O anterior recorde continental pertencia à francesa Sarah Koutouan, com 13,16
A portuguesa Marisa Vaz de Carvalho bateu esta sexta-feira o recorde da Europa de juvenis dos 100 metros barreiras, no decurso dos Europeus daquele escalão etário, a decorrerem em Tbilissi.
A jovem atleta lusa, de 16 anos, ganhou uma das meias-finais em 13,07 segundos (vento +1,3 m/s), depois de já ter batido o recorde nacional durante as eliminatórias, com 13,34.
O anterior recorde continental pertencia à francesa Sarah Koutouan, com 13,16 feitos em Cali, Colômbia, a 16 de julho do ano passado. Quanto ao anterior recorde português, 13,36, tinha exatamente um ano e foi fixado igualmente em Cali, nos campeonatos do Mundo.
Marisa assume também e por larga margem a liderança do ranking mundial da distância, destronando a eslovena Nika Glojnaric, que liderava até hoje com 13,25 segundos. O recorde do mundo da prova é da jamaicana Yanique Thompson com 12,94 segundos.
Nascida a 19 de novembro de 1999, Marisa Vaz Carvalho é filha de dois antigos atletas portugueses - Terezinha Vaz, campeã de Portugal do dardo por duas vezes (também foi recordista nacional), e Joaquim Carvalho, que foi campeão de 400 metros, decatlo e 400 metros barreiras, num total de quatro titulos nacionais absolutos.
A final dos 100 metros barreiras de Tbilissi disputa-se no sábado.
Velocista é ausência de peso na comitiva norte-americana
Vice-campeão olímpico Pedro Pichardo e Isaac Nader são destaques da comitiva
Prova estreou-se no circuito Abbott World Marathon Majors
Andy Díaz bateu o português na decisão em Zurique
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense