A Sky dominou esta quarta-feira a terceira etapa da Volta aos Alpes, com Geraint Thomas a vencer para assumir a liderança da geral, na qual o português José Mendes (Bora-hansgrohe) é agora o 16.º classificado.

Na subida para Funes, Thomas aliou-se ao espanhol Mikel Landa, com os dois a fazerem a 'dobradinha' para a Sky, no final dos 137,5 quilómetros da tirada que partiu de Villabassa e não escalou o Passo delle Erbe (2.000 metros), devido à queda de neve.

O duo da equipa britânica, que vai repartir a liderança da Sky na Volta a Itália, cumpriu a terceira etapa em 3:47.50 horas, deixando o terceiro classificado, o italiano Domenico Pozzovivo (AG2R), a quatro segundos, e o anterior líder, o francês Thibaut Pinot (FDJ), a 13. Thomas é agora primeiro da geral, tendo 16 segundos de vantagem sobre Pozzovivo e 19 sobre Pinot.

O campeão nacional José Mendes, que foi 21.º na etapa, a 1.19 minutos do vencedor, desceu à 16.ª posição da geral e está a 1.48 minutos do galês. Já o ciclista do Sporting-Tavira Rinaldo Nocentini, em representação da seleção de Itália, é 94.º, a 41.47 minutos, depois de ter perdido 19.17.

Na quinta-feira, cumpre-se a quarta etapa da Volta aos Alpes, uma ligação de 165,3 quilómetros entre as localidades italianas de Bolzano e Cles.