A seleção portuguesa vai jogar frente ao México com fumos negros, devido às mortes provocadas pelo incêndio que continua a lavrar nos concelhos de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos. Será ainda cumprido um minuto de silêncio antes do início do encontro que marca a estreia de Portugal na Taça das Confederações.

"A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) solicitou à FIFA o cumprimento de um minuto de silêncio antes do Portugal-México. O organismo que superintende o futebol mundial concordou com a observância deste minuto de silêncio e permitiu, ainda, que os jogadores portugueses atuem com fumos negros [braçadeiras pretas]", revelou organismo.

A FPF avançou também que o próprio organismo, os treinadores, os jogadores e todo o staff da Seleção Nacional que estão em Kazan, na Rússia, decidiram juntar uma verba para entregar ao município de Pedrógão Grande, com o objetivo de auxiliar as famílias das vitimas do incêndio.

O Portugal-México, da primeira jornada do Grupo A da Taça das Confederações, está agendado para as 18:00 (16:00 de Lisboa), na Arena Kazan.

Além de aceitar o pedido feito pela Federação Portuguesa de Futebol, a FIFA demonstrou a sua solidariedade para com as vítimas da tragédia, republicando a mensagem partilhada pela FPF nas redes sociais e através das declarações do seu presidente, Gianni Infantino, aos jornalistas portugueses.

#Repost @portugal ··· O dia em que iniciamos a participação na Taça das Confederações é igualmente um dia de grande consternação e dor para o País que orgulhosamente representamos. A tragédia ocorrida em Pedrógão Grande, que reclamou a vida de tantos dos nossos compatriotas, não pode deixar ninguém indiferente e certamente não nos deixa a nós. Nesta hora tão triste, enviamos as mais sentidas condolências às famílias, amigos e entes queridos das vítimas dos incêndios. Se temos consciência de que meras palavras não poderão minimizar a vossa dor que também é nossa, dizemo-vos, ainda assim, que hoje em campo levaremos o vosso coração no nosso coração. ?? Fernando Gomes Fernando Santos @rpatricio1 @brunoralves2oficiall @official_pepe @luisneto13oficial @raphaelguerreiro14 @f6nte @cristiano @joaomoutinho8 @andresilva9 @bernardocarvalhosilva @nelsonsemedo50 @josesaoficial @iamdanilopereira @wcarvalho14 @aftgomes21 @pizzi21 @luisnani @gelsondany77 @eliseupereira83 @ricardoquaresmaoficial @cedricsoares41 @betopimparell @adriensilva23

Uma publicação partilhada por FIFA Confederations Cup (@fifaworldcup) a


Autor: Lusa