleção Nacional, batido pelo guarda-redes Diogo Costa.

7' - Canto batido por Gedson Fernandes, com o guardião Ramsdale a tirar do interior da grande área.

6' - Portugal perto de marcar. Cruzamento perfeito de Diogo Dalot, com Sterling a desviar ligeiramente a bola da cabeça de Rui Pedro, que se preparava para fazer o golo. Canto favorável à Seleção Nacional.

3' - Portugal entra com uma atitude ofensiva. A primeira falta, porém, é para os ingleses, por carga de Abdu Conté sobre Dozzell.

17h00 - Início da partida.

16h59 - Tocam os hinos de Portugal e Inglaterra.

16h54 - As duas equipas já se encontram no centro do relvado. Tudo a postos para o início da partida.

16h52 - As duas equipas já recolheram aos balneários, após o habitual período de aquecimento. A partida que será dirigida pelo árbitro checo Srdjan Jovanovic começa dentro de instantes. 

16h36 - No banco de Inglaterra, liderado por Keith Downing, vão sentar se: Trott, Brereton, Edwards, Da Silva, Maddox e James.

16h34 - Hélio Sousa terá ainda como opções no banco de suplentes: Leite Figueira, Diogo Leite, Madi Queta, Bruno Paz, Florentino, Miguel Luis e Rafael Leão.

16h30 - Portugal: Diogo Costa; Diogo Dalot, Diogo Queirós, Queirós e Abdu Conté; Rui Pires, Gedson Fernandes e Quina; Mesaque Dju, João Filipe e Rui Pedro.

16h27 - Inglaterra: Ramsdale; Sterling, Johnson, Suliman e Jay da Silva; Buckley-Ricketts, Dozzell, Edun e Sessegnon; Mount e Nmecha.

16h26 - Já são conhecidos os onzes de Inglaterra e Portugal. Comecemos pela equipa inicial inglesa.

16h18
- A confirmar-se o triunfo português este será o segundo título europeu da carreira do técnico, de 48 anos, que há menos de um ano conseguiu igual feito no comando da Seleção Nacional de sub-17.

16h15 - Boa tarde. Portugal tenta este sábado, a partir das 17 horas, na Geórgia, frente à congénere de Inglaterra, conquistar o Campeonato da Europa de sub-19. Nas meias-finais, a seleção liderada por Hélio Sousa impôs-se à Holanda (1-0), enquanto a formação britânica ultrapassou a República Checa (1-0).

Autor: João Lopes