Record

Assinatura Digital Premium Saiba mais

Passagem pelo Sahara é um dos momentos marcantes

DESERTO TEM UMA EXTENSÃO ENORME

Passagem pelo Sahara é um dos momentos marcantes
Passagem pelo Sahara é um dos momentos marcantes

O trabalho de reconhecimento para uma expedição de aventura como o Dakar Desert Challenge está longe de ser uma tarefa fácil. Situações inesperadas surgem e obrigam a mudanças que não estavam nos planos iniciais, formulados ainda em Portugal. É o caso do traçado das 6ª e 7ª etapas que terão de sofrer alguns ajustamentos face ao inicialmente previsto. Apesar das alterações a aventura está garantida e a submersão no deserto do Sahara será uma certeza.

A passagem pelos territórios do Sahara é um dos momentos mais marcantes da expedição. É aqui que os participantes percebem literalmente o sentido da palavra “isolamento”. Objetos como o telemóvel tornam-se inúteis e instintivamente damos importância às necessidades mais primárias de sobrevivência! O deserto do Sahara é um lugar difícil, de uma dimensão impressionante. É o maior deserto quente do mundo, com uma área equiparável à da Europa e dos Estados Unidos. Este território compreende parte de vários países e territórios como a Argélia, Chade, Egito, Líbia, Mali, Mauritânia, Marrocos, Níger, Saara Ocidental, Sudão e Tunísia.

Apesar do clima adverso e das condições de vida difíceis, o Sahara é um lugar espantoso. Os seres humanos vivem na sua extremidade há milhares de anos, sendo o pastorei uma das formas ancestrais de subsistência. Dromedários, cabras e ovelhas são animais predominantes no Sahara devido às suas habilidades de sobrevivência, à sua resistência e à sua velocidade. O dromedário é o animal favorito dos povos nómadas da região. Para além do uso da carne dos animais na alimentação humana, estes são usados também como fontes vivas de proteínas através do consumo de leite e sangue.

Com a chegada das chuvas ao Sahara Ocidental, onde nos encontramos a preparar o Dakar Desert Challenge 2013, surgem pastos no meio do deserto, um verdadeiro milagre e uma dádiva que os pastores semi-nómadas saharauís aproveitam para alimentar os seus rebanhos de cabras e ovelhas e as cáfilas de dromedários, garantindo assim a precária subsistência das suas famílias.

As inscrições no Dakar Desert Challenge estão abertas até 31 de outubro de 2013.

Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Desert Challenge

Notícias

Notícias Mais Vistas

M M