Record

Assinatura Digital Premium Saiba mais

Prova de todo-o-terreno em Vimioso com 65 equipas de 17 países

"King of Portugal" decorre de 6 a 08 de setembro

A prova de todo-o-terreno automóvel "King of Portugal" (KOP), que decorre de 06 a 08 de setembro em Vimioso, conta este ano com a participação de 65 equipas de 17 nacionalidades, revelou hoje fonte da organização.

Em declarações prestadas à Lusa, o diretor da competição, José Rui Santos, afirmou que o número de participantes tem vindo a crescer de ano para ano, porque "os pilotos oriundos de diversas partes do mundo consideram Portugal um país seguro".

"No ano passado marcaram presença na vila do distrito de Bragança, 51 equipas de 17 nacionalidades. Este ano o número foi superado e fixado em 65 equipas de 17 países. Houve ainda 10 equipas que tiveram de ficar de fora", sublinhou o responsável.

Por Vimioso vão passar pilotos do Bélgica, Espanha, Itália, Portugal, Israel, França, Inglaterra, Irlanda, Escócia, Suécia, Alemanha, Polónia, Islândia, entre outras nacionalidades.

Segundo a organização, este ano há outras novidades no percurso, como a abertura de novos traçados de elevada exigência e perícia técnica, onde haverá mais pedras e outros obstáculos e pontos de aceleração, e o prólogo, que vai ter 10 quilómetros que vão ligar Vimioso ao Campo de Víboras.

José Rui Santos afirmou também que o traçado da KOP desenhado para o primeiro dia da prova no concelho de Vimioso, distrito de Bragança, é mais rápido ao estilo "Baja", com uma extensão de 35 quilómetros, enquanto o traçado programado para sábado é essencialmente técnico, com uma extensão de 24 quilómetros.

"Estes percursos são comuns a todas a categorias presentes em competição, onde já marcaram presença [em anos anteriores] os cinco melhores pilotos do mundo desta modalidade automóvel", frisou.

Este ano, o destaque a nível nacional vai para a presença na competição do piloto nortenho Jorge Araújo, atual primeiro classificado no campeonato europeu da modalidade automóvel. Outras das presenças é a de Badinho, piloto de Santa Maria da Feira que lidera o Troféu Ibérico da competição.

"Queremos este ano ultrapassar os cinco mil espetadores que passaram por Vimioso, já que concelho tem características únicas para prática de desportos aventura e natureza, que são aliados da nossa rica gastronomia", disse à Lusa o presidente da Câmara de Vimioso, Jorge Fidalgo.

Em prova vão estar 65 carros com potências que chegam aos 740 cavalos debitados por motores V8, integrados em quatro classes - Unlimited, Legend, Modified, Stock e UTV's.

Segundo os promotores, a KOP nasceu em Portugal perante um desafio de Dave Cole, mentor do "King of The Hammers", prova norte-americana que nasceu há cerca de dez anos, num pedaço de deserto no leste da Califórnia, quando 13 amigos se juntaram para fazer um fim de semana diferente e criaram "uma das maiores e mais duras corridas de Off-Road do mundo".

A organização da prova é da responsabilidade do Clube NorteX4 e do município de Vimioso.
Por Lusa
Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Todo-o-Terreno

Notícias

Notícias Mais Vistas

M M