Record

Assinatura Digital Premium Saiba mais

Golfista Rory McIlroy prescinde de participar alegando perigos do Zika

Não quer correr risco

O golfista norte-irlandês Rory McIlroy, atual quarto classificado do ranking mundial, anunciou esta quarta-feira que abdica de participar no torneio olímpico dos Jogos Rio'2016, alegando os perigos do vírus Zika.

"Depois de ter falado com algumas pessoas, decidi que a minha saúde e a da minha família estão acima de tudo", afirmou McIlroy, num comunicado divulgado hoje, admitindo não querer correr riscos, apesar de saber "que o risco de infeção é baixo".

O golfista, de 27 anos, mostra-se convicto de que o povo irlandês irá compreender a sua decisão e agradece o apoio que recebe em cada torneio que participa.

McIlroy, que já liderou o ranking mundial', junta-se a vários desportistas que também já renunciaram à participação nos Jogos Rio2016, como os também golfistas Vijay Singh e Marc Leishman, e o ciclista Tejay van Garderen.

Desde o final de 2015, o Brasil tem sido afetado pelo vírus Zika, transmitido por um mosquito, que se suspeita ser a causa de numerosos casos de deformações congénitas em bebés, cujas mães foram contaminadas durante a gravidez.

No início de junho, um grupo de 150 especialistas em saúde pública pediu o adiamento dos Jogos Olímpicos ou a mudança de local, para evitar a propagação da doença para todo o mundo.

O vírus pode causar microcefalia (malformação do crânio e desenvolvimento incompleto do cérebro) e doenças neurológicas em adultos, incluindo a síndroma de Guillain-Barré.

O Brasil recebe os Jogos Olímpicos entre 5 e 21 de agosto, e será palco dos Jogos Paralímpicos de 7 a 18 de setembro.
Por Lusa
Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Golfe

Notícias

Notícias Mais Vistas

M M