Português cede mais dois segundos para Jonas Vingegaard estando agora a 50
João Almeida (UAE Emirates) lamentou o vento que se fez sentir na 17.ª etapa da Volta a Espanha, em que perdeu dois segundos para o líder, mas disse que agora "falta menos uma até Madrid".
"Hoje foi muito ventoso. Estivemos sempre a mudar de lado, por vezes vinha de frente, outras vezes de lado. É uma pena que tudo [em torno da chegada] esteja tão devastado pelos incêndios", declarou, após a tirada.
O italiano Giulio Pelizzari (Red Bull-BORA-hansgrohe) isolou-se nos últimos 3.500 metros para cumprir os 143,2 quilómetros entre O Barco de Valdeorras e o alto de El Morredero em 3:37.00 horas, batendo o britânico Tom Pidcock (Q36.5), segundo, por 16 segundos, e por 18 o companheiro de equipa australiano Jai Hindley, terceiro.
Nas contas da geral, o dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike) conseguiu ganhar dois segundos a Almeida, que segue em segundo lugar, agora a 50 segundos da liderança, enquanto Pidcock ganhou tempo, no terceiro lugar, e está a 2.28 da camisola vermelha.
Junto à terra queimada pelos incêndios deste verão, que deixaram a subida até El Morredero um contraste entre o verde das zonas intactas e o negro mais acima, Almeida foi várias vezes atacado mas acabou por sobreviver com perdas mínimas.
"Pus o meu ritmo, sabia que os alcançaria", atirou simplesmente.
Numa subida "muito dura, com muita inclinação no arranque e, na última parte, sem que ninguém tenha querido gastar-se mais", acabou com menos força para o sprint final, no qual cedeu dois segundos, e "não mudou muito" ter tido parco apoio da equipa, desvalorizando uma das história mais faladas desta edição da Vuelta.
Agora, e na antecâmara do contrarrelógio individual em Valladolid, que pode ser decisivo, sente-se "cansado, como todos os outros". "Falta menos uma até Madrid", rematou.
Na quinta-feira, a 18.ª de 21 etapas será decisiva nas contas da vitória final, uma vez que é um contrarrelógio individual de 27,2 quilómetros, em Valladolid, para o qual está previsto um contingente policial reforçado.
Português cede mais dois segundos para Jonas Vingegaard estando agora a 50
Português perde dois segundos para o camisola vermelha
Na sequência dos protestos pró-Palestina
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Interrogatório do Hungria-Portugal
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos