O 1.º de Agosto, líder do Girabola, 'escorregou' este domingo, na visita ao terreno da Académica do Lobito, empatando a uma bola, em jogo a contar para a 19.ª jornada do principal campeonato angolano de futebol.

A partida, disputada no estádio do Buraco, província de Benguela, acabou envolvida em polémica, com os jogadores e adeptos da equipa da casa, que se adiantou no marcador aos 64 minutos, por Giresse, a acusar que o golo do empate do 1.º de Agosto, que surgiu no quinto e último minuto dos descontos, teria sido precedido de falta da equipa 'militar'.

Ainda assim, com este resultado, o líder 1.º de Agosto aumenta a distância para o Petro de Luanda, no segundo posto, a quatro pontos. Contudo, os 'petrolíferos' têm dois jogos em atraso e nesta 19.ª jornada recebem o Progresso da Lunda Sul, numa partida adiada, para data ainda a determinar.

Também o Recreativo do Libolo, outro dos candidatos ao título do Girabola de 2017, não jogou neste fim de semana para o campeonato nacional, por estar envolvida nas competições africanas de futebol.

A equipa treinada pelo português Carlos Vaz Pinto recebeu, na vila do Calulo, os egípcios do Smouha, em partida a contar para a sexta e última jornada do Grupo C da Taça da Confederação Africana de Futebol, tendo empatado sem golos, resultado que permitiu à formação angolana seguir para os quartos de final.

Ainda este domingo, no extremo leste de Angola, o Sagrada Esperança venceu em casa o Kabuscorp do Palanca por 2-1, com ambas as equipas a somarem agora os mesmos 34 pontos.

Por seu lado, o Desportivo da Huíla e o Recreativo da Caála empataram sem golos, na Huíla, enquanto, no sábado, no Uíge, o Santa Rita de Cássia voltou a sonhar com a permanência no Girabola, ao vencer por 1-0 os 'aviadores' do ASA, de Luanda.

Resultados da 19.ª jornada

Bravos do Maquis - JGM Huambo, 3-0
Santa Rita de Cássia - ASA, 1-0
Sagrada Esperança - Kabuscorp do Palanca, 2-1
Desportivo da Huíla - Recreativo da Caála, 0-0
Académica do Lobito - 1.º de Agosto, 1-1
1.º de Maio - Recreativo do Libolo, adiado
Petro de Luanda - Progresso da Lunda Sul, adiado
Progresso do Sambizanga - Interclube, adiado

Classificação

1. 1.º de Agosto, 41 pontos.
2. Petro de Luanda, 37 pontos (menos dois jogos).
3. Sagrada Esperança, 34 (menos um jogo).
4. Kabuscorp, 34.
5. Recreativo do Libolo, 30 (menos dois jogos).
6. Recreativo da Caála, 28.
7. Progresso do Sambizanga, 26 (menos um jogo).
8. Bravos do Maquis, 23.
9. Interclube, 22 (menos dois jogos).
10. 1.º de Maio, 22.
11. ASA, 17 (menos um jogo).
12. Desportivo da Huíla, 17.
13. Progresso da Lunda Sul, 17.
14. Académica do Lobito, 15.
15. JGM Huambo, 14.
16. Santa Rita de Cássia FC, 11 (menos um jogo).


Autor: Lusa