Record

Assinatura Digital Premium Saiba mais

Chinguetti e as bibliotecas, património da humanidade

Chinguetti e as bibliotecas, património da humanidade
Chinguetti e as bibliotecas, património da humanidade • Foto: Isabel Trindade

Vai ser um dos pontos altos deste Sahara Desert Challenge e vai ser certamente uma daquelas recordações que jamais esqueceremos. Estou a falar de Chinguetti, cidade património da Humanidade, um dos mais importantes centros culturais do Islão e a sua sétima Cidade Santa. É um ponto de passagem obrigatório quando se anda pela Mauritânia.

Chinguetti é uma cidade que, para além do curioso das suas construções - à medida que as areias vão engolindo os rés-do-chão são construidos pisos por cima destes -, tem nas suas bibliotecas uma riqueza cultural incalculável e que, infelizmente, corre o risco de se perder, apesar do apoio, limitado embora, da UNESCO.

Tivémos o privilégio de já ter visitado uma das suas 14 bibliotecas, todas «privadas», pois pertencem a famílias, como manda a tradição, a qual impede que os documentos sejam «nacionalizados» ou vendidos a quaisquer tipo de instituições privadas.

E foi inacreditável ver como só nesta que nos acolheu estão conservados uns 700 documentos datados do século 13 (a maior colecção tem uns 900), por exemplo, protegidos do seu maior inimigo – as térmitas.

Felizmente, há famílias que estão já equipadas com computadores, a maioria dos quais ofertas italianas e suecas, e a fazer «scaners» de um espólio onde se encontram trabalhos sobre religião, filosofia, matemática, astrologia,etc. Mas são meios muito escassos ainda para garantir a proteção de tamanha riqueza.

Ou eram... Não sabemos como estão hoje em dia estas raridades, mas julgamos e esperamos que, pelo menos, haja pouca diferença para quando ali estivémos, há uns três anos.

Seja como fôr, vai ser um dia interessantíssimo, até porque, para lá chegarmos, vamos ter de passar por muita areia e pistas que proporcionaram também belos momentos aos homens do rally Dakar, mas não lhes deram a possibilidade que nós teremos de ver uma das riquezas culturais da Humanidade.

Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Desert Challenge

Notícias

Notícias Mais Vistas

M M