Concretizada a transferência de Nélson Semedo para o Barcelona, Hélder Cristóvão não escondeu a satisfação com a evolução do antigo pupilo, apontando mesmo que a turma catalã é o clube ideal para o ex-benfiquista. Em entrevista ao jornal 'Sport', o técnico do Benfica B lembrou ainda a felicidade por ter sido um dos responsáveis pelo crescimento do internacional português, até porque foi ele a apostar no antigo jogador do Sintrense como lateral-direito.

"Quando se deu [a mudança de posição], ele queria sair do Benfica B para uma equipa pequena por que não tinha a hipótese de jogar como médio. No entanto, eu convenci-o a ficar no Benfica e a jogar a lateral. Por isso temos esta amizade e cumplicidade. Consegui convencê-lo. Falei com presidente para lhe dar um lugar na equipa B como lateral-direito porque tinha condições para o fazer", confessou o antigo defesa central da Seleção Nacional e do clube da Luz, agora com 46 anos.

Hélder Cristóvão destacou ainda a forma como Semedo se adaptou à nova posição. "Falei com ele e entendeu que tinha uma boa oportunidade para ficar. Fez um esforço para jogar a lateral e agora chega a recompensa pelo esforço. Foi uma adaptação conseguida. Teve paciência nessa posição, porque não tinha experiência a jogar na ala, nem como defesa. Mas fê-lo muito bem. A partir daí sempre jogou mais a lateral-direito", frisou o técnico.

Além disso, Hélder acredita que Nélson Semedo está pronto para as exigências no Barcelona, apesar da sua juventude (23 anos). "O Barça é a equipa ideal para Semedo. Quiçá no início, por causa da sua timidez, possa ter alguns problemas, mas creio que com o ambiente que se vive no Barça ele conseguirá estar bem. Ainda para mais coincidiu com o André Gomes no Benfica B. Conhecem-se muito bem. Vejo algum tempo de adaptação, mas vão gostar muito dele. O Semedo está pronto para jogar no Barça", sublinhou.

Na referida entrevista ao jornal catalão, o treinador do Benfica B admitiu ainda que o reforço blaugrana pode ser perfeitamente comparado a Dani Alves. "Tem muitas coisas de Dani Alves. Tem golo, tem uma meia distância muito boa… Talvez de todos os jogadores que se falaram, incluindo Bellerín, Semedo seja o que está mais perto de Dani Alves", concluiu.