Moçambique conseguiu um importante empate para manter vivas as esperanças de se apurar para a fase final da CHAN'2018, Campeonato das Nações Africanas em que só participam atletas que joguem nas ligas dos respetivos países. Os Mambas resistiram em Madagáscar (2-2) na 1.ª mão da 2.ª eliminatória, a penúltima a caminho da fase final, a disputar no Quénia, em janeiro.

Salomão abriu a contagem para os moçambicanos (5'), Rakotoharimalala deu a cambalhota (45' e 62'), mas Maninho restabeleceu a igualdade (63') e fechou as contas da partida. Desta forma, os Mambas até se podem dar ao luxo de empatar 0-0 ou 1-1 para seguir em frente, ficando à espera do vencedor da eliminatória entre Angola e Maurícias (os angolanos triunfaram na 1.ª mão por 1-0).

Refira-se que a seleção moçambicana é orientada por Abel Xavier, antigo internacional português, que tem como adjunto Luís Gonçalves, também ele português, que acumula o cargo com o de selecionador nacional de sub-23. Este mesmo Luís Gonçalves já foi técnico nos escalões de formação de Sporting e FC Porto, bem como adjunto no Belenenses.

Autor: Pedro Gonçalo Pinto