Os Estados Unidos deram sexta-feira um passo importante rumo à fase final do Mundial 2018 ao golearem em casa o Panamá por 4-0, na abertura da nona e penúltima ronda de qualificação da CONCACAF.

Em Orlando, a formação comandada por Bruce Arena resolveu bem cedo um embate que precisava de ganhar para saltar para os lugares de apuramento direto, com dois golos nos primeiros 20 minutos, obra de Christian Pulisic e Jozy Altidore.

Pulisic marcou o primeiro, aos oito minutos, após assistência de Altidore, que apontou o segundo, aos 19, servido pelo jogador do Borussia Dortmund. Aos 43, o avançado do Toronto FC bisou, num penálti à Panenka, e acabou com o encontro.

Os dois protagonistas viriam a ser substituídos na segunda parte, Pulisic aos 57 minutos e Altidore aos 73, sendo que, pelo meio, aos 63, Bobby Wood apontou o quarto dos norte-americanos.

Com este resultado, os Estados Unidos subiram ao terceiro posto da zona CONCACAF, com 12 pontos, contra 15 da Costa Rica, que garante o apuramento se pontuar hoje na receção às Honduras, e 18 do já apurado México, anfitrião de Trindade e Tobago.

O Panamá caiu para o quarto posto, com 10 pontos e uma desvantagem de sete golos em relação aos Estados Unidos, enquanto as Honduras somam nove e também estão na corrida. Podem igual os norte-americanos, mas também têm 12 tentos de atraso.

Na última ronda, marcada para terça-feira, os Estados Unidos deslocam-se a Trindade e Tobago, o Panamá recebe a Costa Rica e as Honduras jogam em casa com o México.

Autor: Lusa