Record

Assinatura Digital Premium Saiba mais

A grande aventura já começou

A CRÓNICA DE ELÁDIO PARAMÉS

A grande aventura já começou
A grande aventura já começou

É verdade - o nosso Dakar já está na estrada. Apenas uma viatura ainda só dois aventureiros, mas porque se está na fase do reconhecimento final do percurso que, a partir de 26 de dezembro, nos levará até Dakar, cuja mítica praia percorreremos, se tudo correr bem, lá para inícios de janeiro.

O Dakar Desert Challenge – designação original que teve de ser alterada para Sahara Desert Challenge por imposição dos franceses que organizam a conhecida competição - não é uma verdadeiramente uma competição. É mais um desafio. A homens e máquinas. Uma viagem em que o companheirismo, a amizade, o espírito de entreajuda, também a perícia para conduzir em terrenos complicados e, por vezes, a capacidade de sofrimento são elementos fundamentais para, no final, se atingir o objectivo: chegámos a Dakar! E muitos irão chegar.

É, portanto, uma aventura aliciante e, por isso, nela irem participar umas largas dezenas de jipes , muitas motos e pelo menos um camião. Portugueses, espanhóis e italianos - e uma italiana! Uma motard! - arrancarão de Coruche logo a seguir ao Natal com destino a Tarifa, cidade espanhola que será a porta para o continente africano.

Atravessaremos Marrocos , atravessaremos a Mauritânia – onde as dunas serão um verdadeiro quebra cabeças – e entraremos então no Senegal. Ao todo ter-se-ão percorrido uns 5000 quilómetros, pelo menos metade dos quais em fora de estrada. Cansativo para os participantes? Quando se entra na praia, em Dakar, já ninguém sente cansaço. A sensação de vitória é indescritível! Tudo se esquece: as avarias e as noites sem dormir para as reparar, os atascanços, os distúrbios intestinais (pois... há sempre quem não tenha cuidado) , enfim, o sabor de se ter atingido aqueles areais e o gozo que dá percorrê-los de «prego» a fundo faz esquecer tudo o resto.

Mas, claro, para que tudo corra bem é fundamental ter-se um conhecimento perfeito dos terrenos que se vão pisar. E é isso que, neste momento, o Nelson e o Luis, dois dos responsáveis pela organização, andam a fazer, enquanto nós, por cá, andamos a preparar as máquinas para a aventura. Um tema que trataremos oportunamente.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Desert Challenge

Notícias

Notícias Mais Vistas

M M