Record

Assinatura Digital Premium Saiba mais

Madeira acolhe Dia Paralímpico

Funchal bateu a concorrência de Lisboa, Braga e Loures para acolher esta iniciativa

José Manuel Lourenço (ao centro), presidente do CPP, explicou a iniciativa
• Foto: Hélder Santos
A cidade do Funchal bateu a concorrência de Lisboa, Braga e Loures para organizar a 7ª edição do Dia Paralímpico. Assim, na próxima sexta-feira, a Avenida do Mar e a Praça CR7 servirão de palco para um dia especial e que está a aberto a toda a população madeirense que queira participar, pois são 22 as modalidades que vão estar em demonstração, das 10 às 16 horas.

Esta iniciativa é desenvolvida pelo Comité Paralímpico de Portugal (CPP), tendo como objetivo a promoção do desporto adaptado junto da população. Esta é a primeira vez que o evento sai de Portugal continental, estando também já prometida uma ida até ao Açores, que poderá ser na próxima edição.

José Manuel Lourenço, presidente do CPP, convidou a população madeirense "a experimentar as diversas modalidades, pois queremos trazer mais pessoas sem qualquer deficiência" e por outro lado, "uma pessoa com uma deficiência não tem de ser uma pessoa doente". Num momento triste, face ao falecimento de António Arnaut, relembrou: "Foi o grande responsável para que muitas pessoas com deficiência tenham qualidade de vida".

A Câmara Municipal do Funchal é, a par com o Governo Regional, as entidades que têm grande responsabilidade da vinda do evento para a Região. O vereador da CMF, João Fernandes, mostrou-se agradecido pelo facto de o evento de realizar na Madeira, destacando "a importância do vice-presidente do CPP, Filipe Rebelo, que se empenhou em trazer o evento para a Madeira". 

Ação de Formação e Colóquio no programa

Para além das atividades de experimentação gratuita de 22 modalidades, agendadas para esta sexta-feira, irão ainda decorrer mais dois dias com atividades complementares. Assim, hoje, no Pavilhão do CAB, das 14h30 às 18 horas, irá realizar-se uma acção de formação com o tema "Modalidades Paralímpicas", casos do atletismo, boccia, ténis de mesa e voleibol sentado. Amanhã, no Anfiteatro Colégio dos Jesuítas Universidade da Madeira, das 9h30 às 12 horas, irá decorrer um Colóquio sob o tema "Movimento Paralímpico". Destaque ainda para a presença de alguns convidados bem especiais na Madeira, casos de Hugo Passos (lutador de Luta Greco Romana), Luís Costa (Paraciclista) e de João Sanona (Paratenista).
Por João Manuel Fernandes
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Paralímpicos

Notícias

Notícias Mais Vistas

M M