Record

Assinatura Digital Premium Saiba mais

Natação: Presidente da federação faz balanço "positivo"

Destaca a aposta na formação

António José Silva, presidente da Federação Portuguesa de Natação
Natação: Presidente da federação faz balanço "positivo" • Foto: Manuel Araújo

O presidente da Federação Portuguesa de Natação, António José Silva, considerou este sábado "positivo" o desempenho da seleção de juniores nos Jogos Europeus, em Baku, destacando a aposta da entidade na formação.

"Temos feito um grande investimento nos escalões jovens, quer nos estágios, concentrações e competições internacionais, mas também na aposta no centro de formação e treino de Alto Rendimento de Rio Maior", justifica.

Portugal terminou aqui a sua participação na natação, que constituiu o de Europeu juniores, com duas finais e nove meias-finais, sendo que dois terços da equipa conseguiu posicionar-se nos 16 primeiros.

Foram igualmente obtidos quatro recordes nacionais juniores e 16 máximos pessoais, um mínimo para os Europeus absolutos de Londres 2016 e dois mínimos para os Mundiais de juniores de Singapura em agosto.

"Estes resultados foram alcançados sem a presença, por motivo de doença, de Tamila Holub, que era a nadadora mais bem qualificada na start list dos 800 e 1500 livres entre os três melhores tempos", frisou.

O dirigente agradece o apoio do Comité Olímpico de Portugal, destacando "a presença diária na natação e estímulos do chefe de missão, José Garcia, e da campeã olímpica Rosa Mota".

Portugal contabiliza nove medalhas nos Jogos Europeus, após as conquistas de ouro de Telma Monteiro, Rui Bragança (-58 kg) no taekwondo e no ténis de mesa por equipas (Marcos Freitas, Tiago Apolónia e João Geraldo).

A prata surgiu com João Silva no triatlo, João Costa no tiro e Fernando Pimenta em K1 1.000 e 5.000 metros na canoagem, enquanto Júlio Ferreira (-80 kg) no taekwondo e a dupla Beatriz Martins/Ana Rente nos trampolins sincronizados amealharam bronze.

Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Jogos Europeus

Notícias

Notícias Mais Vistas

M M