Record

Assinatura Digital Premium Saiba mais

Valerie Adams: «Desfiz-me em lágrimas pouco depois»

atleta conquista ouro depois da desqualificação de Ostapchuk

Valerie Adams: «Desfiz-me em lágrimas pouco depois»
Valerie Adams: «Desfiz-me em lágrimas pouco depois»

A neo-zelandesa Valerie Adams manifestou-se honrada por ter revalidado o título olímpico no lançamento do peso em Londres'2012, mas desiludida por não ter recebido a medalha junto do público londrino.

Adams, segunda classificada no concurso, acabou por receber a medalha de ouro depois da desclassificação da bielorrussa Nadzeya Ostapchuk, na sequência de um controlo antidoping positivo.

A atleta, de 31 anos, foi submetida a dois controlos antidoping que revelaram a presença de metelonona, uma substância anabolizante, que consta da lista de produtos interditos.

Com a desclassificação de Ostapchuk, o Comité Olímpico Internacional reviu a classificação final, atribuindo a medalha de ouro a Valeria Adams, a de prata à russa Evgeniia Kolodko, e a de bronze à chinesa Lijiao Gong.

A tricampeã mundial, e agora bicampeã olímpica, confessou ter ficado "sem palavras" quando o chefe da delegação olímpica da Nova Zelândia, Dave Currie, lhe comunicou a desclassificação de Ostapchuk e que o ouro lhe seria entregue.

"Perguntei ao Dave [Currie] se as notícias que começavam a circular tinham fundamento e desfiz-me em lágrimas pouco depois", contou Valerie Adams em declarações ao site oficial do Comité Olímpico da Nova Zelândia.

Apesar da alegria, Adams não perdoa a Ostapchuk por lhe ter negado a consagração em pleno estádio olímpico, embora deixe grandes elogios ao sistema de controlo de doping.

"Ela [Ostapchuk] teve a glória perante 80.000 espetadores no estádio. Ela recebeu a medalha de ouro, quando não devia ter sido ela a recebe-la", desabafou a nova bicampeã olímpica.

Valerie Adams insiste que a atleta bielorrussa lhe usurpou a oportunidade de ouvir o hino e assistir ao hastear da bandeira do seu país no estádio olímpico: "tenho muito orgulho da Nova Zelândia e ela roubou-me esse momento".

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Londres 2012

Notícias

Notícias Mais Vistas

M M