Tem início este sábado a segunda etapa do Red Bull Cliff Diving, competição de saltos para a água desde plataformas colocadas nas rochas a 27 metros de altura (homens) e a 21 (mulheres), e que terá como cenário o belíssimo ilhéu de Vila Franca do Campo, ao largo da ilha de São Miguel nos Açores. É o sexto ano consecutivo que esta ilha recebe uma das etapas do campeonato, que, este ano, teve início no dia 24 de agosto na Irlanda.

Ao todo, vão competir 22 atletas de 12 países, com destaque para os campeões em título, o britânico Gary Hunt e a australiana Rhiannan Iffland, que, curiosamente (ou talvez não…) foram os vencedores da primeira etapa da época. A prova açoriana começa este sábado com dois saltos obrigatórios para homens e mulheres, o primeiro diretamente das rochas e o segundo da plataforma, e termina domingo com um salto opcional da parte da manhã e a ronda final, antes da uma da tarde, em masculinos e femininos.

A acompanhar os eventos em São Miguel vai estar ainda uma lenda viva do olimpismo, o norte-americano Greg Louganis, de 57 anos, o saltador mais medalhado de todos os tempos, com seis títulos mundiais e quatro olímpicos (mais uma medalha de prata). Louganis ocupa este ano o cargo de diretor desportivo da Red Bull Cliff Diving, depois de já ter sido júri. Pode acompanhar a transmissão em direto do evento através do site oficial (www.cliffdiving.redbull.com).


Autores: L. M.