O Campeonato Nacional Universitário de Natação - Piscina Longa, disputado no Complexo Olímpico de Piscinas de Coimbra no passado dia 11 de junho, contou com a organização da Associação Académica de Coimbra e com a participação de 130 alunos/atletas.

Nos 50 metros livres, a medalha de ouro foi para Artiom Poliakov da AA Medicina Dentária de Lisboa, em masculinos, e para Rosa Oliveira da AA da Universidade da Beira Interior, em femininos. Simão Capitão também da AAUBI e Catarina Sequeira da Universidade Nova de Lisboa, conquistaram os títulos nacionais universitários nos 50 metros bruços em masculinos e femininos, respetivamente. 

Gabriel Lopes da AE Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra, em masculinos, quebrou o recorde nacional universitário nos 50 metros costas e Juliana Lima Freixo da AA da Universidade do Minho alcançou o ouro em femininos da mesma prova. Já nos 50m mariposa, a vitória foi para o nadador olímpico Diogo Carvalho da AA Coimbra, em masculinos, e para Ana Rodrigues da AA Universidade de Aveiro, em femininos.

Na categoria dos 100 metros costas, Gabriel Lopes quebrou mais um recorde nacional universitário conquistando assim mais uma medalha de ouro, enquanto que nos femininos a medalha de ouro foi para Francisca Azevedo da NOVA que também quebrou o recorde nacional universitário. Em mariposa, o vencedor foi Carlos Pedrosa do Instituto Politécnico de Santarém e Catarina Monteiro, da Universidade do Porto, alcançou o primeiro lugar na variante feminina.

Nos 100 metros livres, vitórias foram para Alexandre Lages Ribas da AA Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e para Rosa Oliveira da AAUBI, que conquistou assim o segundo ouro na prova. Nos 100 metros bruços, Tomás Veloso da AAC e Catarina Sequeira da NOVA conquistaram os títulos nacionais universitários.

Passando agora para os 200 metros estilos, Diogo Carvalho conquistou a segunda medalha de ouro da competição, assim como Catarina Monteiro da Universidade do Porto. Nos 200 metros livres, foi Igor Mogna da AE Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e Sofia Rolão da AE Instituto Superior de Contabilidade e Administração a alcançarem a medalha de ouro.

Nos 400 metros livres, José Carvalho da AE Instituto Superior Técnico e Francisca Azevedo da NOVA, que venceu a segunda medalha de ouro, conquistaram o primeiro lugar do pódio.

Nas estafetas, a Associação Académica de Coimbra e a Universidade do Porto conquistaram os 4x50 livres, em masculinos e femininos, respetivamente.

Assim, no troféu coletivo, a Associação Académica de Coimbra conquistou o lugar mais alto do pódio, com 143 pontos, relegando a Universidade do Porto para o 2º lugar e a Associação Académica da Universidade de Aveiro para o 3º lugar.