A consultora PriceWaterhouseCoopers atribuiu o Prémio Athletice Mare 2017 aos Centros de Formação Desportiva Náuticos do Desporto Escolar.

O galardão insere-se nos Prémios Excellens Mare, cuja atribuição é anual, e pretende ser um contributo de referência, em Portugal e no Mundo, no reconhecimento da excelência e do mérito nas atividades do Mar, fundamental para o desenvolvimento da economia do mar e para a valorização sustentável dos recursos do mar.

O Prémio Athletice Mare, atribuído aos Centros de Formação Desportiva Náuticos do Desporto Escolar, tem como objetivo reconhecer a excelência e o mérito de pessoas ou entidades que utilizam e/ou promovem o meio aquático como contexto de atividades físicas e desportivas.

O avassalador ritmo de crescimento deste projeto, proporcionando o contacto com a água, através do desporto, a milhares de jovens portugueses, que irão certamente ter uma visão muito mais atenta aos assuntos do mar e dos rios, e a sua impressionante velocidade de crescimento e magnitude, bem como o caminho inclusivo percorrido até ao momento, atribuindo ao desporto adaptado um papel de destaque, que torna esta iniciativa verdadeiramente notável, constituíram a fundamentação para a atribuição do Prémio.

O projeto dos Centros de Formação Desportiva Náutica do Desporto Escolar foi iniciado no ano letivo de 2013-2014, no âmbito da implementação da Estratégia Nacional para o Mar, com a constituição de 11 Centros de Formação Náutica.

No ano letivo 2016/2017, existem 41 Centros de Formação Desportiva Náutica, distribuídos de norte a sul do território continental de Portugal, incluindo planos de água no interior. Mais de 50 mil alunos e mais de 4 mil professores estão a praticar surf, vela, canoagem ou remo através do desporto escolar, no âmbito dos planos anuais de atividades das escolas e no âmbito das atividades curriculares da disciplina de educação física.


O galardão será entregue ao Desporto Escolar na Gala Prémios Excellens Mare, uma organização da PwC que se realiza a 22 de abril ás 15 horas, no Centro de Artes e Espetáculos, na Figueira da Foz.