Com previsão de curta presença em Portland
A um mês do Mundial em Portland (EUA), o Campeonato de Portugal de pista coberta, a realizar hoje (14 h) e amanhã (10h e 14h30), em Pombal, poderá dar algumas indicações de qual a Seleção – naturalmente pequena em número – que estará na competição. Há seis atletas com mínimos da época passada, dos quais um – Nelson Évora – já está pré-selecionado, uma vez que foi finalista no Mundial de Pequim’2015, só tendo de demonstrar estar em boa forma em data próxima da competição. Dos restantes, que terão de fazer marcas de referência até 6 de março, Tsanko Arnaudov, com 20,22 no peso, já a cumpriu (20,00). Patrícia Mamona (13,84) e Susana Costa (13,74) estão relativamente próximas dos pedidos 14,00 no triplo. Restam João Almeida (60 m barreiras), a trabalhar na Holanda e que não está inscrito no Campeonato de Portugal, e Sara Moreira (3.000 m), que estará em Pombal ("gosto muito de pista coberta e preciso de correr rápido") mas não irá ao Mundial ("terei o Nacional de corta-mato e a Meia-Maratona de Lisboa").
De qualquer forma, os mínimos – em especial nos concursos, onde se preveem finais diretas no Mundial – são bem difíceis de alcançar. Quem também já os conseguiu foi a sportinguista Dorcas Bazolo, atleta congolesa, com 7,30 nos 60 m (mínimo: 7,32). A expectativa de novo mínimo poderá estar nos 1.500 m (3.39,50), prova na qual se prevê curioso despique entre Hélio Gomes, Emanuel Rolim e Paulo Rosário.
Troféu Ibérico
Entretanto, realiza-se em Salamanca o Troféu Ibérico de provas combinadas para juniores e juvenis. Na Seleção portuguesa, uma baixa: Marisa Vaz Carvalho foi convocada mas não quis fazer a deslocação integrada na comitiva…
Queniano Zablon Chumba e a etíope Abebech Afework Bekele foram os mais fortes
Limite de 12.500 atletas inscritos nas duas principais provas da 21.ª edição foi atingido
Trajeto de 42 km terá início em Carcavelos e chegada na capital
Detentora do recorde mundial da maratona feminina admitiu uma violação das regras
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus