Record

Portugal supera Kosovo

Decisões no Grupo 4 com Polónia

• Foto: Movenotícias
A seleção portuguesa de andebol conseguiu este sábado a segunda vitória no Grupo 4 de qualificação para o playoff do Mundial de 2019, batendo o Kosovo, por 36-22, e vai disputar o apuramento com a Polónia, no domingo.

Apesar dos números expressivos do triunfo final, a equipa das quinas até não entrou bem, permitindo que o adversário ganhasse algum avanço no marcador, que acabou por ser anulado, a partir do quarto de hora, quando Portugal imprimiu velocidade.

Depois da vitória da véspera, também por uma margem gorda, sobre o Chipre (47-17), a equipa lusa conseguiu o principal objetivo de somar golos às suas contas no grupo, que podem ser importantes para o derradeiro duelo sobre a Polónia.

Recorde-se que os polacos tinham, também no jogo inaugural do grupo, batido o Kosovo, mas por 30-19.

Também nesse duelo com a Polónia, os kosovares tinham entrado bem no desafio, repetindo a garra inicial nesta partida com Portugal, criando inesperadas dificuldades para a formação nacional, que demorou a adaptar-se.

Aos 10 minutos, Portugal perdia por uma diferença de três golos (3-6), no que acabou por ser o 'clique' para que os lusos despertassem e começassem a mostrar o seu real valor.

Impulsionado pela meia distância de Gilberto Duarte e por uma série de defesas decisivas de Humberto Gomes na baliza, Portugal começou a operar a reviravolta, percebendo que sempre que imprimia velocidade nas transições deixava o adversário em apuros.

Não surpreendeu, por isso, que aos 25 minutos, a vantagem da equipa das quinas fosse já de 15-9, começando a desenhar-se um triunfo expressivo, e com golos de belo efeito.

Na segunda parte, o selecionador Paulo Pereira optou por dar oportunidade a alguns dos jogadores mais jovens, que justificaram a confiança. Trabalharam para o avolumar do resultado, aproveitando alguma quebra física do adversário.

Alexandre Cavalcanti, com quatro golos, além da eficácia de Pedro Portela e Miguel Martins, ambos com cinco remates certeiros, mereceram especial destaque, contribuindo para que aos 38 minutos a vantagem lusa dobrasse o pecúlio do Kosovo, para uns esclarecedores 22-11, numa toada que praticamente se manteve até ao final.

No domingo, Portugal defronta a Polónia, principal rival na luta pelo apuramento para a fase seguinte, numa partida que está agendada para as 18:00, também no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim.

Jogo no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim.

Kosovo - Portugal 22-36.

Ao intervalo: 11-17.

Sob arbitragem dos espanhóis Javier Mata e Yon Lopez, de Espanha, as equipas alinharam:

- Kosovo: Berisha, Jupa, Terziqi (5), Beshiri (2), Quni, Tahirukaj (2) e Ramosaj. Jogaram ainda Curri, Krasniqi, Dedaj (1), Ahmeti (2), Xhafolli (2), Abdullahi (4), Zherka (1) e Hoxha (3).

Selecionador: Taip Ramandi

- Portugal: Humberto Gomes, Pedro Portela (5), Gilberto Duarte (3), Rui Silva (2), João Ferraz (2), Sérgio Barros (3) e Daymaro Salina (1). Jogaram ainda Carlos Martins, Diogo Branquinho (4), Ricardo Candeias (gr), Tiago Rocha (3), Miguel Martins (5), Miguel Baptista (3), Fábio Magalhães (1), Alexis Borges e Alexandre Cavalcanti (4).

Treinador: Paulo Pereira.

Marcha do marcador: 2-2 (05 minutos), 6-3 (10),7-8 (15), 8-12 (20), 9-15 (25), 11-17 (intervalo), 11-21 (35), 12-24 (40), 13-27 (45), 15-30 (50), 19-22 (55) e 22-36 (resultado final).

Assistência: Cerca de 1.000 espetadores.
Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Andebol

Notícias

Notícias Mais Vistas

M M