Record

Assinatura Digital Premium Saiba mais

Tudo em família

E se tivesse um irmão ao seu lado em campo?

Num desporto cheio de colisões e confronto físico como o râguebi, os jogadores agradecem ter alguém que lute por eles. Nada melhor do que deixar o assunto em família e ter os próprios irmãos nesse papel, não? Esse é o espírito nos sevens, uma vez que a lista de inscritos na modalidade, que se estreia em Jogos Olímpicos, contempla... sete pares de irmãos.

A funcionar como uma verdadeira tradição de família, os laços de sangue estendem-se por várias seleções, mas o Brasil ‘ganha’ esta corrida, uma vez que consegue a proeza de ter dois pares na equipa masculina. Falamos de Lucas e Moisés Duque, bem como de Felipe e Daniel, os gémeos Sancery. E a ‘colheita’ canarinha ainda podia ser mais impressionante, caso Mateus Duque não tivesse dito adeus ao desporto.

"Quem iniciou a nossa vida no râguebi foi o Mateus, o nosso irmão mais velho. Infelizmente, teve de parar por causa da profissão, mas sem ele não estaríamos aqui. O râguebi é como uma família e não há nada mais natural do que um irmão querer fazer parte da família do outro. É mesmo bom por causa dos valores de irmandade que o nosso desporto passa", comentou Lucas Duque.

Meninos e... meninas

Aos dois manos brasileiros juntam-se os quenianos Humphrey Kayange e Collins Injera e os neozelandeses Rieko e Akira Ioane, isto apenas entre irmãos rapazes. É que a neozelandesa Niall Williams tem a companhia da estrela Sonny Bill Williams – que se lesionou gravemente –, enquanto o espanhol Pol Pla ‘partilha’ os Jogos Olímpicos com Barbara. Já a Colômbia tem, na equipa, as irmãs Nicole e Sharon Acevedo.

Então e as guerras de irmãos? É que, recuperando o exemplo dos irmãos Duque, Moisés é o capitão. "Já estou habituado às caras feias e aos gritos dele. Damo-nos bem! Tem de continuar a funcionar bem assim", explica Lucas, que gosta de ter o irmão por perto. "As coisas funcionam melhor entre irmãos, há mais harmonia e entrosamento. É uma honra e acaba por tornar o ambiente mais confortável", remata. É caso para dizer que levam mesmo a família para os Jogos.
Por Pedro Gonçalo Pinto
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Râguebi de Sevens

Notícias

Notícias Mais Vistas

M M