Record

Assinatura Digital Premium Saiba mais

Alô Tuga um - Tuga dois à escuta!

A COMUNICAÇAO NO SAHARA DESERT CHALLENGE

Alô Tuga um - Tuga dois à escuta!
Alô Tuga um - Tuga dois à escuta!

Na imensidão africana, as comunicações são fundamentais. Hoje em dia, com o desenvolvimento das redes móveis torna-se relativamente fácil estar ligado ao Mundo através de um telemóvel, mas isso implica custos elevados e deixa de ser funcional quando o que se pretende é o contacto entre os participantes.

No Sahara Desert Challenge, os aventureiros juntam-se em grupos de cinco/seis viaturas, ou até mais. Criam-se assim equipas que obrigatoriamente partem e chegam em grupo. Aquele onde me incluo, por exemplo, dá pelo nome de Os Tugas. O Truta era o Tuga1, o Paulo o 2, o Pedro o 4 e eu o 3.

Relacionadas

Ora, estes grupos não só necessitam de comunicar entre si, mas também de receber e transmitir informações aos organizadores. Houve um incidente, como se informa o Luis (o mecânico da carro vassoura) de que precisamos dele? Há um tipo adoentado, como se pede a ajuda do médico?

A organização não descurou estes aspectos - segurança acima de tudo, ou não fosse esta uma aventura familiar - e, por isso, tornou obrigatória a utilização de rádios VHF, em vez dos mais habituais CB (banda do cidadão), cujo alcance é bem mais limitado.

Posso garantir que há diálogos muitíssimo interessantes na caravana. Alguns de ir às lágrimas com o riso. E impublicáveis. Momentos de boa disposição que servem de contraponto aos menos agradáveis que nos dão conta dos incidentes da aventura.

Podem, portanto, os que pela primeira vez vão enfrentar as pistas dos desertos, ficar tranquilos que o Luis, da RMS, um dos sponsors do Sahara Desert Challenge, não só vos pode fornecer o indispensável equipamento como prestar toda a informação e colaboração que necessitarem.

Eu, por exemplo, vou ver se ele me consegue pôr em contacto com os que andam a fazer o reconhecimento e que, segundo sei, terão já chegado a Nouakchott, após umas largas centenas de quilómetros a levar pedrada e a comer areia. Mas que remédio, não é Nelson?

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Desert Challenge

Notícias

Notícias Mais Vistas

M M